quarta-feira, 26 de julho de 2023

Papa Clemente I

     

Tornou-se o quarto papa do Cristianismo da Igreja Romana entre 88-97 e foi batizado por São Pedro (35-100). Clemente Romano nasceu em Roma. Destacou-se como autor da Epistola de Clemente aos Coríntios. Este Papa foi considerado o primeiro teólogo da Igreja Apostólica Romana porque defendeu publicamente o sistema religioso pela hierarquia sacerdotal e rituais dogmáticos. Clemente iniciou ao rito papado e tornou-se o primeiro para que usou a palavra amém nas cerimonias religiosas. Introduziu o ritual da crisma na igreja, impôs na ordem eclesiástica hierárquica os bispos, presbitérios e diáconos. Papa Clemente I utilizou os ensinamentos apostólicos para divulgar a evangelização na igreja. No seu pontificado aconteceu a segunda perseguição aos cristãos. Ele foi preso no ano 97 e condenado aos trabalhos escravos nas minas de cobre em Galipoli. Como converteu inúmeros presos no ano 100 o jogaram no mar com uma pedra amarada no pescoço. Papa Clemente I tornou-se um mártir cristão no inicio do cristianismo. Em sua homenagem construíram a Basílica de São Clemente.

Bibliografia:

Papa Clemente I – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 23 de julho de 2023

As Relações Pessoais na Sociedade

O homem na sua convivência humana se organiza na sociedade. Existe várias formas de sociedade como a família, bairro, cidade, comunidade religiosa e grupo profissional. Na história da humanidade diversos pensadores não conseguiram acabar com a fome, paz entre os povos, justiça e desemprego. Na literatura esses temas são variados, principalmente no mundo virtual. A consciência de cada pessoa define se os seus atos são bons ou maus. Vários conflitos acontecem devido a falto do dialogo e o uso da violência. A falta de respeito na sociedade atual ocorre na família, local de trabalho, escolas e espaços de lazer. A formação de uma consciência cívica para o respeito e responsabilidade deve acontecer em todas as fases da vida. As boas ações, tolerância, respeito e solidariedade trazem benefícios a pessoa humana, especialmente aos mais desfavorecidos. A consciência moral incentiva o cidadão em praticar e bem e nunca prejudicar ninguém. A sociedade moderna possui novos valores, principalmente o consumismo exagerado. A igualdade entre as mulheres e os homens precisam ocorrer no formato físico e biológico. As pessoas e a sociedade precisam aprender com os seus próprios erros para evita-los no presente e nunca repeti-los no futuro. A personalidade humana e o seu nível cultural variam de acordo com os costumes dos países e da época em que a pessoa viveu. A honestidade e dignidade são valores fundamentais na sociedade. A fraude, hipocrisia e a corrupção prejudicam o próprio ser humano e os seus semelhantes. Cada cidadão é livre para fazer os seus próprios atos, mas precisa se responsabilizar pelas suas consequências.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Lealdade nas Relações Pessoais: A Sociedade.  

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Constantino

Destacou-se como o seguindo imperador romano da dinastia Constantina (272-337). O rei chamava-se Flávio Valério Aurélio Constantino. Em seu reinado deu liberdade ao cristianismo no Império Romano. Efetuou diversas reformas religiosas, administrativas e militares. O imperador Constâncio I pai de Constantino faleceu em 306 d.C. no Eboracum (atual York, Inglaterra). As tropas declararam o filho dele novo governador. Naquela época o regime era a tetrarquia, Constantino dividiu a regência com os imperadores Magêncio, Licínio e Maximino. Magêncio de Constantina governou o Império Romano do Ocidente. Em 28 de outubro de 312 Constantino derrotou Magêncio em uma batalha e tornou-se o único imperador do Império Romano do Ocidente. O Império Romano Oriental continuou com os imperadores Maximino e Licínio.  Aconteceu diálogo entre os dois reinos, estabeleceram pelo Édito de Milão a neutralidade do império nas religiões. Constantino propôs o casamento de sua irmã com Licínio. Houve divergências entre Maximino e Licínio, no dia 30 de abril de 313 se enfrentaram na Batalha de Tzíralo. Licínio venceu o conflito, depois de alguns meses Maximino faleceu, Licínio tornou-se o único governador do Império Romano do Oriente. Os dois imperadores disputaram o poder. Crispo, filho de Constantino ganhou o combate naval na Batalha de Helesponto em 324 d.C. Aconteceu em setembro de 324 d.C. o confronto final com a derrota de Licínio na Batalha de Crisópolis. Constantino poupou o rival quando atendeu o pedido de sua irmã. Passado algum tempo mandou mata-lo e tornou-se o único imperador do Império Romano. Constantino mudou a capital do seu reino e fundou a cidade de Constantinopla (atual Istambul, Turquia). O rei governou pela legislação romana, a língua oficial era o grego, liberou o cristianismo e outras religiões. Constantino foi o primeiro imperador romano que se converteu ao cristianismo. Prestigiou a Igreja Cristã para manter a paz no seu reinado. Enquanto Constantino governou o Império Romano efetuou diversas reformas religiosas, administrativas e militares. Na religião legalizou o cristianismo e outras religiões pelo Édito de Milão. Tornou única a igreja cristã. Realizou o Concílio de Niceia em 325 d.C. oficializando a divindade de Jesus Cristo. Na administração fundou Constantinopla, a nova capital do Império Romano. Propôs que o cargo de senador tivesse uma posição administrativa de pai para filho. Deu liberdade para os senadores elegerem novos parlamentares no Senado. Em suas reformas militares fundou as escolas palatinas como o centro do sistema militar romano. As forças militares moveis atenderam os seus pedidos. Constantino oficial o domingo como o dia de descanso. Mostrou como calcular a data da Páscoa e 25 de dezembro tornou-se o dia de Natal.

Bibliografia:

Quem foi Constantino? – Toda Matéria 

Ética nas Relações Pessoais

No século XXI o homem com as suas boas ações contribui para construir um mundo melhor. A ética tornou-se indispensável nas ralações pessoais, pois mostra os direitos e deveres de cada cidadão. A família contribui na educação e formação do ser humano com respeito, tradição e cultura. Na educação a ética ajuda o homem a perceber a sua personalidade pessoal e o relacionamento com os seus semelhantes. As sociedades formam-se a partir de um povo que ocupa determinado território com seus costumes e valores. No século XXI os países enfrentam inúmeros desafios como o vicio em drogas proibidas por lei, doenças, desemprego, falta de segurança publica e conflitos políticos. O homem precisa ajudar a construir uma sociedade mais justa e pacifica. As pessoas utilizando a ética transmitem os valores morais com reciprocidade e princípios fundamentais da convivência humana. A ética na família mostra o valor do homem e da vida. O individualismo prejudica os relacionamentos pessoais. Devido a sociedade competitiva os cidadãos desenvolvendo a ética da dignidade e não prejudicando os seus semelhantes conseguem o sucesso pessoal e profissional. A felicidade depende dos valores e princípios da ética. Através da solidariedade apoiamos e valorizamos as outras pessoas. Devemos ajudar e apoiar os nossos irmãos que possuem dificuldades em sobreviverem na sociedade. O relacionamento entre amigos demonstra que um contribui para o outro na convivência diária. No mundo existe diversos problemas sociais, o homem deve recusar a violência e valorizar o amor e a vida.  A humanidade precisa valorizar o nosso planeta Terra, a sua história e a natureza. Dedicar-se em construir uma sociedade mais justa e fraterna as próximas gerações.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Lealdade Relações Pessoais: Ética.  

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Amanirenas

A rainha guerreira africana também foi chamada de rainha Núbia. Amanirenas recebeu o título de Candace, nome dado as rainhas guerreiras do reino de Meroé, Egito, governado apenas por mulheres. Esta rainha tinha poder político demonstrado pela sua aparência, pois era alta, robusta e cega de um olho. A rainha usou um tapa-olho feito por ela mesma. No ano de 230 a.C. o exército Kushita invadiu e tentou dominar o território onde moraram. Amanirenas combateu os romanos, destruiu a estátua do imperador César Augusto, decapitou a cabeça dele e a levou ao Reino de Kush como símbolo de sua vitória. A rainha Núbia mandou enterrar a cabeça do inimigo na entrada de um templo grande em Kush. As pessoas que entraram neste templo pisaram na cabeça do imperador romano César Augusto. Além deste fato histórico Amanirenas governou com prosperidade econômica, aumentou o comercio e o intercambio.

Bibliografia:

aventurasnahistora.uol.com.br/noticias/desventuras/amanirenas-rainha-guerreira-africana

 

domingo, 9 de julho de 2023

Alexandre - O Grande

Destacou-se como rei da Macedônia, um dos maiores impérios da Antiguidade (356-323 a.C.). Este reinado localizou-se do norte da Grécia ao Egito e no Extremo do Oriente. O pai de Alexandre foi Felipe II, rei da Macedônia e Olímpia. O filosofo grego Aristóteles tornou-se professor deste grande rei. Alexandre estudou política, filosofia, geografia, medicina, ciências físicas e naturais. Este jovem inteligente teve facilidade em domar os cavalos, aprendeu táticas de guerra com seu pai. Depois que assassinaram Felipe II em 336 a.C. coroaram Alexandre rei dos macedônios. Devido as suas conquistas o nomearam de Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno. Com vinte anos Alexandre III assumiu o império, lutou contra quem desafiou sua coroa. Depois que pacificou a Grécia conquistou o império persa. Este imperador em 334 a.C. ultrapassou a Grécia asiática, seguiu até Górdia na Asia Menor. Alexandre invadiu o Egito em 332 a.C., inaugurou a cidade Alexandria. No ano seguinte derrotou o rei Persa, Dario III e entrou na Babilônia. Aclamaram Alexandre rei da Asia em 330 a.C., corajosamente levou o seu império ao Oriente. Chegou na Índia em 327 a.C., fundou as cidades Nicéia e Bucéfala próximas do rio Hidaspe. Quando chegaram no rio Bias os soldados recusaram em prosseguirem nas conquistas. Alexandre decidiu retornar ao lar, em 323 a.C. depois que chegou na Babilônia teve uma febre e faleceu. Alexandre, o grande construiu um império enorme, respeitou os povos vencidos, aconteceu uma difusão cultural neste reino. Houve uma mistura da cultura grega helênica com a cultura oriental nomeada de cultura helenística. Alexandre tornou-se um herói, principalmente na cultura grega. Como líder militar muitas organizações seguiram os seus princípios, pois influenciou inúmeras pessoas em todas as épocas do mundo.

Bibliografia:

Biografia de Alexandre, o Grande (e seus feitos) - eBiografia     

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Dario I

Tornou-se o terceiro rei do Império Aquemênida (550-486 a.C.). Enquanto Dario I governou fazia parte do seu reinado uma parte da Asia Ocidental, Cáucaso, Asia Central, partes dos Bálcãs (Bulgária, Romênia e Panômia), lugares do norte e nordeste da África, Egito, leste da Líbia, litoral do Sudão, Eritreia, grande parte do Paquistão, ilhas do mar Egeu, norte da Grécia, Trácia e a Macedônia. Dario auxiliado por seis famílias nobres persas derrubaram um usurpador e foi coroado rei. O imperador reprimiu as revoltas no seu reino, governou de 522 a 486 a.C. Dario dividiu o império em províncias, indicou os governadores para governa-las. Unificou o novo sistema monetário, tornou o aramaico idioma oficial do império. Realizou diversos projetos de construções no reino e a codificação das leis. Destacaram-se entre os projetos arquitetônicos os palácios de Persépolis e Susa. Dario possui a bondade representada no seu próprio nome.

Bibliografia:

Dario I – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 2 de julho de 2023

Os Valores das Relações Pessoais

O homem aprende os valores e princípios de sua vida na religião, filosofia, educação, ciências sociais e humanas. Independente de sua condição social o ser humano possui as suas qualidades e fraquezas. As relações pessoais são indispensáveis para a sua felicidade. A sociedade do século XXI valoriza a ciência, tecnologia e a economia, mas esqueceu o próprio ser humano. A paz, saúde, democracia, trabalho e a fraternidade são direitos de todos os homens. A dignidade humana e a diversidade mundial existem desde o surgimento da humanidade. Deve ser valorizada as boas ações do passado, evitar ou repetir os mesmos erros. O investimento na cultura tornou-se indispensável ao desenvolvimento humano. A realização de projetos culturais valorizam o sentido da vida. Principalmente os que incentivam as boas ações e a convivência fraterna entre os homens. A condição e o sentido da vida constituem-se de valores éticos e morais integrados na cultura tradicional demonstrando as características do homem civilizado. O cidadão do século XXI valoriza a cultura, educação, respeito e a solidariedade. Essas características da humanidade proporcionam a felicidade dos cidadãos. Esta graça associada a presença Divina dá coragem aos homens de construírem um mundo mais justo e fraterno. A sociedade moderna com os valores cívicos integram a cultura e o conhecimento. Os valores científicos e tecnológicos proporcionam o conforto e progresso da humanidade. A vida humana precisa ser vivida em todas as suas dimensões. O homem pode melhorar o seu desempenho e contribuir para conviver em uma sociedade mais fraterna. Deve abandonar determinados pensamentos e atos que prejudicam os outros seres humanos. As pessoas precisam recusar a violência e respeitar a dignidade humana. A cultura para vida, compreensão e solidariedade são ensinados na família e praticados na escola, trabalho, igreja e na convivência social. A cultura precisa das boas ações do homem para respeitar a dignidade humana, a natureza e o planeta Terra.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Lealdade. Relações Pessoais: Valores.