domingo, 15 de setembro de 2024

Luís de Camões

Destacou-se como um poeta e soldado português (1524-1580). Luís de Camões foi um importante escritor do classicismo de Portugal. A sua principal obra o poema épico Os Lusíadas mostrou os sentimentos humanos. Os pais dele chamavam-se Simão Vaz e Ana de Sá. O poeta nasceu em Lisboa no ano de 1524. Recebeu uma boa educação, aprendeu história, línguas e literatura. Na sua juventude Luís de Camões gostou de literatura e se tornou um soldado. Em 1547 ele entrou no exercito da coroa portuguesa. Viajou num navio como soldado para a África. Retornou a Lisboa em 1552, no ano seguinte embarcou para a Índia e participou de serviços militares. O poeta teve uma vida boêmia, ele foi preso em Portugal e no Oriente. Enquanto ele esteve preso escreveu Os Lusíadas. Depois que retornou a Portugal decidiu publicar a sua obra. A sociedade não reconheceu o talento de Luís de Camões. Depois do seu falecimento o seu poema impressionou as pessoas. Atualmente ele tornou-se um dos principais escritores de língua portuguesa e da literatura mundial. Diversos lugares do mundo o homenagearam, colocaram o nome de Luís de Camões em várias avenidas, ruas, praças e instituições. Ele foi um importante poeta do renascimento, pois escreveu poesias, epopeias e obras dramáticas. Devido as suas inspirações poéticas explorou com criatividade diversas formas de composições literárias. Principais obras de Luís de Camões:  El-Rei Seleuco – 1545, Filoderno – 1556, Os Lusíadas – 1572, Anfitriões – 1587, Rimas – 1595.

Bibliografia:

Toda Matéria – Biografia de Luís de Camões

   

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Geoffrey Chaucer

Destacou-se como um escritor, filosofo e diplomata inglês (1343-1400). Os Contos de Cantuária foi a principal obra de Geoffrey Chaucer. Este livro se tornou o primeiro clássico da literatura mundial escrito na língua inglesa. O escritor nasceu em Londres, Inglaterra no ano de 1343. Filho de John Chaucer e Agnes Copton. Seu pai foi um vendedor de vinho famoso e deu uma boa educação ao autor. Geoffrey Chaucer trabalhou de pajem na corte do rei Eduardo III. Talentoso destacou-se como tradutor francês, latim e italiano. Ele lutou na Guerra dos Cem Anos em 1359. Passado algum tempo tornou-se prisioneiro dos franceses. No ano seguinte o rei da Inglaterra pagou o seu resgate. O escritor se casou em 1366 com Filipa de Hainaut, dama de companhia da esposa de Eduardo III. A partir de 1367 ele recebeu uma pensão vitalícia do rei, viajou em missões diplomáticas em vários países. Durante as suas viagens o escritor escreveu algumas obras. Nomearam Claucer fiscal da alfandega de lã, pele e couro de Londres em 1374. O escritor trabalhou neste emprego durante doze anos. Em 1386 o elegeram juiz de paz e membro do Parlamento. Após 1387 Geoffrey escreveu a sua principal obra Os Contos de Cantuária. Este livro se tornou um fenômeno cultural com vinte e nove contos da sociedade cultural. Nesta obra tem humor, costumes clássicos, ensinamentos morais e os costumes da sociedade inglesa do século XIV. Esta obra escrita em língua inglesa ficou famosa na literatura mundial. Consideram o seu autor pai da literatura inglesa. Principais obras de Geoffrey Chaucer: O Livro da Duquesa – 1372, A Casa da Fama – 1380, Tratado do Astrolábio – 1392, Parlamento de Fouler – 1390, Os Contos de Cantuária – 1387.

Bibliografia:

Biografia de Geoffrey Chaucer – eBiografia   

domingo, 8 de setembro de 2024

A Organização Humanitária na Sociedade

As sociedades se organizam em grupos familiares, profissionais, políticos, religiosos e diversas instituições. O principal objetivo da sociedade é que o cidadão tenha uma vida prolongada com saúde e felicidade. Princípios, regras, valores e boas ações constituem os pilares para o bom funcionamento das instituições privadas e públicas. A ética é fundamental a boa convivência entre as pessoas. Deve-se analisar as ações certas e erradas do cidadão juntamente com a sua conduta adequada. As pessoas precisam participar do desenvolvimento equilibrado e igualitário da sociedade. A organização humanitária começa na família, em pequenos grupos, se expande em outras comunidades e beneficia inúmeros seres humanos. A falta de valores e do diálogo proporcionam vários problemas na sociedade. O homem necessita de preparação ética e de sua aplicação para conviver pacificamente nas atividades profissionais, sociais, culturais e religiosas. As pessoas precisam valorizarem os seus semelhantes e usarem os avanços tecnológicos em benefício próprio e da comunidade em que vive. O respeito e as boas ações trazem felicidade ao homem. A organização e o diálogo entre diversas comunidades promovem novos direitos a seus integrantes e anemizam vários problemas sociais. A dignidade humanitária se inicia na compreensão, tolerância e solidariedade. O cidadão procura solucionar as suas dificuldades pessoais e ajuda fraternalmente outras pessoas, famílias ou a comunidade.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024).  Deontologia para um Serviço Público Humanizado.

 

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Dante Alighieri

Destacou-se como um escritor humanista (1265-1321). Dante Alighieri é um importante escritor da língua italiana e da literatura universal. A sua primeira obra é o poema A Divina Comédia. Os pais dele se chamaram Alighiero di Bellincione e Bella degli Abatti. Dante Alighieri nasceu na cidade Florença, Itália em 1265. Membro de uma família com boas condições financeiras ele estudou artes, ciências, letras e teologia. A mãe do escritor faleceu durante a sua infância e o pai quando tinha dezoito anos. Os parentes se afastaram dele. O autor se casou com Gemma Donati e o casal teve vários filhos. Dante Alighieri admirou Beatrice Portinari, o nome dela apareceu em diversa s obras do autor. Este homem nobre além de poeta se destacou como um politico italiano. Ele fez parte do conselho do Estado e foi embaixador da república. O escritor tornou-se um erudito enquanto viveu, escreveu livros com teor literário, filosófico e histórico. Principais obras de Dante Alighieri: A Divina Comédia, Sobre a Língua Vulgar, O Convívio, As Rimas, As Epistolas, Vida Nova, Monarquia.

Bibliografia:

Toda Matéria – Biografia Dante Alighieri