domingo, 4 de fevereiro de 2018

Educação de Valores e Direitos Humanos


Devido à globalização e com as novas tecnologias muitos seres humanos estão se tornando insensíveis aos dramas da humanidade e pelo respeito aos direitos humanos. Inúmeras pessoas lutam por seus direitos, mas ignoram os seus deveres, os valores nobres e vitais da sociedade humana.
O ser humano convive no mundo de valores que o ensina a viver pacificamente com os seus semelhantes. Pois esta apto em transformar a natureza em função de seus sonhos e objetivos. Possui varias possibilidades de escolher os meios de realiza-los a partir dos valores oferecidos por sua cultura. As pessoas reagem conforme os valores de sua convivência em suas ações diárias.
Os valores e direitos humanos existem desde o surgimento da humanidade. Inúmeros seres humanos reclamam da sociedade, mas não pensam na capacidade de transforma-la com suas próprias ações. A educação de valores é fundamental na pratica educativa por ser essencial a convivência pacifica no mundo. Na educação moderna e humana é defendida a dignidade da pessoa com os valores morais, políticos, estéticos, religiosos, culturais e sociais.
Precisamos praticarmos e ensinarmos aos jovens a justiça, solidariedade, esperança, humildade e gratidão. Através da consciência moral podemos analisar os nossos atos para convivermos fraternalmente com  nossos semelhantes. A vida moral se desenvolve no homem quando utiliza a inteligência e afetividade para compreender racionalmente o mundo através da solidariedade e reciprocidade. Esses valores são desenvolvidos com a filosofia da educação preparando os estudantes a serem cidadãos decentes. Porque desenvolverão a sua personalidade, respeitarão a dos outros seres humanos e na convivência serão felizes.
A filosofia da educação é indispensável na formação da cidadania por analisar preconceitos, exclusão, vícios e violência. Esses valores não devem ser ensinados apenas na escola, mas sim em esforço conjunto de governos, pais, professores, alunos e pela sociedade civil. Utilizando a ética politica deve-se estudar as relações de trabalho, vida familiar, os compromissos na escola, exigindo que o Estado cumpra as suas obrigações constitucionais.
 Precisamos melhorar a educação visando à preparação humana, técnica e cientifica dos professores e educadores. Na escola não deve ter preconceito e limites de idades ao aprendizado. Porque com os conhecimentos do homem da atualidade destacando-se a filosofia, ciência, tecnologia, educação/ formação, politica e religião retratam a humanidade. O ser humano com a sua inteligência deve construir os padrões da dignidade humana para vencer os desafios impostos pelo próprio homem.
 
Bibliografia:
MORENTE, M. G., (1996). Fundamento de Filosofia – Lições Preliminares. 2a Ed. São Paulo: Mestre Jou.

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo
 
                https://www.facebook.com/ermezindabartolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário