domingo, 13 de outubro de 2024

Jane Austin

Destacou-se como uma escritora inglesa principalmente do romantismo da literatura da Inglaterra (1775-1817). Jane Austin nasceu na zona rural de Steventon, Inglaterra em 1775. O pai dela foi o reverendo anglicano George Austin. A família da escritora era religiosa e com boas condições financeiras. Com oito anos a enviaram para estudar num colégio interno. Ela publicou a sua primeira novela Lady Susan com dezoito anos. Jane Austin escreveu os romances Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade em 1797. O pai dela mostrou as duas obras a um editor que as rejeitou. Depois do falecimento de George Austin acompanhada de sua irmã e mãe se mudaram para um bairro inglês de Chawton. A escritora conseguiu publicar os seus dois romances em 1811 e 1813 usando o pseudônimo de Uma Senhora. A sua principal obra Orgulho e Preconceito destacou-se na literatura inglesa. Este livro mostrou a criatividade e intuição psicológica da autora. Em 1814 Jane Austin editou Mansfield Park e Emma no ano seguinte. Principais obras de Jane Austin: Amor e Amizade – 1790, Lady Susan – 1794, Razão e Sensibilidade – 1811, Orgulho e Preconceito – 1813, Mansfield Park – 1814, Emma – 1816, A Abadia de de Northanger – 1818, Persuasão – 1818.

Bibliografia:

Biografia de Jane Austin – eBiografia

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Johann Wolfgang Von Goethe

Destacou-se como um cientista, filosofo e escritor (1749-1832). O escritor fez parte do classicismo na literatura alemã. Johann Wolfgang Von Goethe nasceu no ano de 1749 em Frankfurt na Main, Alemanhã. Os seus pais chamaram-se Johann Gaspar Goethe e Catharina Elisabeth Goethe. Membro de uma família abastada e culta. Os livros da biblioteca de seu pai ajudaram na educação do filosofo. Os tutores o instruíram nos estudos de ciências, religião e música. Ele aprendeu inglês, francês, italiano, grego e latim. No começo do curso de direito em 1765 o escritor escreveu os seus primeiros poemas publicados na obra O Livro de Annete. Como ele teve tuberculose em 1768 voltou a morar na casa dos pais. Saudável mudou-se a Estrasburgo em 1770 e continuou estudando direito. Terminou o curso superior no ano seguinte. Goethe publicou em 1774 o seu primeiro romance Os Sofrimentos do Jovem Werther. Em 1775 o escritor se tornou conselheiro particular do grão-duque Carlos Augusto. Naquela época ele morou com Charlote Von Stein. A madame o inspirou quando escreveu os poemas líricos A Lua – 1778 e Canção Noturna Caminhante – 1780. O filosofo viajou para a Itália em 1786, morou dois anos neste país. Durante este tempo o escritor publicou três dramas: Ifigenia em Táuribe – 1787, Egmont – 1788 e Torquato Tasso – 1790. Goethe retornou a Weimar em 1794. Inspirado em 1805 publicou a prosa clássica Winchelman e seu Século. Em 1809 editou o livro As Afinidades Eletivas. O escritor publicou em 1808 a primeira parte do poema dramático Fausto. Terminou esta obra em 1830. Principais obras de Johann Wolfgang Von Goethe: Capricho de Amante – 1768, Os Cumplices -1769, Clavigo – 1774, Os Sofrimentos do Jovem Werther – 1774, Ifigênia em Táuride – 1779, Torquato Tasso – 1870, Fausto I – 1806, Fausto II – 1822.

Bibliografia:

Biografia de Goethe – eBiografia 

domingo, 6 de outubro de 2024

Valores e Prudências do Homem na Sociedade

O homem vive em companhia dos seus semelhantes e da natureza. O relacionamento interpessoal durante a sua existência transmitem princípios, valores, sentimentos e emoções. As relações sociais na sociedade precisam ser transparentes, compreensivas, tolerantes e amigáveis. Através da experiencia da vida aprendemos com os nossos conhecimentos e erros. Os valores e prudências do homem na vida social demonstram a solidariedade, amizade, valores culturais, éticos e morais. Mas podem transmitir ofensas, magoas, divergências e preconceitos. Desejando evitar situações imprevisíveis o homem deve ser educado e civilizado. Na sociedade moderna as ambições pessoais inúmeras vezes prejudicam os nossos semelhantes. A pessoas precisa colocar na sua convivência diária atitudes, envolvimentos e decisões que mostram as responsabilidades entre o bem e o mal. Cada ser humano deve assumir as consequências de suas próprias ações. A capacidade das pessoas que designam com prudência as atividades humanas conseguem melhorar o relacionamento interpessoal na sociedade em que vivem. Evitar determinados erros, injustiças, discriminações e magoas afastam inúmeros sofrimentos. A literatura com diversos temas mostra o comportamento humano em varias situações. Destacando a falta de respeito ao próximo, imaturidade e calunias. As relações humanas em diferentes contextos demonstram os problemas pessoais e as dificuldades de sobreviver na sociedade. A humanidade deseja construir uma sociedade mais humana, justa, fraterna e tolerante. Devemos valorizar a natureza e a vida no planeta Terra para convivermos em paz, com decisões generosas e prudentes.

 Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Valores e Prudência na Vida Social.   

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Alexander Pope

Destacou-se como um famoso poeta britânico do século XVIII (1686-17441). Alexander Pope foi filho de um comerciante católico, mas o proibiram de estudar em escolas e universidades. Uma tia materna alfabetizou o poeta, escondido recebeu uma boa educação formal. As doenças e a deformidade física o tornaram um homem complicado. Alexander Pope escreveu nos ensaios e poesias as suas definições estéticas e filosóficas. Os seus poemas filosóficos do Ensaio Sobre a Crítica mostrou pensamentos neoclássicos onde defendeu as suas ideias sobre a poesia verdadeira. Na obra Ensaio Sobre o Homem ele mostrou se havia a possibilidade de acabar com as maldades do mundo apoiados na existência do Deus justo e fraterno. O poeta satirizou o comportamento delicado da corte na Inglaterra. Ele se tornou um satirista importante da época Augustano e o primeiro poeta inglês famosos em outros países. Principais obras de Alexander Pole: Essay on Criticism – 1711, The Rape of the Lock – 1712, The Dunciad – 1728.

Bibliografia:

Alexander Pope – Wikipedia, a enciclopédia livre