domingo, 28 de setembro de 2025

Migrações e suas Consequências

Está crescendo mundialmente os fluxos migratórios. A maioria dos imigrantes desejam permanecerem legalmente no país imigrado. Mas enfrentam diversos problemas como se enquadrarem nos costumes econômicos, sociais, políticos e éticos da nova pátria. Faltam moradias com preços acessíveis para as pessoas vindas de outras nações. A Constituição da Republica Portuguesa garante uma habitação decente para os homens. Outra dificuldade é a educação e formação profissional. O Povo Português é uma população de emigrantes morando em diversos lugares do mundo. A capacidade de adaptação, simpatia e os esforço foram os segredos da colonização portuguesa. Tornou-se necessário o respeito reciproco, importante para mudar de opiniões e compartilhar a vida com outras pessoas. O povo de Portugal tem comportamentos pacíficos, hospitaleiros e tolerantes. A população portuguesa possui valores humanistas e solidários transmitidos aos turistas e imigrantes. O desenvolvimento da cidadania participativa esta presente na educação intercultural. A diversidade de culturas reflete os costumes, identidades, religiões e histórias das pessoas. Portugal consegue dar bons exemplos ao mundo por acolher dignamente os imigrantes. Os seres humanos vindos de outros países precisam colaborarem com comportamentos pacíficos, democráticos e interculturais. A multiculturalidade envolve toda a sociedade nos atos dos homens demonstrando a construção da paz, amor, felicidade, bem comum e respeito pelas diferenças. A liberdade e igualdade estão presentes no respeito mutuo pelas diferenças culturais, politicas e intelectuais. O projeto de educação intercultural se manifesta na acolhida dos cidadãos locais aos imigrantes. Depois os ajudam a se adaptarem aos costumes da nova nação. A diversidade ética de Portugal procura dar novas oportunidades aos estrangeiros, principalmente aos oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa destacando os brasileiros. Cada imigrante fará a sua parte ao processo de adaptação aos costumes do país imigrado. Os relacionamentos sadios são essenciais para a aprendizagem dos imigrantes. Em qualquer lugar do mundo os cidadãos devem respeitar as leis, tradições e costumes da sociedade em que vivem. A população portuguesa sempre acolheu e deu bons exemplos aos imigrantes.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2025). Interculturalidade e Migrações.     

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Pequim

Destaca-se como a capital da China. Pequim possui mais de vinte e um milhão de habitantes e se tornou uma das cidades mais populosas do mundo. O município está localizado no norte da China perto da província Hebei. A capital impressiona pela sua cultura, educação e politica no seu país. Em Pequim funcionam inúmeras empresas estatais chinesa, o maior número do mundo. Na cidade estão as quatro maiores instituições financeiras do planeta. Inúmeros bilionários morando em Pequim a transformaram numa capital bilionária da Terra com uma grande riqueza total. O município possui um importante centro de transportes. O Aeroporto Internacional de Pequim-Capital é um dos mais movimentados do mundo. A rede do metrô da cidade é a mais comprida e com o maior número de usuários do planeta. Aeroporto Internacional de Pequim-Daxing possui uma construção especial em seu terminal aeroportuário. Pequim é uma cidade histórica com arquiteturas tradicionais e modernas. Cercada por montanhas possui muralhas antigas internas e externas. Neste lugar construíram palácios, templos, jardins, túmulos, muros e portões. Diversas universidades localizadas na cidade foram classificadas entre as melhores do mundo com inovações cientificas e tecnológicas. Pequim sediou em 2022 os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Principais pontos turísticos de Pequim: Cidade Proibida, Templo do Céu, Grande Muralha, Tiananmem, Grande Canal, Palácio de Verão, Grande Salão do Povo, Grande Teatro Nacional.

Bibliografia:

Pequim – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

domingo, 21 de setembro de 2025

Déli

Destaca-se como a capital da Índia e a segunda cidade mais populosa do seu país. A região metropolitana de Nova Deli possui cerca de vinte e três milhões de duzentos mil habitantes e se tornou uma das maiores populações do mundo. Fundaram a cidade a 50 anos a.C., Déli está situada no norte da Índia entre as colinas Aravalli e o rio Yamuna. A sua localização auxiliou as rotas comerciais que circularam do nordeste até as planícies do rio Gangas. Em 1638 nomearam Déli como capital do Império Mogol. Depois que o Império Britânico conquistou a maior parte da Índia em 1803 transferiram a capital para Calcutá. A Índia ficou independente do Império Britânico em 1947. Construíram Nova Deli na parte sul da cidade antiga. Após a reurbanização declararam-na como capital do governo indiano. No município funcionam o Parlamento Indiano e importantes órgãos da nação. Os principais idiomas da Índia são o hindu, urdu, panjali e o inglês. A cidade possui grandes centros comerciais. Na região norte tem áreas planas agrícolas e no sul as colinas áridas com uma complementação da Cordilheira de Aravalli. No clina subtropical unido de Déli os verões são quentes e longos e os invernos suaves. As principais atividades da cidade são os serviços de tecnologia de informação, telecomunicações, hotéis, bancos, mídia e turismo. O setor manufatureiro, construção, energia, telecomunicações, imobiliária, saúde e serviços a comunidade fazem parte da economia do município. Principais pontos turísticos de Déli: Templo de Lótus, Porta da Índia, Túmulo de Humaium, Praça Connaught, Templo de Akshardham.

Bibliografia:

Déli – Wikipédia, a enciclopédia livre  

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Cairo

Destaca-se como a capital do Egito e a maior cidade da África. O município está próximo do rio Nilo e das pirâmides famosas, por exemplo, Grande Pirâmide de Quéops. A cidade foi fundada pelo siciliano Jaur do califado Fatímidas. O município recebeu o nome de Cairo em homenagem aos fatímidas. Este lugar foi invadido pelos mamelucos, otomanos e britânicos. Tornou a capital do Egito em 1922. Cairo é a sede da Liga Árabe composta pela Liga dos Estados Árabes. A cidade parece um museu com construções antigas e modernas, com vida e diversidades, representando várias culturas e inúmeras civilizações. O município possui mais de dez milhões de habitantes. A região metropolitana formada por diversas cidades possui cerca de vinte e um milhão, setecentos e cinquenta mil moradores. Esta metrópole tem o maior numero de habitantes no continente africano. Cairo possui um clima árido com verões quentes e invernos suaves. A cidade Cairo destacou-se no Egito desde a sua fundação. O comercio é importante no município. A capital do Egito teve um crescimento rápido, a urbanização transformou o lugar com as construções de inúmeros edifícios. Milhares de turistas visitam anualmente Cairo, principalmente o centro histórico, Patrimônio da Humanidade. A cidade possui hospitais modernos. A educação é composta por colégios, institutos e universidades internacionais. Principais pontos turísticos de Cairo: Centro Histórico da Cidade, Rio Nilo na parte central do município, Mesquita de Ibn Tulun, Torre do Cairro, Rua Talaat Harb, Palacio Baron Empain, Cidadela do Cairo, Ópera do Cairo.

Bibliografia:

Cairo – Wikipédia, a enciclopédia livre  

 

domingo, 14 de setembro de 2025

Cidade do México

Destaca-se como a capital do México e a cidade mais populosa do seu país. A Cidade do México se localiza no Vale do México. O município possui mais de nove milhões de habitantes. A cidade faz parte do Vale do México formada por mais de quarenta municípios e residem cerca de vinte milhões de habitantes. Cidade do México capital do México foi fundada no século XIX. Como era a capital do Império Asteca os colonos espanhóis a destruíram em 1524. Nos anos seguintes os colonizadores a reconstruíram seguindo os padrões do Império Espanhol. No século XVI a cidade recebeu o nome de México. Nos dois séculos seguintes tornou-se um centro político e administrativo das colônias da Espanha na América. A partir do século XVIII tornou-se a cidade mais populosa do México. Cidade do México foi a capital do Império Asteca, a seguir capital do Vice-Reino da Nova Espanha e depois capital do México. Construíram o município na região do lago Texccoco, pois o drenaram no século XVII. A cidade está localizada a cerca de dois mil e duzentos metros acima do mar repleta de montanhas e vulcões com mais de cinco mil metros de altura O município possui a principal economia, cultura e politica de sua nação. Destaca-se como uma das maiores metrópoles do mundo.  O idioma principal é o espanhol, inglês também é falado na cidade. Principais pontos turísticos da Cidade do México: Torre Latinoamericana, El Ángel de la Independencia, Museu Soumaya, Monumento a la Revolicion, Castelo de Chapultepec, Catedral Metropolitana no Zócala, Palace of Fine Arts, Parque La Mexicana em Santa Fé.

Bibliografia:

Cidade do México – Wikipédia, a enciclopédia livre  

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Xangai

Destaca-se como a maior cidade da China além de ser uma das mais populosas do mundo. Xangai localiza-se perto do rio Yangtzé, o Porto de Xangai é um dos portos mais importantes do planeta. O município tornou-se um grande centro financeiro com negócios, educação, ciências, tecnologia e turismo. Xangai surgiu numa vila de pescadores e depois se transformou numa cidade mercantil. A partir do século XIX ficou famosa devido as transações comerciais e pela localização do seu porto. Tornou-se um importante polo comercial e financeiro da Asia depois de 1930. Mas a sua influência diminuiu após 1949. Devido as reformas econômicas a partir de 1990 Xangai retornou nas finanças e investimentos estrangeiros. A cidade destaca-se como um centro financeiro internacional. Possui a Bolsa de Valores de Xangai e a Zona de Livre Comércio de Xangai. O município é um dos centros financeiros mais competidos no mundo. Funcionam instituições educacionais famosas, por exemplos, Universidade Fundan, Universidade Jiao Tong e Universidade Normal do Leste da China. Xangai é vista como uma economia chinesa importante no mundo. A cidade possui um panorama urbano moderno e museus e edifícios históricos. Principais pontos turísticos de Xangai: Panorama urbano de Pudong, Jardim Yuyuan, Rua de Nanquim, Bund, Museu de Xangai, Museu de Arte da China, distrito de Huangpu localizado na Cidade Antiga de Xangai, Templo de Deus da Cidade, Torre Pérola Oriental.

Bibliografia:

Xangai – Wikipédia, a enciclopédia livre  

 

domingo, 7 de setembro de 2025

Imigração e Cidadania

O imigrante busca em outros países melhores condições de vida que não encontrou na sua terra natal. Atualmente devido as condições de mobilidade em diversos lugares é permitido da circulação de pessoas. Devido a inúmeros problemas muitos imigrantes enfrentam piores condições de vidas do que aquelas do seu país de origem. Várias nações desenvolvidas pretendem evitar a entrada de estrangeiros vindos de países subdesenvolvidos. A imigração e cidadania buscam garantir a integridade de vida dos cidadãos. O imigrante precisa se habituar ao modo de vida, costumes e culturas da nova pátria. O problema de imigração é um fenômeno milenar que levaram milhares de pessoas a imigrarem para outros países. Em diversas nações os direitos dos imigrantes não são respeitados. O fluxo imigratório ocorre em dois sentidos onde os países de origem e os recipientes trocam benefícios. A imigração legalizada entre as nações demonstram uma atitude de reciprocidade. Os critérios para o imigrante ser considerado um cidadão no país recipiente está no uso dos direitos e deveres da cidadania. A democracia se modifica continuamente de acordo com as mudanças ocorridas na sociedade. O multiculturalismo também enfrenta diversos problemas de acordo com as transformações humanas. Os cidadãos conseguem benefícios e dificuldades de sobreviverem nos países imigrados. Apesar dos problemas no coração do homem existe a esperança de ter uma vida digna em qualquer lugar do mundo. Desde a origem da humanidade os seres humanos desejam implantar ações mais adequadas e justas para os cidadãos viverem com dignidade. Precisa haver dialogo, solidariedade, justiça, cooperação e tolerância entre os homens em benefício dos valores humanos.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2025). Imigração, Cidadania e Identidade Nacional. 

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Bombaim

A cidade é a capital do estado de Maarastra além de ser a maior cidade da Índia. O município foi nomeado oficialmente de Mumbai. Possui mais de doze milhões de habitantes sendo o segundo mais populoso do seu país e o quarto do mundo. Bombaim localiza-se nas margens do Oceano Indico, tornou-se o maior centro comercial e econômico da Índia. Possui importantes instituições financeiras, por exemplos, Reserve Bank of Índia – banco indiano e as Bolsas de Valores de Bombaim e da Índia. A cidade é considerada a mais abastada do seu país. Destaca-se nas atividades portuárias, com setenta por cento de sua nação. Os portos de Bombaim são modernos e possui uma posição estratégica no continente asiático. O município recebe imigrantes de seu país e das nações vizinhas devido as oportunidades comerciais e bom nível de vida. O nome oficial da cidade foi inspirado no de uma deusa adorada no templo de Mumbadevi. Bombaim era um arquipélago formado por sete ilhas. Os homens começaram a habitar neste lugar a cerca de duzentos e cinquenta anos a.C. nomeado como Heptanésia. No século XX a cidade se tornou um importante centro urbano. Atualmente a sua região formou a Grande Bombaim. Esta localizada no rio Ulhas, costa ocidental da Índia. No litoral denominado Concão. Como situa-se na zona tropical na frente do mar Arábico possui as estações úmida e a seca. O marati é o idioma oficial do estado de Maarastra. O inglês e a bambaiya são línguas importantes da cidade. Bombaim é um importante centro cultural do seu país. Destacando-se Bollywood, centro de cinema e televisão indianos. Principais pontos turísticos de Mumbai: Panorama urbano de Bombaim, Portal da India, World One, Marine Drive, Tay Mahal Palace, Ponte Marítima Bandorá-Worli.

Bibliografia:

Bombaim – Wikipédia, a enciclopédia livre