quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Oscar Wild

Destacou-se como um escritor irlandês de novelas, poesias, contos infantis, dramas e um romance (1845-1900). Oscar Wild escreveu em suas obras frases irônicas e sarcásticas. O escritor nasceu em 16 de outubro de 1854 na cidade Dublin, Irlanda. O pai dele foi o medico William Wild e a mãe escritora Jane Francesca Elgee. O filho recebeu influencias de intelectuais na sua infância e juventude. Os familiares do escritor eram protestantes, mas ele tornou-se católico. Oscar Wild estudou em 1874 a 1878 na Magdalen College de Oxfort. O seu poema Revenno ganhou o concurso de poesia Newdigate. Neste período inspirado escreveu o culto estético A Arte Pela Arte, após algum tempo o nomeou de Dandismo. No livro os artistas enfrentaram as dificuldades do mundo moderno. A sua principal ideia era transformar o período Vitoriano com os talentos das artes. Quando o poeta terminou o curso superior morou em Londres. Publicou o seu primeiro livro Poemas em 1881. No ano seguinte viajou aos Estados Unidos fazendo palestras sobre o movimento estético que ele fundou. Em 1883 visitou Paris, conheceu o escritor Paul Verlaine e abandonou a carreira estética. Quando retornou a Inglaterra casou-se com a filha de um advogado famoso Constance Lloyd. Desta união nasceu dois filhos. Acusaram Oscar Wild de ter um romance com o filho do marquês Lord Alfred Douglas em 1895. Julgaram e condenaram o escritor em 27 de maio de 1895 a dois anos de prisão e trabalhos forçados por contrariar os costumes daquela época. Depois o libertaram do cárcere no dia 19 de maio de 1897. O escritor se mudou para Paris, morou em hotéis simples e se embebedou. O poeta faleceu no dia 30 de novembro de 1900 com meningite em Paris. Principais obras de Oscar Wild: Poemas – 1881, O Príncipe Feliz – 1888, O retrato de Dorian Gray – 1891, Salomé – 1891, A importância de Ser Sério – 1895, A Balada do Cárcere de Reading – 1905, De Profundis – 1905.

Bibliografia:

Biografia de Oscar Wild – eBiografia  

domingo, 24 de novembro de 2024

A Carreira Política

O exercício da atividade politica deve prestar serviços e benéficos a comunidade. A carreira política ao nível local, nacional e internacional precisa defender as causas nobres, resolver os problemas da comunidade local, nacional e das sociedades internacionais. O político que ocupa determinado cargo precisa servir os eleitores. Como as outras profissões existem regras, normas jurídicas e socias, ideologias e respeito aos adversários políticos. O povo inteligente sabe valorizar os seus candidatos que mostram justiça e solidariedade em suas ações. Ao exercer a atividade politica o cidadão empenha-se com atitudes corretas para manter a confiança da comunidade. O elemento ético da democracia mostra o relacionamento entre os governantes e governados baseados no respeito, tolerância, humildade e princípios. A carreira politica se inicia como vereador, prefeito, deputado, senador, governador e presidente. O poder político exercido pelo político dura conforme o seu mandato. Devido a confiança o politico pode ser eleito em outras eleições para o mesmo cargo ou outras ocupações políticas. As ações, valores, projetos, resultados e o reconhecimento do povo mostram a confiança da população em determinado político. O cidadão deve estar preparado para exercer determinado cargo político. Porque deve defender a liberdade, igualdade, direitos e deveres do eleitorado. As boas ações dos políticos são direcionadas a favor de toda a comunidade em benefício do bem comum. Determinados comportamentos utilizados nas campanhas eleitorais enganam dos eleitores para conseguirem os seus votos. Com desrespeito criticam pessoas e instituições por serem seus rivais. Os valores éticos, morais, trabalhistas e políticos são as qualidades da população. O povo merece o respeito do candidato demonstrado em seus projetos e objetivos. O politico ocupa determinado cargo porque foi eleito pelo eleitorado que nele confiou.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Deontologia Profissional na Política. 

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Friedrich Nietzche

Destacou-se como um filosofo, critico cultural, poeta e compositor alemão (1844-1900). Friedrich Nietzche em suas obras criticou a religião, filosofia, moral, cultura contemporânea e a ciências. A sua filosofia central era o valor da vida demonstrando na tradição filosófica continental o existencialismo, pós-modernismo e pós-estruturalismo. Os objetivos do poeta influenciaram diversos pensadores do final do século XIX e começo do século XX. Friedrich Nietzche iniciou a sua carreira como filólogo, pois estudou criticas textuais gregas e romanas. A seguir tornou-se um filosofo. Com vinte e quatro anos em 1869 ele trabalhou na filologia clássica da Universidade de Basileia. No ano de 1889 com quarenta e quatro anos ele teve paralisia progressiva por causa da sífilis. Cuidaram do filosofo a mãe e a irmã dele. Esta mulher chamou-se Elizabete, cuidou do irmão e publicou as suas obras. Friedrich Nietzche colocou o niilismo nos seus livros, pois não acreditou nos valores e na moral imposta pela sociedade. Principais obras de Friedrich Nietzche: O Nascimento da Tragédia no     Espirito da Música – 1871, Assim Falou Zaratustra – 1883, Além do Bem e do Mal – 1886, O Anticristo – 1895.

Bibliografia:

Biografia de Friedrich Nietzche – eBiografia  

 

domingo, 17 de novembro de 2024

Henry James

Destacou-se como escritor de romance e contos (1843-1919). Henry James nasceu nos Estados Unidos depois mudou-se para Londres. Como autor realista ele foi importante no século XIX. O pai dele era o teólogo Henry James Senior irmão do famoso filosofo, psicólogo e médico William James. Ele recebeu uma boa educação do pai. Acompanhou a sua família em uma viagem para a Europa em 1855 quando tinha doze anos. Permaneceram três anos na Inglaterra, Suíça e França. Retornaram aos Estado Unidos em 1858. Henry James iniciou o curso de direito em Havard no ano de 1858. Como se interessou pela literatura parou de estudar no curso superior. Publicou as suas primeiras obras em vários jornais. Em 1868 o escritor viajou para a Inglaterra, Itália e França. Voltou a Cambridge em 1875, no ano seguinte mudou-se a Londres. Depois de vinte anos regressou aos Estados Unidos onde permaneceu por pouco tempo. Durante a Primeira Guerra Mundial o escritor se tornou um cidadão britânico. Henry James dividiu a sua carreira literária em três fases. No inicio ele escreveu sobre as mudanças do país novo com os costumes do continente europeu na década de 1870. Na segunda fase entre 1885 a 1890 o escritor mostrou o naturalismo em suas obras. A partir de 1890 até 1895 o romancista escreveu livros dramáticos. Os livros Taça de Ouro, Os inocentes, As Asas da Pomba A Herdeira e Retrato de uma Mulher foram adaptados e produzidos filmes ao cinema. Principais obras de Henry James: Roderick Hudson – 1876, Os Europeus – 1878, Retrato de uma Senhora – 1881, Os Bostonianos – 1886, Pelos Olhos de Maiseie – 1897, A Volta do Parafuso – 1898, As Asas da Pomba – 1902, Os Embaixadores – 1903, A Taça de Ouro – 1904.

Bibliografia:

Henry James – Wikipédia, a enciclopédia livre         

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Emily Dickinson

Destacou-se como uma poetisa americana (1830-1886). Emily Dickinson publicou dez poemas enquanto viveu. As suas poesias foram inovadoras naquele tempo. Os seus poemas sem nomes e com linhas pequenas usaram letras maiúsculas e pontuações diferentes das publicadas na época. Inúmeras poesias da poeta relataram a morte e imortalidade. Os pais dela se chamaram Edward e Emily Norcross Dickinson. Como a família dela tinha boas condições financeiras Emily Dickinson teve uma excelente formação escolar. A poeta estudou no South Hadby Fermale Seminary para se tornar freira. Devido a falta de vocação ela abandonou o seminário. Depois que a poeta terminou os estudos retornou para a casa dos pais, mas não se casou. Emily Dickinson apreciou a solidão, pois viveu reclusa na casa de seu pai em Amherst. A poeta faleceu de nefrite. Depois do seu falecimento os familiares encontraram mil setecentos e cinquenta poemas escritos após 1850. Principais obras de Emily Dickinson: Poems by Emily Dickinson – 1890, The Poems of Emily Dickinson – 1955.

Bibliografia:

Emily Dickinson – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

     

   

domingo, 10 de novembro de 2024

Democracia e o Poder Municipal

O exercício do poder democrático municipal enfrenta desafios pela aproximação de familiares, amigos, profissionais e religiosos. Inúmeras vezes faltam recursos técnicos, humanos e financeiros. Acontecem divergências para ajudar determinadas comunidades e quais delas necessitam de prioridades. A escolha dos candidatos do poder municipal requer um conjunto de qualidades, princípios, valores e experiencias democráticas. Nas eleições o eleitorado escolhe os seus candidatos. Diversas vezes os políticos não atendem as necessidades do povo anônimo. Nunca existiu um candidato perfeito, mas devem ser valorizados os que comprovam a sua honestidade na vida política. Democracia e o poder municipal conseguem influenciar as decisões dos eleitores através das ações dos políticos locais. No século XXI a democracia não funciona plenamente em todos os países do mundo. Determinados candidatos ou partidos políticos ignoram os problemas sociais de inúmeros cidadãos que não os apoiaram nas eleições. No poder local democrático deve haver dialogo, compreensão e verificação dos resultados para atenderem as necessidades da população. O cidadão político enquanto estiver no seu mandato de prefeito ou vereador precisa mostrar conceitos, atitudes, conhecimentos e habilidades. As dimensões democráticas e politicas devem estar ao serviço da comunidade. Desenvolver e consolidar os valores democráticos e sua aplicação no poder local demonstram a consolidação da democracia e a formação cultural da cidadania. Os melhores exemplos dos candidatos e eleitores são demonstrados na solidariedade, novas oportunidades a população e buscar soluções para amenizar os problemas sociais locais.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Democracia e o Poder Autárquico.  

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Dante Gabriel Rossetti

Destacou-se como um poeta, ilustrador e pintor inglês descendente de italiano (1828-1882). Dante Gabriel Rossetti gostou da poesia medieval principalmente nas publicações do livro Dante. O poeta em parceria com John Everett Millais e William Holman Hunt fundaram em 1848 a Irmandade Pré-Rafaelista. Esses artistas relembraram o romantismo e os novos desafios do século XIX. Rossetti fez alguns trabalhos de ilustrador, mas inspirou outros ilustradores do século XIX e XX. Os seus trabalhos artísticos fazem parte do simbolismo. Principais obras de Dante Gabriel Rossetti: Ecce Ancilla Domini (A Anunciação) – 1850, Beata Beatriz – 1863, Dante´s Dream.

Bibliografia:

Dante Gabriel Rossetti – Wikipédia, a enciclopédia livre