quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Charles Baudelaire

Destacou-se como um poeta, tradutor e crítico das artes francês (1821-1867). Charles Baudelaire foi um dos fundadores de tradição da poesia moderna e influenciou o simbolismo. O poeta publicou o seu primeiro livro com cem poemas As Flores do Mal em 1857. Nesta obra o autor mostrou o seu projeto simbólico expressando a convivência cotidiana na sociedade. Charles Baudelaire não gostou de reprodução exagerada do mundo nos poemas e pinturas. Como poeta expressou as suas emoções com sentimentos concretos. No Brasil ele influenciou os poetas do século XX e XXI. Tornou-se um dos primeiros tradutores de Edgar Allan Poe. Principais obras de Charles Baudelaire: As Flores do Mal – 1857, Histories Extraordinaires.

Bibliografia:

Charles Baudelaire – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 27 de outubro de 2024

Família Brontë

Esta família destacou-se na literatura do século XIX na Inglaterra. As irmãs Charlotte (1816-1855), Emily (1818-1848) e Anne (1820-1849) foram poetizas e escritoras famosas. Como diversas escritoras daquela época essas três mulheres publicaram as suas obras usando pseudônimos masculinos: Curres, Ellis e Acton Bell. Esses livros depois que foram apreciados pelos leitores fizeram sucesso. Charlote editou o seu primeiro romance Jane Eyre, Emily – Wuthering Heights e Anne – The Tenant of Wildfell Hall. O irmão Patrick Branwell (1817-1848) tornou-se um escritor e pintor. O pai Patrick Brontë deu uma boa educação aos seus filhos. As crianças gostaram de escrever, as irmãs mais jovens inventaram as suas histórias quando estavam inspiradas. A literatura chegou na família Brontë através dos jornais e revistas lidos pelo pai. Charlote trabalhou como governanta e professora. Anne se tornou governanta. Emily permaneceu na casa onde morou. Devido as dificuldades financeiras elas decidiram abrir uma escola para moças na residência da família. As irmãs viajaram a Bruxelas estudar alemão e música. Ambas tiveram dificuldades de trabalharem neste serviço. A literatura faz parte desta família. Em 1847 Charlotte publicou Jane Eyre, Emily – Wuthering Heights e Anne – Agnes Grey. Os romances venderam bastantes exemplares e receberam elogios dos críticos. As irmãs Brontë viajaram para Londres e divulgaram as usas obras. Principais obras de Charlotte: Jane Eyre – 1847, Shirley – 1849, Vilette – 1853, The Professor – 1857. Emily Brontë: Wuthering Heights – 1847. Anne Brontë: The Tenent of Wildfell Hall – 1847. Vários integrantes da família Brontë faleceram jovens devido as dificuldades financeiras e doenças. As três irmãs Brontë revelaram os seus talentos literários com as publicações de suas obras. Elas formaram um grupo literário único e privilegiado. Diversos países as homenagearam quando produziram vários filmes sobre as irmãs Brontë.

Bibliografia:

Família Brontë – Wikipédia, a enciclopédia livre                                                                          

 


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Charles Dickens

Destacou-se como um escritor inglês (1812-1870). Charles Dickens em suas obras colocou suspense, humor satírico e horror. O romancista descreveu como era Londres durante o tempo em que viveu. Os pais dele chamaram-se Elizabeth Barrow e Jhon Dickens. Ele nasceu em 07 de fevereiro de 1812, Londport, sul da Inglaterra. O escritor e seus familiares mudaram-se para Londres em 1822. Após dois anos prenderam o pai dele devido as dívidas. Charles Dickens trabalhou durante alguns meses numa fabrica de graxa. Depois do falecimento da avó o seu pai recebeu uma herança e pagou as dívidas. Ele trabalhou de aprendiz na residência de um procurador judicial em 1827. Com vinte anos tornou-se estenógrafo diplomado, relatou no jornal Tree Sun encontros parlamentares e propagandas eleitorais. Charles Dickens trabalhou como repórter parlamentar em 1831. Escreveu a sua primeira crônica em 1833. Devido ao sucesso publicou inúmeros textos e mostrou fatos verdadeiros e inventados dos moradores de Londres. Animado usou o pseudônimo de Boz. Em 1837 o escritor publicou As Aventuras do Sr. Pickwick, mostrou a época vitoriana com uma Inglaterra romântica. Devido ao sucesso dos seus livros nos anos seguintes o romancista publicou diversas obras. Pois ficou famoso e foi apreciado pelos leitores. Os seus romances mostraram a revolução industrial de Londres. O êxodo rural dos camponeses, o trabalho infantil e como os trabalhadores industriais viveram na Inglaterra. Os seus personagens conseguiram melhorar de condições de vida, descreveu as batalhas por benefícios sociais. Os principais temas de Charles Dickens mostraram a sociedade exploradora, órfãos, lugares de trabalhos mal conservados e escolas parecidas com as prisões. Depois do seu falecimento este autor inglês continuou sendo lido e apreciado pelos leitores. Inúmeras de suas obras foram adaptadas ao cinema e televisão. Principais obras de Charles Dickens: As Aventuras do Sr. Pickwick – 1836, Os Cadernos de Pickwick – 1836, Loja de Antiguidades – 1840 – 1841, Canção de Natal – 1843, A Casa Abandonada – 1852 – 1853, Tempos Difíceis- 1854, A Pequena Dorrit – 1855 – 1857, Um Conto de Duas Cidades – 1859, Grandes Esperanças – 1860 -1861.

Bibliografia:

Biografia de Charles Dickens – eBiografia

Charles Dickens – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 20 de outubro de 2024

A Democracia e o Voto Popular

O voto popular realizado nas eleições livres e justas é um exemplo do regime democrático. Neste ato o cidadão eleitor demonstra a sua vontade. Infelizmente este ato político nem sempre foi respeitado porque beneficiou determinados candidatos que prometeram aos eleitores e não cumpriram as suas promessas. Este recurso político no regime democrático recuperou diversos países a partir da metade do século XX. Portugal possui determinados políticos que tomaram decisões desleais do eleitorado que nele confiou. O povo cometeu este erro em diversas eleições porque se deixou iludir por gestos enganosos. Apesar desses comportamentos o voto popular continua sendo o melhor modo democrático dos cidadãos expressarem as suas vontades. Sempre existiu políticos honestos que respeitaram o eleitorado e procuraram amenizar os problemas sociais. A divergências políticas atuais e no passado, mas cada candidato deve assumir a responsabilidade de seus próprios atos. Porque podem beneficiar a população ou desiludi-la em situações frustrantes. O voto popular realizado pelo povo deve expressar dialogo do governo com os eleitores e entre a população. Determinadas ideologias prejudicam a própria comunidade. A política ética e partidária precisa usar os recursos legítimos ao serviço da população que neles confiou. Existe determinado candidato que se esforçou, mas não atingiu os seus objetivos. A democracia e seus valores inúmeras vezes foram prejudicados por diversas pessoas envolvidas no poder político. Muitas vezes não reconheceram a dedicação e colaboração dos militantes e colaboradores de determinados políticos partidários. A justiça e honestidade são os ideais fundamentais para a sociedade amenizar os seus problemas sociais. Os políticos e cidadãos sabem que o voto é a arma da democracia. O valor dos votos dos cidadãos demonstram a sua confiança nos políticos. Eles precisam respeitar a comunidade através de seus próprios atos e ganharão o respeito do povo.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Respeito e Consideração Pelo Voto Popular.  

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Giacomo Leopardi

Destacou-se como ensaísta, filólogo e poeta italiano (1798-1837). Giacomo Leopardi demonstrou em suas obras o pessimismo e a melancolia. O autor em seus textos mostrou com sensibilidade a realidade do ser humano. O poeta foi membro de uma família nobre, nasceu na comuna Recaneti, na região das Marcas. Mesmo com os problemas financeiros o ensaísta recebeu uma boa educação destacando-se literatura e erudição. Escreveu os seus primeiros poemas com doze anos em italiano e latim. Entre 1809 a 1816 Giacomo aprendeu grego, latim, francês e hebraico. Durante este período ele escreveu obras eruditas, por exemplo, Ensaio sobre os Erros Populares dos Antigos. Traduziu Homero, Virgílio, o poeta Horácio, colocou o iluminismo na poesia italiana. Giacomo Leopardi se tornou um dos principais integrantes da literatura italiana. Insatisfeito com a própria família passou sua juventude na biblioteca do pai. Escreveu poemas bonitos destacando-se Canções Civis e O Infinito. Em 1822 ele mudou-se na casa dos tios maternos em Roma. Como poeta se desiludiu com as mulheres romanas e retornou a sua cidade natal. Nos anos seguintes ele viajou e escreveu diversas obras poéticas. O poeta morou em Florença durante sete anos até quando faleceu. Desde a sua adolescência o filosofo iluminista enfrentou graves doenças e escreveu sobre o amor não correspondido. Principais obras de Giacomo Leopardi: Cantos – 1831, Pequenos Trabalhos Morais – 1832, Zibaldone dos Pensamentos – 1898.

Bibliografia:

Giacomo Leopardi – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

 

 

 

domingo, 13 de outubro de 2024

Jane Austin

Destacou-se como uma escritora inglesa principalmente do romantismo da literatura da Inglaterra (1775-1817). Jane Austin nasceu na zona rural de Steventon, Inglaterra em 1775. O pai dela foi o reverendo anglicano George Austin. A família da escritora era religiosa e com boas condições financeiras. Com oito anos a enviaram para estudar num colégio interno. Ela publicou a sua primeira novela Lady Susan com dezoito anos. Jane Austin escreveu os romances Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade em 1797. O pai dela mostrou as duas obras a um editor que as rejeitou. Depois do falecimento de George Austin acompanhada de sua irmã e mãe se mudaram para um bairro inglês de Chawton. A escritora conseguiu publicar os seus dois romances em 1811 e 1813 usando o pseudônimo de Uma Senhora. A sua principal obra Orgulho e Preconceito destacou-se na literatura inglesa. Este livro mostrou a criatividade e intuição psicológica da autora. Em 1814 Jane Austin editou Mansfield Park e Emma no ano seguinte. Principais obras de Jane Austin: Amor e Amizade – 1790, Lady Susan – 1794, Razão e Sensibilidade – 1811, Orgulho e Preconceito – 1813, Mansfield Park – 1814, Emma – 1816, A Abadia de de Northanger – 1818, Persuasão – 1818.

Bibliografia:

Biografia de Jane Austin – eBiografia

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Johann Wolfgang Von Goethe

Destacou-se como um cientista, filosofo e escritor (1749-1832). O escritor fez parte do classicismo na literatura alemã. Johann Wolfgang Von Goethe nasceu no ano de 1749 em Frankfurt na Main, Alemanhã. Os seus pais chamaram-se Johann Gaspar Goethe e Catharina Elisabeth Goethe. Membro de uma família abastada e culta. Os livros da biblioteca de seu pai ajudaram na educação do filosofo. Os tutores o instruíram nos estudos de ciências, religião e música. Ele aprendeu inglês, francês, italiano, grego e latim. No começo do curso de direito em 1765 o escritor escreveu os seus primeiros poemas publicados na obra O Livro de Annete. Como ele teve tuberculose em 1768 voltou a morar na casa dos pais. Saudável mudou-se a Estrasburgo em 1770 e continuou estudando direito. Terminou o curso superior no ano seguinte. Goethe publicou em 1774 o seu primeiro romance Os Sofrimentos do Jovem Werther. Em 1775 o escritor se tornou conselheiro particular do grão-duque Carlos Augusto. Naquela época ele morou com Charlote Von Stein. A madame o inspirou quando escreveu os poemas líricos A Lua – 1778 e Canção Noturna Caminhante – 1780. O filosofo viajou para a Itália em 1786, morou dois anos neste país. Durante este tempo o escritor publicou três dramas: Ifigenia em Táuribe – 1787, Egmont – 1788 e Torquato Tasso – 1790. Goethe retornou a Weimar em 1794. Inspirado em 1805 publicou a prosa clássica Winchelman e seu Século. Em 1809 editou o livro As Afinidades Eletivas. O escritor publicou em 1808 a primeira parte do poema dramático Fausto. Terminou esta obra em 1830. Principais obras de Johann Wolfgang Von Goethe: Capricho de Amante – 1768, Os Cumplices -1769, Clavigo – 1774, Os Sofrimentos do Jovem Werther – 1774, Ifigênia em Táuride – 1779, Torquato Tasso – 1870, Fausto I – 1806, Fausto II – 1822.

Bibliografia:

Biografia de Goethe – eBiografia 

domingo, 6 de outubro de 2024

Valores e Prudências do Homem na Sociedade

O homem vive em companhia dos seus semelhantes e da natureza. O relacionamento interpessoal durante a sua existência transmitem princípios, valores, sentimentos e emoções. As relações sociais na sociedade precisam ser transparentes, compreensivas, tolerantes e amigáveis. Através da experiencia da vida aprendemos com os nossos conhecimentos e erros. Os valores e prudências do homem na vida social demonstram a solidariedade, amizade, valores culturais, éticos e morais. Mas podem transmitir ofensas, magoas, divergências e preconceitos. Desejando evitar situações imprevisíveis o homem deve ser educado e civilizado. Na sociedade moderna as ambições pessoais inúmeras vezes prejudicam os nossos semelhantes. A pessoas precisa colocar na sua convivência diária atitudes, envolvimentos e decisões que mostram as responsabilidades entre o bem e o mal. Cada ser humano deve assumir as consequências de suas próprias ações. A capacidade das pessoas que designam com prudência as atividades humanas conseguem melhorar o relacionamento interpessoal na sociedade em que vivem. Evitar determinados erros, injustiças, discriminações e magoas afastam inúmeros sofrimentos. A literatura com diversos temas mostra o comportamento humano em varias situações. Destacando a falta de respeito ao próximo, imaturidade e calunias. As relações humanas em diferentes contextos demonstram os problemas pessoais e as dificuldades de sobreviver na sociedade. A humanidade deseja construir uma sociedade mais humana, justa, fraterna e tolerante. Devemos valorizar a natureza e a vida no planeta Terra para convivermos em paz, com decisões generosas e prudentes.

 Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Valores e Prudência na Vida Social.   

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Alexander Pope

Destacou-se como um famoso poeta britânico do século XVIII (1686-17441). Alexander Pope foi filho de um comerciante católico, mas o proibiram de estudar em escolas e universidades. Uma tia materna alfabetizou o poeta, escondido recebeu uma boa educação formal. As doenças e a deformidade física o tornaram um homem complicado. Alexander Pope escreveu nos ensaios e poesias as suas definições estéticas e filosóficas. Os seus poemas filosóficos do Ensaio Sobre a Crítica mostrou pensamentos neoclássicos onde defendeu as suas ideias sobre a poesia verdadeira. Na obra Ensaio Sobre o Homem ele mostrou se havia a possibilidade de acabar com as maldades do mundo apoiados na existência do Deus justo e fraterno. O poeta satirizou o comportamento delicado da corte na Inglaterra. Ele se tornou um satirista importante da época Augustano e o primeiro poeta inglês famosos em outros países. Principais obras de Alexander Pole: Essay on Criticism – 1711, The Rape of the Lock – 1712, The Dunciad – 1728.

Bibliografia:

Alexander Pope – Wikipedia, a enciclopédia livre