quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Trinidad e Tobago

País insular localizado na América Central, no mar do Caribe. Pois é formado pelas ilhas Trinidad, Tobago e diversas ilhotas. Trinidad é a maior ilha onde residem grande parte da população. A maioria são descendentes de escravos africanos, imigrantes indianos e chineses. Tobago possui belas praias.
Durante a colonização introduziram no país o plantio de cana-de-açúcar com escravos. No século XX encontram petróleo e gás natural na nação. Destaca-se no setor industrial a metalúrgica, petroquímico, produtos alimentícios e fertilizantes.
Trinidad e Tobago oferecem benefícios aos seus habitantes. Em especial na educação, saúde e saneamento ambiental. A natureza os ofereceu gratuitamente as bonitas praias de Tobago.

Bibliografia:
Trinidad e Tobago. Dados de Trinidad e Tobago – Brasil Escola

domingo, 12 de janeiro de 2020

São Vicente e Granadinas

A ilha de São Vicente e o conjunto de trinta e duas pequenas ilhas denominadas Granadinas do Norte estão localizadas na América Central, mar do Caribe. O país não possui fronteiras terrestres, está próximo de Santa Lúcia pelo norte e ao sul com Granada.
São Vicente e Granadinas são um dos menores países do mundo. Possui clima tropical com elevadas temperaturas. Por ser uma nação montanhosa destaca-se a floresta tropical. Residem no país mais de cem mil habitantes, a maioria são descendentes de escravos africanos. Boa parte mora em áreas rurais.
A agricultura é fundamental a economia do país por empregar trabalhadores e recursos financeiros. São cultivados a cana-de-açúcar, inhame, banana e coco. Aumentou o turismo por possuir praias maravilhosas e clima agradável. Os turistas conhecem lugares magníficos e beneficiam a nação.

Bibliografia:
São Vicente e Granadinas – Aspectos geográficos – Brasil Escola

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

São Cristóvão e Névis

País da América Central, mar do Caribe é formado por duas ilhas: ilha de São Cristóvão e ilha de Névis. Esta nação não possui fronteiras terrestres, localiza-se próxima de Porto Rico, Antígua e Barbuda.
Cristóvão Colombo desembarcou na ilha em 1493, residiam nela os índios caraíbas. No século XVII a Inglaterra iniciou a colonização do país e exterminou a população nativa. Iniciaram o cultivo de cana-de-açúcar utilizando a escravidão africana. Ficou independente no dia 19 de setembro de 1983. A seguir tornou-se integrante da Comunidade Britânica, destacando-se o Reino Unido e suas ex-colônias.
Residem em São Cristóvão a maioria da população, boa parte são descendentes de escravos africanos. As bonitas praias de areia fina e o mar envolvente atraem inúmeros turistas a São Cristóvão e Névis. O turismo traz diversão aos visitantes e benefícios a nação.

Bibliografia:
São Cristóvão e Névis – Brasil Escola – Uol

domingo, 5 de janeiro de 2020

Santa Lúcia

País insular localizado nas Pequenas Antilhas, Caribe. Está próximo de Martinica, São Vicente e Granadinas, Barbados. Cristóvão Colombo desembarcou na ilha em 1502 e a nomeou de Santa Lúcia. Os Aruaques foram os primeiros habitantes da nação no século III a.C., mas foram expulsos pelos Caribes.
Espanhóis e ingleses não conseguiram dominar os nativos caribes. Os franceses começaram a colonizarem a ilha em 1660, mas a disputaram durante cento e cinquenta anos com a Inglaterra. Em 1804 com o Tratado de Paris os ingleses oficializaram o controle do país. Os franceses influenciaram esta nação, por exemplo, no próprio idioma local. O patoá é a mescla de dialetos africanos com o francês. Santa Lúcia ficou independente no dia 13 de dezembro de 1978.
Colonizadores ingleses introduziram o cultivo de cana-de-açúcar no país e a seguir o cacau. Também cultivam frutas tropicais, banana e o coco.

Bibliografia:
Santa Lúcia – Wikipédia, a enciclopédia livre
 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Republica Dominicana

País do Caribe localizado na ilha Hispaniola, arquipélago das Grandes Antilhas. A Republica Dominicana compartilha a ilha com o Haiti. A capital da nação é Santo Domingo, possui dez milhões de habitantes.
Cristóvão Colombo chegou no país em 1492, começou a colonização espanhola na cidade de Santo Domingo. A Republica Dominicana ficou independente em 1821. A partir de 1844 houve um conflito interno com duração de setenta e dois anos. Teve a ditadura de Rafael Leônidas Tryillo Molina até 1961. A guerra civil de 1965 terminou com uma intervenção dos Estados Unidos. Joaquim Balagues fez um governo autoritário entre 1966 a 1978.
Republica Dominicana é democrática, destacando-se a agricultura e mineração. Possui o sistema avançado nas telecomunicações e uma excelente infraestrutura de transporte no continente. Mas enfrenta o desemprego, desigualdades socias e a corrupção do governo. O país recebe bastante migração internacionais.
Os turistas visitam bastante a nação, destacando-se os campos de golfe. Republica Dominicana é geograficamente e biologicamente diversificada. A música e o esporte são importantes na cultura local. Pois divertem a população dominicana e os turistas.

Bibliografia:
Republica Dominicana – Wikipédia, a enciclopédia livre