quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Em Busca do Tempo Perdido

Obra do escritor francês Marcel Prost. Possui sete volumes onde ele narrou a sua própria vida. A coletânea foi publicada em 1913. Relembrando o seu passado Marcel Prost mostrou porque se tornou um escritor. O tema da obra e sua forma publicado numa sociedade conservadora revolucionou o romance do século XX. Em Busca do Tempo Perdido é composto pelos seguintes volumes:

1 – No Caminho de Swann - O narrador relembrou a sua infância onde morou no povoado Combray em Paris.

2 – A Sombra das Raparigas em Flor – O narrador adolescente narrou as suas férias no balneário de Balbec junto com a avó. Ele se apaixonou por Gilberte.

3 – O caminho de Guermantes – O rapaz ingressou na aristocracia parisiense. Nos salões elegantes conheceu alguns nobres com paixões proibidas, o barão de Charlus revelou sua homossexualidade.

4 – A Prisioneira – O narrador se apaixonou por Albertine, mas sofreu quando descobriu que sua amada teve um romance lésbico com a senhorita de Vinteuil.

5 – Sodoma e Gomorra – O narrador hospedou Albertine na sua casa em Paris, pois desejou casar-se com ela. O relacionamento do casal além de tumultuado trouxe sofrimento ao narrador.

6 – A Fugitiva – O rapaz esqueceu Albertine, quando decidiu terminar o relacionamento ela fugiu e morreu. Passado algum tempo ele se apaixonou pelo seu primeiro amor Gilberte. Ela se casou, o narrador descobriu que o marido dela era homossexual.

7 – O Tempo Redescoberto – O narrador confortou Gilberte, pois ela sofreu com as traições do marido. Os dois amigos relembraram a infância, então ele percebeu a transformação das pessoas. Enquanto se recordou das emoções dos acontecimentos cotidianos decidiu reconstruir o passado através da recriação literária.

Bibliografia:

www.coladaweb.com/resumos/em-busca-do-tempo-perdido  


Nenhum comentário:

Postar um comentário