quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Seul

Destaca-se como a capital da Coreia do Sul. Seul em parceria com a cidade vizinha de Incheon e a província de Gyeonggi foram a metrópole de Seul com vinte e cinco milhões de habitantes. Esta região metropolitana é uma das mais populosas do mundo. Seul esta localizada no noroeste da península coreana cercada de montanhas as margens do rio Han. O município foi fundado no século XVIII a.C. pelo reino Baekje um dos Três Reinos da Coreia. Continuou sendo a capital coreana na Dinastia Joseon que durou cerca de quinhentos anos de 1392 a 1897. Proclamaram o Império Coreano em 1897. Seul é considerada uma cidade importante no sistema econômico mundial. Na capital sul-coreana funcionam as sedes das fabricas de Fortune Global 500, por exemplos, Samsung, LG e Hyundai. Seul destaca-se na tecnologia, possui um dos maiores sistemas de metrô do mundo. O Aeroporto Internacional de Incheon é um dos melhores aeroportos do mundo. Possui edifícios altos, especialmente o Lotte World Tower como um dos mais altos da Coreia do Sul. A cidade é visitada anualmente por milhares de turistas vindos da China, Japão e Tailândia. No município aconteceram os Jogos Asiáticos de 1986, Jogos Olímpicos de Verão de 1988 e a Copa do Mundo Fifa de 2002. A cidade tem cinco patrimônios mundiais da Unesco: Complexo de Palácios de Ch`angdo-Kkung, Fortaleza de Hwasong, Santuário de Chongmyo e os Túmulos Reais da Dinastia Joseon. Principais pontos turísticos de Seul: Assembleia Nacional, Deoksung, Gyeong-bokgung, Latte World Tower, Ponte Seongsan, Bridge do Rio Han.

Bibliografia:

Seul – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Banguecoque

Destaca-se como a capital de Tailândia. Banguecoque possui cerca de oito milhões duzentos e oitenta mil habitantes além de ser a cidade mais populosa do seu país. A metrópole de Banguecoque tem cerca de quatorze milhões e sessenta e cinco mil moradores. O município situa-se no centro da Tailândia na margem oeste do rio Chao Phraya. Fundaram Banguecoque como um posto comercial do Reino de Aiutaia no começo do século XV. A cidade cresceu e se tornou duas capitais denominadas Thonburi em 1768 e Rattanakosin em 1782. Tailândia usou o nome de reino de Sião até 1939. O município se modernizou no século XIX. A cidade aumentou bastante de 1960 a 1980. Influenciou a economia, educação, política, meios de comunicações e a sociedade da Tailândia e do Sudeste Asiático. Devido aos grandes investimentos econômicos dos novos tigres asiáticos após 1980 inauguraram bastante fabricas multinacionais em Banguecoque. Atualmente a cidade se tornou forte nos negócios e finanças regionais. Destaca-se como um polo internacional de saúde e transporte, regional nas artes, entretenimento e moda. A capital possui um patrimônio arquitetônico e cultural com diversos palácios, museus, templos, teatros, bibliotecas e universidades. Inúmeros lugares de turismo transformaram a cidade e recebe milhares de turistas do mundo. Principais pontos turísticos de Banguecoque: Distrito Financeiro de Sathon, Monumento à Democracia, What Phra Kaew, Wat Arun, Grande Palácio Real, Sao Chingcha, Wat Benchamabophit.

Bibliografia:

Banguecoque – Wikipédia, a enciclopédia livre  

   

domingo, 14 de dezembro de 2025

Lima

Destaca-se como a capital do Peru. Lima possui cerca de oito milhões e quinhentos mil habitantes. A cidade em parceria com o porto marítimo El Callao formam a metrópole de Lima com aproximadamente doze milhões de moradores e se tornou a cidade mais populosa do seu país. Lima situa-se nos vales dos rios Chillón, Rimac e Lurin no meio do litoral peruano próximo do oceano Pacifico. O colonizador espanhol Francisco Pizarro fundou o município em 18 de janeiro de 1535 denominada de Cidade dos Reis. A seguir foi a capital do Vice-Reino do Peru. Depois da independência do país Lima se tornou a capital do Peru. Antes da chegada dos colonizadores espanhóis no século XV este lugar fazia parte do Império Inca. A partir de 1532 os colonos vindos da Espanha lutaram contra os indígenas. Depois de derrota-los colonizaram este território. Diversas construções Incas foram preservadas com o passar dos anos. Lima destaca-se na economia do seu país. A metrópole tem milhares de lojas e a maior parte das fabricas do Peru. A maioria das industrias utilizam alimentos, produtos químicos e têxtil. Em 1980 a Unesco declarou a parte histórica de Lima como Patrimônio da Humanidade. No turismo são destacados a arquitetura colonial, as igrejas, as muralhas e as praias situadas na Rodovia Pan-Americana. Principais pontos turísticos de Lima: San Isidro, Miraflores, Farol La Marina, Catedral Metropolitana de Lima, Praça Maior de Lima, Basílica e Convento de São Francisco de Lima, Parque da Reserva.

Bibliografia:

Lima – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Jacarta

Destaca-se como a capital da Indonésia. Jacarta possui cerca de dez milhões quinhentos e sessenta e dois mil habitantes além de ser a cidade mais populosa do seu país. A metrópole tem aproximadamente trinta e cinco milhões e novecentos e três mil habitantes além de ser a segunda região metropolitana com o maior numero de moradores do mundo. Jacarta é um polo cultural, econômico e político da Indonésia. Devido ao bom padrão de vida na cidade residem migrantes vindos de diversos lugares. O município se destaca como um centro histórico do Sudeste Asiático. Fundaram Jacarta no século IV denominada Sunda Kelapa, pois tinha um porto importante no Reino de Sonda. Depois se tornou a capital das Índias Orientais Neerlandesas e a chamaram de Batávia em 1619. A cidade recebeu o nome de Jacarta em 1949.  Até 1960 foi um município de Java Ocidental, a província com o maior numero de habitantes da Indonésia. A seguir se tornou a capital de sua nação. O sistema econômico da cidade é importante para o mundo. Jacarta destaca-se por ser a sede de diversas empresas domesticas e multinacionais. Na capital funcionam diversos institutos financeiros da Indonésia, por exemplos, a bolsa de valores e o banco central. O idioma indonésio é a língua oficial da cidade. Principais pontos turísticos de Jacarta: Triângulo Dourado de Jacarta, Monumento Selamat Datang, Palácio da Independência, Museu Nacional, Galaria Nacional, Kota Tua Jakarta, Monumento Nacional.

Bibliografia:

Jacarta – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 7 de dezembro de 2025

Bogotá

Destaca-se como a capital da Colômbia. Bogotá possui cerca de sete milhões e quatrocentos mil habitantes além de ser o maior município do seu país. A metrópole tem aproximadamente nove milhões e cento e cinquenta mil moradores. Bogotá esta situada na parte central de sua nação, no planalto Savana de Bogotá da Cordilheira Central dos Andes. A capital está a dois mil seiscentos e quarenta metros acima do nível do mar, tornou-se a terceira capital com o maior nível de altitude da América Latina. No município faz frio o ano inteiro. O colonizador espanhol Gonzalo Jimánaz de Quesada no dia 6 de agosto de 1538 fundou Bogotá como capital do Novo Reino de Granada. Depois da guerra de Boyacá no ano de 1819 o país Grã-Colômbia ficou independente e Bogotá se tornou a capital desta nação. Atualmente a cidade continua sendo a capital da Colômbia. O município se destaca como centro artístico, administrativo, cultural, econômico, industrial e politico do seu país. A cidade se tornou o principal lugar de economia e finanças da Colômbia e dos Andes. A capital possui o maior numero de universidades da nação. Na cidade funciona o Aeroporto Internacional El Dourado com grande numero de passageiros e volumes de cargas. Principais pontos turísticos de Bogotá: Praça Bolivar, Palácio da Justiça, Catedral Primacial, Capitólio Nacional, La Candelaria, Museu de a

Bibliografia:

Bogotá: Wikipedia, a enciclopédia livre 

 

 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Paris

Destaca-se como a capital da França. Paris possui cerca de dois milhões e cento e cinquenta mil habitantes além se ser a cidade mais populosa do seu país. A metrópole tem aproximadamente doze milhões e quinhentos e trinta mil habitantes. A partir do século XVII o município se tornou um centro de artes, ciências, comercio, diplomacia, finanças e moda da Europa. Paris destacou-se na história dos homens devido a sua posição geográfica com rotas comerciais e fluviais. No século X ficou uma cidade importante francesa, construíram palácios reais, abadias e uma catedral. Durante o século XII começou o ensino europeu e as artes. Paris foi um centro político no século XVII. Brilhou na cultura, artes e lazer nos séculos seguintes. O município é um dos principais polo comercial e econômico da França. Possui uma importante rede aeroportuária, ferroviária e rodoviária. Na cidade funcionam o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle e o Aeroporto de Paris-Orly. O metrô da capital denominado metro-metropolitano de Paris começou a funcionar em 1900. Atualmente este sistema de transportes é um dos mais movimentados do mundo. Milhares de turistas visitam anualmente Paris. Na cidade aconteceram os Jogos Olímpicos de Verão em 1900, 1924 e 2024. Realizaram as Copas do Mundo Fifa de 1938 e 1998. Principais pontos turísticos de Paris: Torre Eiffel, Rio Sena, Torre Saint-Jacques, Arco do Triunfo, Catedral de Notre-Dame, Basílica do Sagrado Coração de Jesus, Panteão, Palais Garnier, Museu do Louvre.

Bibliografia:

Paris – Wikipédia, a enciclopédia livre