domingo, 26 de março de 2017

A Função Social da Escola Tradicional e Escola Nova

A Escola Tradicional funcionou durante a transição do século XIX e inicio século XX, predominava a estrutura agrária mais do que a industrial. No Brasil haviam abolido a escravidão recentemente e mudança do governo imperial ao republicano. A Marginalidade da Escola Tradicional agregava-se na ignorância. Pois consideravam marginalizados quem não sabia o conteúdo dos livros. Consideravam a escola como antidoto contra o inculto, sua obrigação era transmitir conhecimentos. Preocupavam-se mais com a quantidade do que a qualidade do conhecimento.
Naquela época vários países haviam iniciado a revolução industrial com suas vantagens econômicas. No Brasil do capitalismo industrial surgiram os burgueses formando uma nova classe social no cenário nacional. As tradicionais oligarquias agrárias cederam lugar à classe média burguesa e industrial. Devido a essas causas acabou a Escola Tradicional surgindo uma nova função social na escola.
O filósofo John Dewey (1859- 1952) propôs uma nova pedagogia na educação internacional por ser mais moderna e seguia o modelo da democracia norte- americana. Chamaram esta proposta de Escola Nova.
Nos Estados Unidos no final do século XIX e inicio do século XX a revolução industrial trouxe mudança à população do país. Devido aos avanços científicos proporcionaram uma nova tecnologia, a luz elétrica, novos meios de transportes proporcionou melhor qualidade de vida, principalmente nas cidades.
A produção capitalista deslocou a vida social do campo a cidade, da agricultura para a indústria. Ocorrendo a urbanização do campo e industrialização da agricultura.
A escola na primeira metade do século XX deveria socializar as crianças, resguardando o individualismo da cultura industrial. O novo modelo pedagógico da Escola Nova combatia na educação a padronização. Pois formava indivíduos reproduzindo o já existente, os seus métodos eram baseados na decoração, repetição e memorização. A marginalidade da Escola Nova foi distinguida pelo desajustamento e inadaptação das formas (biopsicossociais). A escola precisava adaptar os indivíduos a sociedade aceitando as suas diferenças. Na escola Nova surgiu a psicologização da educação.
Os Mestres da Educação Nova criticavam a separação da politica educacional com outros setores sociais principalmente o econômico. Na nova educação os homens são diferentes e únicos. A Marginalidade não é explicada pela diferença de cor, raça, religião ou classe social. Existem diferenças no conhecimento e aprendizado. Os marginalizados são os desadaptados da sociedade. Esta anormalidade não é algo negativo, mas diferente.
 
Bibliografia:
SILVA, José Adnilson, WEIDE, Darlan Faccin. A Função Social da Escola. Paraná: Unicentro.

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