domingo, 29 de setembro de 2024

Molière

Nome artístico de Jean-Baptiste Poquelin se destacou como um artista dramaturgo francês (1622-1673). O pai dele trabalhou de tapeceiro ao rei e a mãe faleceu durante a sua infância. Molière recebeu uma boa educação no Colégio de Clermont entre 1633 a 1639. Naquela época a França influenciou a politica europeia. O rei Luís XIV valorizou a cultura do seu país. Paris se destacou nas representações teatrais. Naquele período os atores sofreram preconceitos da opinião publica e a igreja os descomungou. O rei Luís XIV apoiou a profissão de ator e financiou as companhias teatrais. Molière inaugurou uma companhia teatral, durante dois anos os atores se apresentaram em Paris. Devido as dividas esta companhia faliu. Auxiliado pelo pai ele se tornou membro de outra instituição. Durante catorze anos os artistas encenaram diversas peças em muitas cidades do interior. O dramaturgo escreveu diversos tipos de personalidades juntamente com o caráter humano. Ele representou em 1658 uma peça teatral diante do rei com sucesso. Molière satirizou o conhecimento intelectual na peça As Pessoas Ridículas em 1659. O escritor conseguiu um cômodo do Palais-Royal em 1661 no qual funcionou o teatro. A seguir encenou trinta peças de uma obra de sua autoria e de vários escritores. Inúmeros indivíduos o acusaram de imoralidades. No ano seguinte o dramaturgo se casou com a atriz Armande Bérjart. Depois de algum tempo representou na peça Escola de Mulheres retratando problemas morais, virtudes e defeitos humanos. O rei Luís XIV gostou de suas comédias, sátiras e tragédias, pagou uma pensão ao ator. A partir de 1664 ele divertiu vossa majestade com as representações teatrais. Encenou em 1664 a comédia O Tartufo. No ano seguinte representou as peças Dom Juan e O Misantropo. Atuou em 1668 na famosa peça teatral O Avarento. Principais peças teatrais de Molière: As Preciosas Ridículas – 1659, Escola de Mulheres – 1662, O Tartufo – 1664, O Avarento – 1668, O Burguês Fidalgo – 1670, As Amantes Magnificas e As Mulheres Sabias – 1672.

Bibliografia:

Biografia de Molière – eBiografia 

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

William Shakespeare

Destacou-se como escritor e dramaturgo da língua inglesa e na literatura mundial (1564-1616). Filho do casal John Shakespeare e Mary Arden nasceu no ano de 1564 em Starford-upon-Avon, Inglaterra. O pai dele foi um comerciante rico. William Shakespeare se casou aos dezoito anos com Anne Hathawy, esta mulher tinha vinte e seis anos. Ele teve problemas financeiros depois do nascimento de sua filha Susana, após pouco tempo nasceu os gêmeos Hamnet e Judith. O escritor deixou os seus familiares e mudou-se a Londres em 1586. Ele trabalhou como guardador de cavalos defronte do teatro. Após algum tempo o escritor copiou peças e representou pequenos papeis teatrais. Escreveu a sua primeira peça Comédia dos Erros em 1590. O dramaturgo se tornou o copista oficial da companhia de teatro, pois representou ou escreveu peças. Devido ao seu talento foi o autor da maioria das peças encenadas no Teatro Globo no qual a sua companhia fez representações. William Shakespeare relatou em seus livros o amor, sentimentalismo, relacionamentos humanos e sociais. As suas obras dramáticas se dividiram em três fases, entre 1590 a 1602 escreveu peças históricas, tragédias e comédias. De 1602 a 1610 produziu comédias e tragédias. Após 1610 ele se dedicou as peças conciliatórias. Principais obras de William Shakespeare: Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma Noite de Verão, A Comédia dos Erros, Conto de Inverno, Megera Domada, A Tempestade. Tragédias: Romeu e Julieta, Maebeth, O Rei Lear, Otelo, Hamlet. Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V. Poesias: Vênus e Adônis, O Rapto de Lucrécia, Sonetos.

Bibliografia:

infoescola.com.br/william-shakespeare 

domingo, 22 de setembro de 2024

A Liberdade Democrática

No regime democrático e pluripartidário o cidadão tem o direito de expressar os seus pensamentos e objetivos. Pode se envolver em atividades cívicos, politicas, sociais, culturais e religiosas destinadas a desenvolver um serviço ou objetivo a uma determinada população. O regime democrático precisa incentivar o cidadão em contribuir para o bem comum de seus semelhantes sempre respeitando a sua própria vontade de serviço a comunidade. Os partidos políticos deveriam incentivar os seus militantes a participarem com solidariedade em favor das comunidades apreciadas por eles. A democracia deve acompanhar um processo de melhoramento em que o cidadão mostre um comportamento definitivo e procure soluções de participação na vida publica em beneficio de sua comunidade. Aceitar a opinião de diferentes mobilidades politicas significa que o homem se adaptou a novos valores e estratégias sempre respeitando a opinião dos outros. A idêntica coerência entre os cidadãos é que podem alterar os seus princípios ideológicos e transferi-los para determinados partidos políticos ou líderes religiosos em defesa de seus valores e princípios. Os responsáveis pela organização partidária local e nacional devem ser solidários e tolerantes com os seus militantes oferecendo melhores condições para determinadas atuações em busca de atitudes defendidas por seus integrantes. Os partidos políticos, movimentos cívicos e as populações se beneficiam com candidatos bem preparados respeitando os valores da liberdade ideológica com humildade e tolerância. O plano político precisa do respeito ideológico das pessoas, seus valores, mas os seus integrantes devem aceitar os objetivos da organização. O cidadão e o partido politico necessitam dialogarem e desenvolverem determinados trabalhos em benefícios de determinada comunidade mostrando a sua força política.

 Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Liberdade, Ideologia e Cidadania. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Michel de Montaigne

Destacou-se como um escritor, político e filosofo francês (1533-1592). Michel de Montaigne inventou o gênero do ensaio pessoal. Membro de uma família abastada ele nasceu no castelo de Montaigne, Bordeaux, França em 1533. O escritor estudou latim no colégio Guyene, Bordeaux. Formou-se em direito no ano de 1549. Tornou-se um conselheiro da corte de Périgueux em 1554, depois participou do Parlamento de Bordeaux. Michel de casou-se com Françoise de La Chassagne. Depois do falecimento do seu pai em 1568 ele herdou uma propriedade e o titulo de Senhor de Montaigne. A partir de 1570 o escritor escreveu as suas reflexões de um século com guerras civis, as divergências politicas e religiosas de católicos e protestantes na França. No ano seguinte ele assumiu novos compromissos políticos e sociais. Michel de Montaigne viajou em 1581 para Suíça, Alemanha e Itália. O filósofo refletiu e escreveu este passeio em um diário. Como foi eleito prefeito de Bordeaux ficou no cargo durante quatro anos. Ele publicou Ensaios em março de 1580, editou pela segunda vez os livros em 1582 e a terceira vez em 1588. Esta obra fez sucesso e se tornou um clássico da literatura. O livro Ensaios se destacou no renascimento e influenciou moralmente os europeus dos séculos XVII e XVIII. A obra criou um novo gênero literário. O escritor refletiu sobre o amor, amizade, educação, liberdade e guerra. Nesta obra o filosofo aprendeu sobre si mesmo e seus próprios sentimentos. O homem descobriu a sua liberdade e como ser feliz depois do silêncio.

Bibliografia:

Biografia de Michel de Montaigne – eBiografia  

 

domingo, 15 de setembro de 2024

Luís de Camões

Destacou-se como um poeta e soldado português (1524-1580). Luís de Camões foi um importante escritor do classicismo de Portugal. A sua principal obra o poema épico Os Lusíadas mostrou os sentimentos humanos. Os pais dele chamavam-se Simão Vaz e Ana de Sá. O poeta nasceu em Lisboa no ano de 1524. Recebeu uma boa educação, aprendeu história, línguas e literatura. Na sua juventude Luís de Camões gostou de literatura e se tornou um soldado. Em 1547 ele entrou no exercito da coroa portuguesa. Viajou num navio como soldado para a África. Retornou a Lisboa em 1552, no ano seguinte embarcou para a Índia e participou de serviços militares. O poeta teve uma vida boêmia, ele foi preso em Portugal e no Oriente. Enquanto ele esteve preso escreveu Os Lusíadas. Depois que retornou a Portugal decidiu publicar a sua obra. A sociedade não reconheceu o talento de Luís de Camões. Depois do seu falecimento o seu poema impressionou as pessoas. Atualmente ele tornou-se um dos principais escritores de língua portuguesa e da literatura mundial. Diversos lugares do mundo o homenagearam, colocaram o nome de Luís de Camões em várias avenidas, ruas, praças e instituições. Ele foi um importante poeta do renascimento, pois escreveu poesias, epopeias e obras dramáticas. Devido as suas inspirações poéticas explorou com criatividade diversas formas de composições literárias. Principais obras de Luís de Camões:  El-Rei Seleuco – 1545, Filoderno – 1556, Os Lusíadas – 1572, Anfitriões – 1587, Rimas – 1595.

Bibliografia:

Toda Matéria – Biografia de Luís de Camões

   

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Geoffrey Chaucer

Destacou-se como um escritor, filosofo e diplomata inglês (1343-1400). Os Contos de Cantuária foi a principal obra de Geoffrey Chaucer. Este livro se tornou o primeiro clássico da literatura mundial escrito na língua inglesa. O escritor nasceu em Londres, Inglaterra no ano de 1343. Filho de John Chaucer e Agnes Copton. Seu pai foi um vendedor de vinho famoso e deu uma boa educação ao autor. Geoffrey Chaucer trabalhou de pajem na corte do rei Eduardo III. Talentoso destacou-se como tradutor francês, latim e italiano. Ele lutou na Guerra dos Cem Anos em 1359. Passado algum tempo tornou-se prisioneiro dos franceses. No ano seguinte o rei da Inglaterra pagou o seu resgate. O escritor se casou em 1366 com Filipa de Hainaut, dama de companhia da esposa de Eduardo III. A partir de 1367 ele recebeu uma pensão vitalícia do rei, viajou em missões diplomáticas em vários países. Durante as suas viagens o escritor escreveu algumas obras. Nomearam Claucer fiscal da alfandega de lã, pele e couro de Londres em 1374. O escritor trabalhou neste emprego durante doze anos. Em 1386 o elegeram juiz de paz e membro do Parlamento. Após 1387 Geoffrey escreveu a sua principal obra Os Contos de Cantuária. Este livro se tornou um fenômeno cultural com vinte e nove contos da sociedade cultural. Nesta obra tem humor, costumes clássicos, ensinamentos morais e os costumes da sociedade inglesa do século XIV. Esta obra escrita em língua inglesa ficou famosa na literatura mundial. Consideram o seu autor pai da literatura inglesa. Principais obras de Geoffrey Chaucer: O Livro da Duquesa – 1372, A Casa da Fama – 1380, Tratado do Astrolábio – 1392, Parlamento de Fouler – 1390, Os Contos de Cantuária – 1387.

Bibliografia:

Biografia de Geoffrey Chaucer – eBiografia   

domingo, 8 de setembro de 2024

A Organização Humanitária na Sociedade

As sociedades se organizam em grupos familiares, profissionais, políticos, religiosos e diversas instituições. O principal objetivo da sociedade é que o cidadão tenha uma vida prolongada com saúde e felicidade. Princípios, regras, valores e boas ações constituem os pilares para o bom funcionamento das instituições privadas e públicas. A ética é fundamental a boa convivência entre as pessoas. Deve-se analisar as ações certas e erradas do cidadão juntamente com a sua conduta adequada. As pessoas precisam participar do desenvolvimento equilibrado e igualitário da sociedade. A organização humanitária começa na família, em pequenos grupos, se expande em outras comunidades e beneficia inúmeros seres humanos. A falta de valores e do diálogo proporcionam vários problemas na sociedade. O homem necessita de preparação ética e de sua aplicação para conviver pacificamente nas atividades profissionais, sociais, culturais e religiosas. As pessoas precisam valorizarem os seus semelhantes e usarem os avanços tecnológicos em benefício próprio e da comunidade em que vive. O respeito e as boas ações trazem felicidade ao homem. A organização e o diálogo entre diversas comunidades promovem novos direitos a seus integrantes e anemizam vários problemas sociais. A dignidade humanitária se inicia na compreensão, tolerância e solidariedade. O cidadão procura solucionar as suas dificuldades pessoais e ajuda fraternalmente outras pessoas, famílias ou a comunidade.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024).  Deontologia para um Serviço Público Humanizado.

 

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Dante Alighieri

Destacou-se como um escritor humanista (1265-1321). Dante Alighieri é um importante escritor da língua italiana e da literatura universal. A sua primeira obra é o poema A Divina Comédia. Os pais dele se chamaram Alighiero di Bellincione e Bella degli Abatti. Dante Alighieri nasceu na cidade Florença, Itália em 1265. Membro de uma família com boas condições financeiras ele estudou artes, ciências, letras e teologia. A mãe do escritor faleceu durante a sua infância e o pai quando tinha dezoito anos. Os parentes se afastaram dele. O autor se casou com Gemma Donati e o casal teve vários filhos. Dante Alighieri admirou Beatrice Portinari, o nome dela apareceu em diversa s obras do autor. Este homem nobre além de poeta se destacou como um politico italiano. Ele fez parte do conselho do Estado e foi embaixador da república. O escritor tornou-se um erudito enquanto viveu, escreveu livros com teor literário, filosófico e histórico. Principais obras de Dante Alighieri: A Divina Comédia, Sobre a Língua Vulgar, O Convívio, As Rimas, As Epistolas, Vida Nova, Monarquia.

Bibliografia:

Toda Matéria – Biografia Dante Alighieri