quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Nelson Mandela

Ele foi presidente da África do Sul (1918-2013). Destacou-se sendo o líder do movimento contra o Apartheid, pois esta legislação segregava os negros no país. Nelson Mandela foi condenado a prisão perpetua em 1964. Devido a pressão internacional o libertaram em 1990. Como lutou pelos direitos de seu povo e contra o regime de exploração racial recebeu o Prêmio Nobel da Paz em dezembro de 1993.
Nelson Mandela nasceu no dia 18 de junho de 1918 em Mvezo, África do Sul. A família dele possuía nobreza tribal, recebeu o nome de Rolihiahia Dalibhunga Mandela. Quando ingressou na escola primaria em 1925 a professora colocou nele o nome de Nelson, homenageando o Almirante Horátio Nelson. Pois tinham um costume de dar nomes ingleses as crianças que estudavam na escola. Com nove anos ele ficou órfão de pai, o regente do povo Tambu cuidou dele. Concluída a sua formação simples entrou numa escola exclusiva para negros onde estudou a cultura ocidental. Nelson Mandela em 1939 ingressou no curso de direito na Universidade de Fort Hare, a primeira faculdade da África do Sul a disponibilizar cursos superiores para negros.
Como ele protestou contra a falta de democracia naquela instituição precisou abandonar o curso. Após mudar-se a Joanesburgo percebeu o bárbaro regime imposto aos negros. Os colonizadores europeus deixaram como herança o racismo na África do Sul, apoiados na ideia de superioridade racial do homem branco. Os colonizadores deixaram leis sustentando o regime de apartheid (separação) por muitos anos. Proibiam o casamento interracial, brancos e negros moravam em lugares separados, nas escolas, hospitais... eram estabelecidos locais distintos as duas raças.
A segregação racial, falta de direitos políticos e civis, o confinamento dos negros nas regiões impostas pelo governo branco provocou sofrimentos e massacres na população negra sul-africana porque queriam o fim do apartheid. Nelson Mandela foi um notável líder do movimento negro na África do Sul. O governo perseguiu, torturou e condenou vários líderes negros. Condenaram-no a prisão perpetua em 1964. Na década de 80 reprovavam internacionalmente o apartheid, no plebiscito aprovaram o final do regime.
No dia 11 de fevereiro de 1990 o presidente da África do Sul Frederik de Klerk libertou Nelson Mandela depois de ficar preso durante 26 anos. Em 1993 ele e o presidente assinaram uma nova Constituição sul-africana finalizando mais de 300 anos de dominação politica da minoria branca. África do Sul seria um regime democrático multirracial. No mesmo ano Nelson Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz por lutar pelos direitos civis e humanos em seu país.
Depois de varias longas negociações aconteceu as eleições multirraciais em abril de 1994 na África do Sul. Elegeram Nelson Mandela presidente, em seu governo aprovou leis em favor dos negros. Ele governou até 1999, a seguir elegeram o seu sucessor. Em 2006 a Anistia Internacional o premiou por lutar pelos direitos humanos. Após deixar a presidência foi morar com a esposa Graça Machel num pequeno vilarejo de Qunu. Fundaram uma instituição em defesa dos direitos humanos. Nelson Mandela faleceu no dia 05 de dezembro de 2013 em Joanesburgo, África do Sul.
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” – Nelson Mandela

Bibliografia:
Biografia de Nelson Mandela – eBiografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário