domingo, 27 de junho de 2021

Países da África Central

Angola foi colonizado por Portugal, ficou independente em 1975. O país possui recursos naturais, várias reservas minerais e de petróleo. A nação teve crescimento econômico depois do final de guerra civil.

Camarões possui diversidade geológica e cultural. Destacando-se as praias, desertos, montanhas, florestas tropicais e savanas. No país a duzentos grupos linguísticos. Ficaram famosos os seus estilos musicais nativos makossa e bikutsi.

Chade não possui acesso ao mar. O árabe e o francês são os idiomas oficiais. O país ficou independente em 11 de agosto de 1960. A nação exporta petróleo e algodão.

Gabão antiga colônia francesa ficou independente em 1960. A sua capital é a cidade Libreville. Com os seus recursos naturais o país prosperou nos últimos anos.

Guiné Equatorial possui vários territórios no Golfo de Guiné. A capital do país é a cidade Malabo. A nação tornou-se uma das maiores produtoras de petróleo do sub-Saara.

República Centro-Africana possui savanas e na região sul uma floresta equatorial. A capital do país é a cidade Bangui. Esta nação ficou independente em 1960. Em seu território a reservas de urano, petróleo, ouro e diamantes.

República do Congo sua capital é a cidade Brazivile. O país ficou independente da França em 1960. A nação produz petróleo no Golfo de Guiné.

República Democrática do Congo é o segundo maior país da África. A sua capital é a cidade Kinshasa. Ficou independente em 30 de junho de 1960. Possui um clima equatorial e tropical com inúmeros recursos naturais.

São Tomé e Príncipe é um país insular composto pelas duas ilhas principais do Golfo de Guiné. A nação conseguiu ter uma independência pacifica me 1975. O idioma oficial é a língua portuguesa. A população tem ascendência africana e mestiça com costumes e culturas influenciadas pelos europeus e africanos.

Bibliografia:

Angola, Camarões, Chade, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe – Wikipédia, a enciclopédia livre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário