domingo, 22 de julho de 2018

O Valor do Patrimônio Humano

Os comportamentos e objetivos do homem demostram o seu caráter na convivência com os seus semelhantes. Mas é influenciado pelo mundo em que vive, como por exemplo os seus familiares, amigos de escola e trabalho, heróis e vilões da sociedade. Costume éticos e morais contribuem para a formação do cidadão trabalhador e honesto.
Devido aos avanços científicos e tecnológicos os seres humanos têm acesso a muita informação com a ajuda do rádio, televisão, internet, telefone celular... Essas invenções podem influenciar o indivíduo a ser bom ou mal. A solidariedade, amizade, educação, liberdade, cidadania, cultura e religião transmitem valores indispensáveis para a boa convivência entre os homens. Infelizmente aumentou muito as guerras, violência, assassinatos, agressões físicas e verbais no mundo. Inúmeros cidadãos em busca da felicidade se viciam em bebidas alcoólicas, drogas, pornografia e brigas. Muitos acham que poderão comprar a felicidade com o dinheiro.
A omissão de milhões está destruindo o respeito e os bons costumes entre cidadãos. O homem é um ser humano com valores éticos. Sem os valores éticos e morais a sociedade se transformará em uma selva. Se quisermos deixar bons exemplos para as futuras gerações precisamos transformar o mundo com as nossas boas ações. Devemos semear a paz, com humildade seguindo os exemplos de Jesus Cristo, pois amou os seus semelhantes. Discernindo o que traz a felicidade aos homens e o que os fazem sofrer. Como cada pessoa tem a sua própria opinião deve ser respeitado os seus ideais.
Os seres humanos possuem as suas qualidades e comentem os seus erros. Antes de criticar os outros precisamos analisar os nossos próprios comportamentos. Por exemplo, estou sendo solidário com os meus semelhantes ou os manipulo para atingir os meus objetivos? A pessoa convivera harmoniosamente na comunidade se estiver em paz consigo mesma. Todos possuem problemas e dificuldades em suas vidas. Para darmos significado a nossa existência precisamos ter metas e objetivos.
Apenas o nosso Criador dará sentido as nossas vidas, Jesus Cristo nos ensinou como convivermos pacificamente com os nossos irmãos. Ajudaremos a construir uma sociedade mais justa e fraterna trabalhando com amor e solidariedade principalmente com os mais carentes. Encontraremos a felicidade em nossas pequenas e boas ações.

Bibliografia:
Léo, Padre. Buscai as coisas do alto / Pe. Léo – 93. Ed. – São Paulo: editora Canção Nova, 2015.
Patrimônio Humanista - Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo, Presidente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal.
Blog Pessoal: http://diamantinobartolo.blogspot.com
    Facebook: https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário