quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Robert Frost

Destacou-se como um poeta dos Estados Unidos no século XX (1874-1963). Robert Frost ganhou quatro prêmios Pulitzer de Poesia. O poeta nasceu em São Francisco, California. Depois do falecimento do pai dele em 1885 a família mudou-se para Nova Inglaterra. O poeta publicou em 1890 o seu primeiro poema. Devido ao seu talento combinou em seus poemas versos populares e modernos, locais e universais. Robert Frost viveu em sua fazendo no campo e escreveu os seus poemas de noite. Após 1906 ele lecionou em tempo integral na Pinkerton Academy. O poeta deu palestras e conferencias. Enquanto morou na Inglaterra de 1912 e 1915 editou os dois primeiros livros A Boy’s Will – 1913 e North of Boston – 1914. Retornou aos Estados em 1915 e pulicou seus dois livros. Ganhou o prêmio Pulitzer com as poesias New Hampshire – 1924 e Collected Poems – 1933. Robert Frost escreveu sonetos, poesias em forma de diálogo, poemas curtos e compridos. Conseguiu demonstrar a simplicidade e a profundidade aos temas como o fogo, gelo e natureza. Mostrou exemplos morais enquanto observou o mundo natural. Como utilizou a linguagem moderna aprovou o uso de linguagem vernácula na literatura. Principais obras do poeta: Fire and Ice – 1920, New Hamphire – 1924, Nothing Gold Can Poems – 1931, Nothing Gold Can Stay, The Road Not Taken. Peças Teatrais: A Way Out, In na Art Factory, The Guadeen.

Bibliografia:

Robert Frost – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

 

domingo, 15 de dezembro de 2024

Mark Twain

Samuel Langhorne Clements destacou-se como um escritor norte-americano, ficou famoso usando o pseudônimo Mark Twain (1835-1910). O escritor se tornou um dos principais autores dos Estados Unidos. Ele escreveu a literatura originalmente americana, pois mostrou as linguagens e gírias de sua nação. Os personagens principais de seus livros foram inspirados em pessoas simples do seu país. Mark Twain nasceu num bairro de Florida, Estado de Missouri, Estados Unidos. A família do escritor mudou-se para a cidade portuária de Hannibal, perto do rio Mississippi em 1839. O escritor conheceu na sua infância barqueiros, missionários e artistas ambulantes. Na sua juventude viajou em barcos no rio, ouviu lendas e viu pessoas diferentes naquele lugar. Estudou numa escola particular, tinha doze anos o seu pai faleceu. No ano seguinte parou de estudar, trabalhou como aprendiz de tipógrafo. No ano de 1850 tornou-se impressor e assistente editorial no jornal do seu irmão Hannibal Journal. Naquela época aprendeu a escrever textos humorísticos. Em 1863 trabalhou como repórter no Virgínia City, usou o pseudônimo de Mark Twain. Ficou famoso em 1865 com do conto A Famosa Rã Saltadora do Condado de Calaveres publicado no Evening Press de Nova York. A partir de 1867 colaborou com dois jornais e viajou a vários países. Editou em 1869 o seu segundo livro Os Inocentes no Estrangeiro. Publicou em 1876 o livro juvenil As Aventuras de Tom Sawyer e sua continuação As Aventuras de Huckleberry Finn em 1884. Os seus leitores aumentaram com a publicação do livro histórico infantil O Príncipe e o Mendigo – 1884. Em suas obras Mark Twain utilizou o humor e criticou a sociedade americana. Nos seus últimos livros com pessimismo não concordou com o puritanismo dos Estados Unidos. Principais obras de Mark Twain: Os Inocentes no Estrangeiro – 1869, As Aventuras de Tom Sawyer – 1876, Vida no Mississipi – 1883, As Aventuras de Huckleberry Finn – 1884, O Príncipe e o Mendigo – 1884. Livros Póstumos: Forasteiro Misterioso – 1916, Autobiografia – 1924.

Bibliografia:

Biografia de Mark Twain - eBiografia 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Paul Valéry

Destacou-se como um escritor, poeta e filosofo francês (1871-1945). Paul Valéry nasceu na cidade Sète da Costa mediterrânea de Hérault, mas viveu em Montpellier. O escritor recebeu uma educação católica tradicional. Frequentou os estudos secundários em Montpellier, fez o curso de direito na universidade de Paris. Paul Valéry publicou os seus primeiros poemas em 1889. O filosofo recebeu influencias da literatura simbolista. A partir de 1894 o escritor trabalhou de redator no Ministério de Guerra. Após a Primeira Guerra Mundial Paul Valéry se dedicou a literatura. Em 1925 tornou-se membro da Academia Francesa. No dia 25 de julho de 1940 ele recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’lago da Espada de Portugal. Principais obras de Paul Valéry: Le june Parque – 1917, Charmes – 1917, Amphion – 1931, Sémiramis – 1934, Variété I et II, Variété III – 1936, IV – 1938, et V -1944, Mon Faust – 1946.

Bibliografia:

Paul Valéry – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 8 de dezembro de 2024

O Autarca e a Democracia

Os benefícios e problemas sociais de uma comunidade variam de acordo com a sua localização geográfica de interior, capital ou litoral. As comunidades rurais e semiurbanas precisam da intervenção do autarca. As populações rurais e semiurbanas são abrangidas pelas leis gerais no caso português a Lei das Autarquias Locais. Os conhecimentos e habilidades variam de acordo com o politico que exerce determinado cargo. O candidato a autarca demonstra os valores da família, respeito e trabalho. A família tradicional portuguesa é composta pelo casamento de um homem com uma mulher, seus filhos e netos. Existe diversos modelos de famílias onde os seus parceiros são felizes. O candidato a autarca quando eleito preocupa-se com o bem estar das famílias. Trabalha em beneficio da educação, saúde, trabalho e habitação. A felicidade da comunidade está na educação das famílias na escola, igreja, empresa e outros lugares sociais. A Escola dos Pais representa as responsabilidades do casal e a proteção de seus filhos. A convivência feliz de uma família se reflete na comunidade demonstrando amor, segurança, trabalho e solidariedade. As atitudes do autarca para a sua comunidade é mostrada na redução dos conflitos sociais, cooperação entre as famílias e as instituições locais. A educação dos pais e de todos os membros de uma família mostra o diálogo e a cooperação de diferentes gerações. A estabilidade das famílias reflete-se na convivência com respeito na comunidade. Uma iniciativa do autarca é promover a participação do cidadão na atividade produtiva da sociedade. Participar da vida cívica depende de varias formas mostrando a democracia na vida social e no trabalho. O autarca em sua comunidade defende os mais carentes procurando beneficiá-los com o trabalho e melhores condições as suas famílias. O autarca trabalhando a serviço da comunidade assume o compromisso de estar ao lado das famílias para ajudar a solucionar diversos problemas como o desemprego, saúde, educação e habitação. A educação dos jovens é fundamental na formação de suas próprias famílias e das próximas gerações da sociedade.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). O Autarca, A Família e o Trabalho.  

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Marcel Proust

Destacou-se como um romancista, ensaísta e crítico literário francês (1871-1922). Marcel Proust inovou quando narrou a sua obra em primeira pessoa. O romancista nasceu em 10 de julho de 1871. Os seus pais se chamaram Adrien Proust e Jeanne Will. Como teve uma saúde sensível aconteceu o seu primeiro ataque de asma aos nove anos. Enquanto estudou no ensino secundário na escola Lyceë Condorcet descobriu sua vocação literária. Marcel Proust e alguns amigos fundaram a revista de Banquet em 1892. O romancista escreveu para Reviu Blanche sobre os salões aristocráticos de Paris. Terminou o bacharelado em Artes na Universidade de Sorbonne em 1895. Tornou-se um funcionário da Biblioteca de Mazarino de Paris. O ensaísta reuniu as suas crônicas, contos e poemas no livro Os Prazeres e os Dias editado em 1895. Depois do falecimento de sua mãe em 1905 Marcel Proust teve problemas de saúde e depressão. A partir desta data o romancista dedicou-se a sua principal obra Em Busca do Tempo Perdido composto por sete livros. Devido ao talento do escritor esta obra destacou-se na literatura mundial. Os livros narraram a autobiografia de Marcel Proust e os dramas do escritor. A primeira obra descreveu a infância e adolescência do herói Swan. No segundo e terceiro livro o personagem principal participou da vida social com amores e desilusões. As edições seguintes narraram amores proibidos, brigas e ciúmes. No ultimo volume o personagem principal retornou aos antigos lugares onde viveu e descobriu que toda esta aventura pode ser relembrada na literatura. A obra Em Busca do Tempo Perdido foi adaptada ao cinema e filmaram alguns filmes inspirados nos livros da coleção. Principal obra de Marcel Proust – Em Busca do Tempo Perdido: No caminho de Swan – 1913, As Sombras das Raparigas em Flor – 1919, O Caminho de Guermantes – 1921, Sodoma e Gomorra – 1922, A Prisioneira – 1923, A Fugitiva – 1925, O Tempo Redescoberto – 1927.

Bibliografia:

Biografia de Marcel Proust – eBiografia 

domingo, 1 de dezembro de 2024

Sigmund Freud

Destacou-se como um médico neurologista e psicanalista australiano (1856-1939).  Sigmund Freud aplicou na pratica os fundamentos teóricos para compreender a psicanalise humana. Com os seus conhecimentos influenciou a literatura, arte e diversos setores do conhecimento. O neurologista nasceu em Freiberg, Morávia, Império Austríaco. Os seus pais se chamaram Jacob Freud e Amalia Nathansan. Quando ele tinha quatro anos junto com os seus familiares mudou-se a Viena. Freud na sua infância demonstrou ser um aluno inteligente. Começou a estudar no curso de medicina na Universidade de Viena com dezesseis anos. Ele admirou as pesquisas do fisiologista E. W. von Brucke. Freud trabalhou de especialista de histologia do sistema nervoso de 1879 a 1882. Enquanto o médico trabalhou numa clinica de crianças descobriu uma determinada paralisia cerebral. No ano de 1884 conseguiu curar em um paciente os sintomas de histeria auxiliado pelo sono hipnótico. No ano seguinte terminou o mestrado de neuropatologia. A partir de 1889 o neurologista estudou os causadores das neuroses infantis e o denominou como teoria do Complexo de Édipo. Freud tornou-se a pai da psicanalise quando estudou o inconsciente. O médico enfrentou diversas rivalidades dos cientistas que não aceitaram as suas pesquisas. Devido aos problemas de saúde no ano de 1923 precisou fazer uma operação onde os médicos tiraram um tumor no palato. Como tinha descendência judaica enfrentou inúmeros problemas com o nazismo. Viveu o resto de sua vida em Londres, Inglaterra. Principais obras de Sigmund Freud: A Interpretação dos Sonhos – 1900, Psicopatologia na Vida Cotidiana – 1904, Três Ensaios Sobre a Teoria de Sexualidade – 1905, Totem e Tabu – 1913, O Mal Estar da Civilização – 1930, Moisés e o Monoteísmo – 1939.

Bibliografia:

Biografia de Sigmund Freud – eBiografia