quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Suriname

País localizado na América do Sul. Faz fronteira ao norte pelo oceano Atlântico, no leste pela Guiana Francesa, ao sul pelo Brasil e oeste por Guiana. Suriname é o menor país da América do Sul. Residem quinhentos e cinquenta mil habitantes. A capital da nação é a cidade Paramaribo.
Diversas tribos indígenas moraram no Suriname antes da chegada dos colonizadores europeus. No final do século XVII os holandeses dominaram o país. Na colônia utilizaram o cultivo e a escravidão africana. Após a libertação dos escravos contratam os colonos da Ásia.
A partir de 1954 Suriname tornou-se membro do Reino dos Países Baixos. Ficou independente no dia 25 de novembro de 1975. Manteve cooperação política, econômica e cultural com a Holanda. Suriname possui culturas caribenhas além de integrar a Comunidade do Caribe – CARICOM.
O idioma oficial do Suriname é o neerlandês, mas a população utiliza o Sranan ou surinamês, uma língua crioula inspirada no inglês. Desde a colonização a população do Suriname continua diversificada com inúmeros grupos linguísticos, éticos e religiosos.

Bibliografia:
Suriname – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Paraguai

País localizado no centro da América Latina. Possui fronteiras com Bolívia pelo norte e oeste, Brasil a leste e oeste e Argentina no sul e sudeste. Paraguai não tem saída para o mar. Residem no país cerca de seis milhões e quinhentos mil habitantes. A capital da nação é Assunção. O idioma Guarani e a cultura nativa influenciaram a sociedade. As línguas oficiais são guarani e espanhol.
O principal produto cultivado no leste do país é a soja e no cerrado a pecuária. O rio Paraguai é uma importante rota comercial de transporte. Perto da fronteira com o Brasil habitam os brasiguaios.
Os nativos guaranis residiram no Paraguai um milênio antes da colonização dos espanhóis. No século XVI os colonizadores e jesuítas trouxeram o cristianismo e a cultura espanhola para a nova colônia. O país ficou independente da Espanha em 1811. Mas foi governado por ditadores e governos autoritários nos séculos XIX e XX.
Em 1993 foram realizadas eleições multipartidárias livres. No início do século XXI houve crescimento econômico no Paraguai. Continua o subdesenvolvimento e a desigualdade social. Devido a industrialização do país e o crescimento imobiliário de Assunção teve desenvolvimento humano e benefícios à população.

Bibliografia:
Paraguai – Wikipédia, a enciclopédia livre




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Guiana

País localizado na América do Sul. Faz fronteira ao leste com Suriname, sul e sudeste pelo Brasil, oeste com Venezuela e ao norte pelo oceano Atlântico. A nação foi colônia neerlandesa e depois britânica. O idioma oficial é o inglês.
Guiana faz parte da Commonwealth – Comunidade de Nações, participa da Comunidade do Caribe – CARICOM e integra a União de Nações Sul-Americanas – UNASUL.  No dia 26 de maio de 1966 ficou independente do Reino Unido. O país proclamou-se republica em 23 de fevereiro de 1970.
Devido a sua localização Guiana é repleta de água, pois está ao norte do rio Amazonas e a leste do rio Orinoco. Além de ser a terceira menor nação do continente sul-americano. A maioria da população reside na faixa litorânea. Como o terreno é plano, pantanoso e boa parte abaixo do nível do mar construíram um sistema de canais e duques para evitar inundações. A floresta Amazônica ocupa parte do país porque encanta as pessoas com a sua beleza natural.

Bibliografia:
Guiana – Wikipédia, a enciclopédia livre


domingo, 16 de fevereiro de 2020

Equador

País localizado na América do Sul. Possui fronteiras ao norte por Colômbia, leste e sul com Peru e oeste pelo oceano Pacifico. As ilhas Galápagos pertencem ao Equador. A língua oficial é o espanhol e os idiomas nativos quíchua e shuar.
A capital do país é São Francisco de Quito, em 1970 foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Porque tem o centro histórico mais preservado da América Latina. A cidade de Cuenca também possui o centro histórico declarado Patrimônio Mundial, pois é um município planejado com características espanhóis coloniais.
Equador possui diversas espécies endêmicas, principalmente nas ilhas Galápagos. Sendo um país de biodiversidade na nova constituição de 2008 reconheceu legalmente os direitos dos ecossistemas. A nação ficou independente em 1830. Equador tornou-se uma republica presidencial. O país possui as suas belezas naturais com a história e cultura do seu povo.

Bibliografia:
Equador – Wikipédia, a enciclopédia livre   

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

O Valor das Amizades

Em nossas relações humanas existe princípios, valores, sentimentos, comportamentos e as dificuldades diárias na convivência com as outras pessoas. Mas a personalidade precisa ser flexível para compreender e se adaptar as diversas situações. Principalmente entre os familiares, amigos, colegas de trabalho e escola. Desejamos manter um bom relacionamento com todas as pessoas. Infelizmente não agradamos a todos, sem querer incomodamos alguns indivíduos.
A amizade nos ajuda a valorizarmos a nossa própria identidade, pois os amigos são solidários, compreensivos e recíprocos. A verdadeira amizade demonstra transparência e dignidade, pois procura melhorar todos os dias este relacionamento. Mas existe amizades casuais que duram apenas enquanto são convenientes. Os amigos de gratidão costumam serem uteis numa determinada época da vida, depois muitos se afastam e prejudicam aqueles que confiaram em suas personalidades.
Manter uma amizade duradoura exige respeito, lealdade e reciprocidade. O amor de amigos é puro, cumplice e sabe retribuir inúmeros momentos de sua vida com pessoas verdadeiras. Pois conversam, convivem juntos na alegria e tristeza, ajudam-se mutuamente, compartilham a felicidade. Esta amizade aceita o amigo com as suas qualidade e problemas pessoais, juntos procuram soluciona-los. A verdadeira amizade tem um valor insubstituível, marcada por generosidade e lealdade.
Como todos os relacionamentos entre os amigos acontecem divergências, a amizade costuma ser mantida através do dialogo e perdão. Repartimos com nossos verdadeiros amigos as nossas tristezas, alegrias, sofrimentos, felicidades, fracassos e projetos. Os princípios, valores e amigos dão um verdadeiro significado as nossas vidas.

Bibliografia:
              BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2020). Gestão da Amizade. 

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Bons Exemplos de Silvestre Ferreira

Este homem filosofo e jurisconsulto demonstrou sua plena integração a sociedade (1769-1849). Como jornalista colaborou durante o período cientifico denominado O Patriota em 1813-14. Também lecionou aulas de filosofia no Brasil em 1913 inspirado em sua própria obra Prelacções Filosóficas.
D. João VI quando se instalou no Rio de Janeiro criou a Impressão Régia em 13 de maio de 1808. Silvestre Ferreira foi nomeado um dos diretores da Imprensa Nacional, pois o monarca apreciou as qualidades dele. Ele defendeu a liberdade da imprensa no início do século XIX.
Silvestre Ferreira teve os seus ideais liberais a partir do sistema monárquico constitucional. Analisou os problemas sociais de usa época, elaborou um projeto viável para um governo liberal. Escreveu em 1840 um artigo defendendo os direitos das classes industriais. Em suas obras traçou os projetos de funcionamento da Organização dos Grêmios Industriosos, Grêmio do Comércio, Grêmio das Artes e Ofícios. Demonstrou a organização de escolas, oficinas de instrução, casas de saúde e estabelecimentos.
O filosofo se preocupou com as desigualdades sociais entre ricos e pobres. Poucos homens tinham a concentração das propriedades, a elevada carga fiscal conduziu o proletariado e campesinato a marginalidade. Silvestre Ferreira afirmou que precisavam fazer reformas estruturais equilibradas para solucionarem os problemas sociais. A miséria das classes desfavorecidas estava anexada as causas do estado político. Deveriam diminuir o sofrimento do povo com uma completa reforma na organização social.
Na sua obra Questões de Direito Público e Administrativo, Filosofia e Literatura – 1844 analisou a igualdade dos direitos dos cidadãos. Ele revelou preocupação nas responsabilidades fiscais da população. Especialmente com os estabelecimentos de caridade porque deveriam ficar isentos dos impostos.
Silvestre Ferreira defendeu que nas sociedades mais civilizadas uma determinada verba deveria ser retirada dos impostos e beneficiar a população carente. A solidariedade com os mais desfavorecidos era uma ação social. Ele e outros pensadores afirmaram serem fundamentais a caridade entre os seres humanos. A convivência fraterna na sociedade beneficia as pessoas e amenizam os graves problemas sociais.

Bibliografia:
         BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2020). Sociedade Silvestrina para o séc. XIX.   

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Chile

País localizado na América do Sul, possui faixa costeira entre a Cordilheira dos Andes e o oceano Pacifico. Faz fronteiras com Peru, Bolívia, Argentina e a Passagem de Drake. Vários territórios ultramarinos fazem parte do Chile, exemplos, Ilhas Desventuradas, o Arquipélago Juan Fernández, ilha Sala y Gómez e a Ilha de Páscoa.
O clima do país é diversificado, destacando-se o Atacama, deserto mais seco do mundo. No centro da nação clima mediterrâneo. No sul um clima alpino com neve, geleiras e lagos. No centro chileno reside a maioria da população e a agricultura. Há florestas, pastagens, montanhas e lagos no sul do país. A Cordilheira dos Andes localiza-se na fronteira oriental chilena.
Antes da colonização europeia os Incas dominavam o norte do Chile e os índios Mapuches ou Araucanos residiam no centro e sul da nação. Ficou independente da Espanha em 1818. No século XX entre 1973 a 1990 teve uma violenta ditadura militar no país. Atualmente a estabilidade politica e prosperidade no Chile. Pois existe competitividade, qualidade de vida, combate a corrupção e baixo nível de carência. A Cordilheira dos Andes recebe anualmente milhares de turistas por ser um local magnifico.

Bibliografia:
Chile – Wikipédia, a enciclopédia livre

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Bolívia

País localizado na América do Sul. Possui fronteiras ao norte e leste com o Brasil, no sul pelo Paraguai e Argentina e oeste por Chile e Peru.
O império Inca dominou a região andina boliviana. No século XVI os espanhóis começaram a colonizar o país, chamaram-no de Alto Peru. Bolívia ficou independente em 1809. Simón Bolivar no dia 06 de agosto de 1825 proclamou a república. Mas a nação enfrentou ditaduras, problemas políticos e econômicos.
Bolívia é formada geograficamente pela região altiplano a oeste, no leste pelas planícies e a parte norte faz parte da bacia Amazônica. No sul o Rio da Prata abrange o Charco boliviano. Destacam-se no país a agricultura, pesca, mineração, vestuário, metais refinados e petróleo. Mas boa parte da população enfrenta dificuldades em sua sobrevivência.
A língua oficial é o espanhol, mas são influenciados pelo aimará, quíchua e por outras trinta e quatro línguas indígenas. Bolívia possui dez milhões de habitantes multirraciais, em espacial os ameríndios, mestiços, africanos, europeus e asiáticos. A cultura boliviana é diversificada na arte, literatura, música e culinária.

Bibliografia:
Bolívia – Wikipédia, a enciclopédia livre