quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Egito

É uma republica situada no nordeste da África, região desértica incluindo a península do Sinai na Ásia. Este país é um Estado transcontinental. Faz fronteira no oeste com a Líbia, sul por Sudão e a leste pela Faixa de Gaza e Israel, norte pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo mar Vermelho.
A capital do Egito é a cidade do Cairro, a maior metrópole do país e do continente africano. Possui mais de 85 milhões de habitantes, tornando-se uma das maiores populações da África e do Oriente Médio. A maior parte do povo vive as margens do rio Nilo. As regiões desérticas do Saara e Sinai possuem poucos habitantes.
A antiga civilização egípcia construiu vários monumentos famosos, exemplos: as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. Esta nação possui belas histórias, pois começou a ser habitado no decimo milênio a.C. A rica cultura do Egito possui as suas próprias atrações como os sítios arqueológicos e o mar Vermelho.
O turismo ajuda economicamente o país, mas possui ramos diversificados como a agricultura, indústria e serviços gerais. Esta nação com influencia política e cultural destacou-se em todas as épocas no mundo.

Bibliografia:
Egito – Wikipédia, a enciclopédia livre.  

domingo, 26 de agosto de 2018

Direitos e Deveres dos Cidadãos

A cidadania deve ser exercida na comunidade frequentada pelo cidadão. Por exemplo, no emprego, escola, clube, igreja, praia, sem preconceitos e violência. O município composto por espaços urbanos e rurais descrevem as pequenas localidades com os seus valores, costumes e tradições. Nesses locais as pessoas possuem os seus direitos e cumprindo os deveres convivem fraternalmente com os seus semelhantes.
Nas cidades os vereadores e prefeitos precisam mostrar boas ações de cidadanias, demonstrando compreensão, tolerância, e cooperação com todas as pessoas. Os cidadãos devem reivindicarem os seus direitos aos seus representantes políticos, patrões e instituições de direitos humanos. Mas para exercer a cidadania além de reivindicar e usufruir os direitos é fundamental cumprir os seus deveres. Assumindo responsabilidades dos seus atos.
Os impostos pagos pelos contribuintes devem garantir aos cidadãos saúde, educação, moradia, segurança, visando o bem comum da população. Os nossos governantes precisam reconhecer os direitos humanos de refugiados, expatriados, perseguidos políticos, crianças, mulheres, idosos... executando leis em benefícios dos mais carentes.
Os meios de comunicações estão divulgando maus-tratos e discriminações de mulheres, crianças e idosos. O desemprego, vícios, violência, problemas pessoais estão prejudicando a vida pessoal, comunitária e social dos cidadãos.
Independente do gênero e sexo a cidadania é um direito de todos. As mulheres não podem sofrerem agressões físicas e verbais, fazer o aborto contra a vontade e ser mãe. O homem nunca deve ser agredido fisicamente ou verbalmente, ser castrado e tem o direito de ser pai. As vítimas de quaisquer tipos de violências devem ser orientadas, apoiadas e defendidas para reconstruírem dignamente as suas vidas.
No Brasil as Câmaras Municipais e Prefeituras são os melhores lugares onde são identificados e com o dialogo são amenizadas as violações dos direitos humanos. A população desejando ter uma vida digna precisa de empregos, saúde, moradia, educação e segurança. Antes de exigirem os seus direitos devem se lembrar que escolheram os seus representantes políticos nas eleições.
Nos países democráticos o povo elege democraticamente os representantes políticos. Independente do sexo, raça, cor, religião os governantes possuem ideias e opiniões diferentes. Mas o seu principal objetivo é proporcionar uma convivência pacifica entre os cidadãos. Com direitos e oportunidades as pessoas defendendo os seus objetivos serão felizes em sua comunidade. “Não tenha inveja do homem violento, e de modo nenhum imite o comportamento dele. (Pr 3:31)”

Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA    
BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2018). Cidadania dos Direitos das Mulheres na Área Autárquica, in: Direitos Humanos: Bases para o Bem-estar da Humanidade (Concurso AR 2018)

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Polônia

É uma republica situada na Europa Central. Faz fronteira a oeste com a Alemanha, no sul pela Eslováquia e Republica Checa, leste por Ucrânia e Bielorrússia, norte com o Mar Báltico e Lituânia. Possui 38, 5 milhões de habitantes.
Em 1025 foi instituído o reino da Polônia. Em 1569 os líderes políticos assinaram a União de Lublin formando a Comunidade Polaco-Lituana. Mas desapareceu entre 1772-17795 quando dividiram o território entre o reino da Prússia, Império Russo e Austrália. Polônia ficou independente em 1918 com o final da Primeira Guerra Mundial.
A Segunda Guerra Mundial começou em setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista e União Soviética. Morreram na guerra mais de seis milhões de cidadãos poloneses. Proclamaram em 1944 a republica popular da Polônia. Após conflitos e eleições fraudadas em 1947 o país tornou-se um Estado do Império Russo. Derrubaram o governo comunista polonês nas revoluções de 1989, renomearam o país como uma república democrática.
Houve muita destruição no território polonês durante a Segunda Guerra Mundial, mas a Polônia preservou parte de sua cultura. Esta nação possui quinze lugares inscritos na lista de Patrimônio Mundial da Unesco e outros 54 Monumentos Históricos. Esta população sempre deu bons exemplos ao mundo, em especial o santo Papa João Paulo II.

Bibliografia:
Polônia – Wikipédia, a enciclopédia livre.

domingo, 19 de agosto de 2018

Costa Rica

É uma republica situada na América Central. O país faz fronteira ao norte com Nicarágua, leste pelo mar do Caribe, sudeste por Panamá e oeste pelo oceano Pacifico. A ilha do Coco faz parte desta nação.
Habitam em costa Rica 4,8 milhões de habitantes. A capital é San José. Este país possui uma democracia consolidada na América. No dia 1 de dezembro de 1948 substituíram o exército pela Força Nacional, fato confirmado na Constituição de 1949. Não aconteceram golpes de estado ou guerras civis após a abolição do exército nacional.
Devido a redução nas despesas militares parte do dinheiro é direcionado a educação e saúde. A alfabetização da população é de 96% com expectativa de 78 anos de vida. Costa Rica possui índices comparáveis ao de países desenvolvidos em especial o desenvolvimento humano.
No desenvolvimento ambiental esta nação ocupa o quinto lugar em nível mundial e o primeiro do continente americano. Por possuir cidades bonitas e belos lugares naturais milhares de turistas se encantam quando visitam o país.

Bibliografia:
Costa Rica – Wikipédia, a enciclopédia livre.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Nigéria

É uma republica com 36 estados e a capital. O país está situado na África Ocidental. O país faz fronteira oeste com a república de Benim, a leste por Camarões e Chade e no norte com Niger.
Inúmeros impérios e reinos governaram esta nação. A colonização britânica no final do século XIX e início do século XX modernizaram o estado, mas mantiveram as chefias tradicionais. Nigéria ficou independente em 1960, após alguns anos teve uma guerra civil. No governo da nação alternaram-se os políticos civis eleitos pelo povo e ditaduras políticas. A partir de 2011 as eleições são consideradas livres e jutas.
O país com 174 milhões de habitante possui a maior população do continente africano e a sétima do mundo. Nesta nação africana habitam mais de 500 grupos étnicos, os maiores são haucás, os igbos e os iorubós. O país é uma potencia regional no continente africano. As reservas de petróleo estão trazendo benefícios ao povo nigeriano. Na Nigéria a maior parte da população vive na pobreza. Todos os seres humanos têm o direito a uma vida digna com o básico a sua sobrevivência. Os outros povos devem ser solidários ajudando-se mutuamente, pois independente do país, raça ou cor somos todos iguais.

Bibliografia:
Nigéria – Wikipédia, a enciclopédia livre.

domingo, 12 de agosto de 2018

Espanha


É um país da Europa meridional, localizado na Península Ibérica. O seu território de sul a leste é banhado pelo mar Mediterrâneo, faz fronteira no norte pela França, Andorra e golfo da Biscaia, no noroeste e oeste pelo oceano Atlântico e Portugal. Incluem no território espanhol as ilhas Baleares do Mediterrâneo, as ilhas Canárias no oceano Atlântico e as duas cidades autônomas Ceuta e Melilla situadas no norte da África.  
Espanha é os segunda maior país da União Europeia. Devido a sua localização destacou-se na colonização da Idade Moderna por ser um importante império, principalmente na navegação. O idioma espanhol é falado em vários lugares do mundo.
Esta nação é governada pelo sistema de governo parlamentar com uma monarquia constitucional. É um país desenvolvido com alto padrão de vida. O escritor mais famoso da Espanha é Miguel de Cervantes com a obra Dom Quixote de La Mancha. Várias gerações já leram este livro, pois inspirou a produção de desenhos e filmes. Esta obra retrata a beleza da Espanha medieval e proporcionou a diversão de milhões de pessoas.   

Bibliografia: 
Espanha – Wikipédia, a enciclopédia livre, Miguel de Cervantes – Wikipédia, a enciclopédia livre.


quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Inglaterra

Este estado, o País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte são as nações do Reino Unido. Inglaterra faz fronteira ao norte com Escócia, oeste com o País de Gales, no noroeste com o Mar da Irlanda, sudeste pelo Mar Celta, leste com o Mar do Norte e no sul pelo Canal da Mancha. Este país localiza-se na parte central e sul da Ilha Grã-Bretanha incluindo mais de cem ilhas menores, destacando-se as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight.
Inglaterra foi habitada por seres humanos durante o período Paleolítico Superior. O nome desta nação veio dos anglos, uma das tribos germânicas que viveram neste local nos séculos V e VI. Tornou-se um estado em 927 d.C., após a colonização das Américas esta nação destacou-se culturalmente e juridicamente no mundo. O idioma inglês, a Igreja Anglicana e o sistema de governo parlamentar tem sido implantado em diversos países.
No século XVIII começou a revolução industrial na Inglaterra, pois foi a primeira nação industrializada do mundo. Possui cerca de 51 milhões de habitantes. Londres é a capital do reino Unido, esta região metropolitana é a maior zona urbana da União Europeia. Na Inglaterra viveram muitos escritores famosos. As belezas desta nação estão descritas nos lindos romances ou filmados em filmes emocionantes.

Bibliografia:
Inglaterra – Wikipédia, a enciclopédia livre.

domingo, 5 de agosto de 2018

Alemanha

O país está localizado na Europa Central. No norte faz fronteira com Dinamarca, Mar do Norte e Mar Báltico, leste pela Polônia e Republica Checa, no sul com Áustria e Suíça e a leste por França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. Possui 82,2 milhões de habitantes, pois é o país mais populoso da União Europeia.
Vários povos germânicos habitavam a região Germânica antes dos anos 100. Do século X até 1806 a parte central do Sacro Império Romano-Germânico era formada pelos territórios alemães. Aconteceu a Reforma Protestante no norte da Alemanha durante o século XVI. O país foi unificado pela primeira vez em 1871 após a Guerra Franco-Prussiana. Dividiram a Alemanha em dois estados em 1949, reunificaram esta nação em 1990. Pois é uma republica parlamentar federal.
Alemanha possui dezessete estados. Berlim é a capital e maior cidade do país. Além de ser a quarta maior economia do mundo é o segundo maior exportador e importador de mercadorias. Por ser um país desenvolvido possui alto padrão de vida com benéficos sociais. Alemanha destaca-se em suas parcerias mundiais porque é um líder cientifico e tecnológico em diversos setores. Com sua multicultura ajuda a construir um mundo mais justo e fraterno.

Bibliografia:
Alemanha – Wikipédia, a enciclopédia livre.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Arábia Saudita

É o maior país árabe na Península Arábica, Ásia. Faz fronteira ao norte com Iraque e Jordânia, nordeste com Kuwait, a leste por Catar, Barém e Emirados Árabes, sudeste com Omã, no sul Iêmen, mar Vermelho e golfo Pérsico. Possui 16 milhões de cidadãos nativos, 9 milhões de estrangeiros e 2 milhões de imigrantes ilegais. Destacam-se a capital Riade, principal porto e antiga capital Gida e as cidades Meca e Medina.
O reino da Arábia Saudita foi fundado em 1932 por Abd al-Aziz Al Saud. O país é governado por uma monarquia absoluta teocrática. Possui a segunda maior reserva de petróleo e a sexta reserva de gás mundial, a sua economia é de alta renda.
Esta nação é a maior exportadora mundial de petróleo. Além de ser uma potência regional possui uma importância fundamental no mundo. A indústria do petróleo influencia a economia saudita. Este país tem cidades bonitas e suas belezas naturais.

Bibliografia:
Arábia Saudita – Wikipédia, a enciclopédia livre.