quarta-feira, 28 de julho de 2021

Países da Ásia Oriental

China possui a maior população mundial, sua capital é a cidade Pequim. Na nação a florestas de estepes e os desertos de Gobi e Taklamakan. No clima quente e úmido tem florestas subtropicais, as montanhas Tian Shen e o Himalaia. No litoral a China possui uma enorme faixa costeira. O país é um dos principais exportadores e importador de mercadorias do mundo.

Coreia do Norte a sua capital é a cidade Pyongyang. O país localiza-se na parte norte da península coreana. Destacam-se na nação as empresas estatais e fazendas coletivas.

Taiwan é um país insular reconhecido como uma grande potência asiática. Na nação destacam-se a indústria tecnológica, saúde, educação pública, liberdade econômica e de imprensa.

Mongólia sua capital é acidade Ulã Bator. O país não possui costa marítima. Na nação a estepes, montanhas e no sul o deserto de Gobi.

Bibliografia:

China, Coreia do Norte, Taiwan, Mongólia – Wikipédia, a enciclopédia livre  

domingo, 25 de julho de 2021

A Amizade Verdadeira

Devido ao avanço da ciência e tecnologia as distancias estão se reduzindo principalmente nos meios de transporte. As pessoas, o conhecimento, a ciência e a cultura estão interligadas pelos sistemas de comunicações. O nosso mundo fantástico pode ser explorado nas dimensões reais e virtuais. Como as novidades impressionam infelizmente muitas pessoas são ignoradas por não significarem nada para os outros. Na vida inúmeros momentos de alegria ou tristeza que foram compartilhados com familiares, amigos, colegas de trabalho ou estudo sobrevivem apenas na memória. Inúmeros indivíduos criticam os outros pelos seus erros e por algumas circunstâncias desagradáveis, mas não enxergam os seus próprios defeitos. A dignidade do ser humano está no respeito, princípios, valores e sentimentos. Várias pessoas estão preocupadas em adquirir bens, possuir poder, ser influente e dominador explorando os fracos e inocentes. Muitos se aproximam dos poderosos visando apenas benefícios pessoais. A seguir essas amizades tornam-se indiferentes podendo transformar os amigos em inimigos. O comportamento do ser humano revela se oferece amor, amizade, respeito e solidariedade aos outros ou apenas magoas, sofrimento e desgosto. A saúde, família, trabalho, felicidade de uma pessoa são complementados por possuir um ou vários amigos verdadeiros. Esta amizade existe durante os bons e tristes momentos da vida. Do amor de amigo não se espera nenhuma retribuição, o seu sorriso e palavras amigáveis proporcionam muita felicidade. Cada pessoa possui os seus princípios e valores, numa amizade verdadeira essas diferenças são respeitadas. Através da empatia se conquista novos amigos mostrando princípios, conduta ético-moral e solidariedade. Porque sempre se preocupa com a saúde, família e integridade do colega. Em diversos momentos quando vê o amigo doente, humilhado ou desempregado sempre o apoia. Quando precisa o visita em casa, no hospital transmitindo mensagens de confiança e esperança. Mesmo sendo ignorado continua desejando felicidade a quem o magoou. O verdadeiro amor de amigo é uma manifestação do amor humano. Cada pessoa escolhe livremente os seus amigos mostrando simpatia e respeito. Pois oferece palavras e pensamentos bons, pede desculpas quando erra, a sua presença é importante na vida desta pessoa. O amigo verdadeiro manifesta os seus sentimentos com carinho e dedicação visando conviver em uma sociedade mais justa com dialogo e fraternidade.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2021). Amigo Especial: Onde Estás? 

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Países da Ásia Meridional

Bangladesh sua capital é a cidade Daca. O país possui clima quente e úmido com bastante vida vegetal. A maior parte da população são pequenos agricultores que vivem na zona rural.

Butão sua capital é a cidade Thimbu. O país possui planícies subtropicais no sul e no norte do Himalaia com montanhas altíssimas. Segundo uma pesquisa global a nação é um dos lugares mais felizes do mundo.

Índia tem a segunda maior população mundial. O país possui inúmeras espécies de animais selvagens. A população é multiétnica, multilinguística e pluralista. Surgiram na Índia as famosas religiões: hinduísmo, budismo, jainismo e siquismo.

Maldivas país insular formado por 1190 ilhas, residem seres humanos em 203. Destacam-se na nação a pesca e o turismo.

Nepal sua capital é a cidade Catmandu. O país não possui costa marítima e está localizado na Cordilheira dos Himalaias. Nesta nação tem o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo. Destacam-se em Nepal o cultivo de arroz e o turismo.

Paquistão foi governado por vários impérios com culturas e costumes diferentes. O país possui etnia e linguística diversificada, o mesmo acontece com a sua geografia e vida selvagem.

Sri Lanka é um país insular, sua capital é a cidade Cota. A nação é diversificada e multicultural com inúmeras etnias, religiões e idiomas.

Bibliografia:

Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Sri Lanka – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 18 de julho de 2021

Países da Ásia Central

Quirguistão sua capital é a cidade Bisquegue. O país foi membro da União Soviética. O idioma oficial é o quirguiz. A cultura da nação é influenciada por costumes persa, mongol e russo.

Tajiquistão no século XX tornou-se integrante da União Soviética. A maioria do povo membro do grupo tajiqui compartilha sua história e cultura com o Afeganistão. Destacam-se no país o algodão, fio de alumínio e o comércio commoditier.

Turcomenistão foi integrante da União Soviética. O deserto de Karakum faz parte do país. A nação possui reservas de gás natural.

Uzbequistão sua capital é a cidade Tasquente. O país tornou-se membro da União Soviética. A nação produz algodão, ouro, urâno e gás natural.

Bibliografia:

Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Países do Sudoeste Asiático

Brunei é um país localizado na ilha Bornéu. Ficou independente do Reino Unido em 1 de janeiro de 1984. A nação teve crescimento econômico e industrial, possui petróleo e gás natural.

Camboja sua capital é a cidade Phnom Penh. O país localiza-se na parte sul da península da Indochina. Destaca-se na nação a agricultura, construção civil, vestuário e turismo.

Filipinas sua capital é a cidade Manila. O país é formado por 7641 ilhas e localiza-se no arquipélago da Insulíndia. A nação possui recursos naturais, no seu território a várias etnias e culturas.

Indonésia sua capital é a cidade Jacarto. O país localiza-se entre a Asia e Oceania no maior arquipélago do mundo. A nação é formada pelas Ilhas de Sonda e a metade ocidental da Nova Guiné com 17508 ilhas. Indonésia possui infinitos recursos naturais. Na população a diversos grupos linguísticos, étnicos e religiosos.

Laos sua capital é a cidade Vientiane. O país é multiétnico composto pelos laocianos, hmong e tribos indígenas. Destaca-se a geração de energia elétrica na nação.        

Malásia sua capital é a cidade Kuala Lumpur. O país é formado pela península da Malásio, ilhas adjacentes e a parte norte da ilha Bornéu. A nação com seus recursos naturais está se expandindo no comércio, turismo e turismo médico.

Mianmar sua capital é a cidade Nepiedó. O país ficou independente em 4 de janeiro de 1948. A população influenciou na história, politica e demografia da nação.

Singapura é uma cidade e estado insular situado na parte sul da Península Malaia. No país destacam-se o sistema financeiro, casinos e a refinação de petróleo. Na cidade moram descendentes de chineses, malaios e indianos. Os idiomas oficiais são o chinês, inglês, malaio e tâmil.

Tailândia sua capital é a cidade Banguecoque. O país está localizado na península da Indochina. A nação teve crescimento econômico e industrial. Destacam-se na Tailândia a agricultura, indústria e turismo.

Timor-Leste sua capital é a cidade Díli. O país localiza-se na parte oriental da ilha de Timor. As línguas oficiais da nação são o tétum e o português. Timor-Leste tornou-se um estado soberano em 20 de maio de 2002.

Vietnã sua capital é a cidade Hanói. O país localiza-se no leste da península da Indochina. A nação teve crescimento econômico destacando-se o comercio.

Bibliografia:

Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia, Timor-Leste, Vietnã – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 11 de julho de 2021

Países da África Oriental

Burundi sua capital é a cidade Guitega. Neste país se localiza a nascente do famoso Rio Nilo. O clima é equatorial com uma sociedade rural. Parque Nacional Kibara e o Parque Nacional Ruvubu preservam populações de vida selvagem.

Comores país insular formado por três ilhas maiores e inúmeras ilhas pequenas no arquipélago de Comores no Oceano Índico. As ilhas principais são Grande Comore (Ngazidia), Mohéli (Mwali) e Anjorian (Nzwani). A nação possui uma cultura e história diversificada de povos árabes e austronésios.

Djibutu sua capital é a cidade Djibuti. O país possui uma localização privilegiada porque o golfo de Aden, mar Vermelho e o canal de Suez possibilitam acesso ao oceano Índico e mar Mediterrâneo. 

 Eritreia sua capital é a cidade Asmara. No país a nove grupos étnicos, a maioria do povo falam línguas afro-asiáticas, idiomas semíticos etíopes. A nação ficou independente em 24 de maio de 1993.

Etiópia é um dos países mais antigos do mundo. Sua capital é a cidade Abeba. O país manteve-se independente quando os colonizadores europeus dividiram o continente africano na Conferência de Berlim. A nação possui patrimônios mundiais da Unesco. Etiópia impressiona as pessoas com suas belas igrejas talhadas em pedras.

Madagáscar é um país insular do Oceano Índico formado pela ilha de Madagáscar e varias ilhas menores. A nação possui biodiversidade única em sua vida selvagem. O ecoturismo e a agricultura são importantes para a economia da nação.

Malawi sua capital é a cidade Lilongué. O país ficou independente em 1964. Destacam-se na nação o turismo, agricultura e pecuária.

Maurícia país insular do Oceano Índico composto pelas ilhas Maurícia e Rodrigues e as ilhas exteriores Agalega, Saint-Brandon, Arquipélago de Chagos e Seychelles. Sua capital é a cidade Port Louis. A população é multicultural, multiétnica e multirreligiosa.

Moçambique sua capital é a cidade Maputo. O país ficou independente em 1975. A nação possui recursos naturais. Destaca-se em sua economia a agricultura e na indústria a produção de produtos químicos, alumínio, petróleo, alimentos e bebidas.

Quênia sua capital é a cidade Nairobi. O país possui uma fauna rica em savanas em sua costa do Oceano Índico. Na nação a vários parques nacionais e reservas selvagens. Quênia por ser multicultural encanta os turistas com suas belas praias e sítios de patrimônio mundial.

Ruanda não possui costa marítima. O clima do país é temperado fresco com planaltos gramíneos e colinas suaves. A nação possui bastante vida selvagem, destacando-se os gorilas-das-montanhas.

Seychelles país insular situado no Oceano Índico formado por 115 ilhas de vários arquipélagos. Sua capital é a cidade Victoria. Influenciaram a cultura e a sociedade da nação os franceses, ingleses e africanos, recentemente houve infusões de costumes chineses e indianos.

Somália foi um país importante na Antiguidade porque forneceu especiarias, incenso e mirra aos egípcios, fenícios, micênicos e babilônios. Nenhum império colonizou esta nação. O litoral de Somália oferece acesso estratégico naquela região, diversos países do Golfo Pérsico o disputaram.

Tanzânia sua capital é a cidade Dodoma. O país é montanhoso e florestado no nordeste. As quedas de Kalambo a segunda maior cachoeira esta localizada nesta nação. Tanzânia possui variedades linguísticas onde são falados mais de cem idiomas. 

Uganda não possui acesso ao mar. O rio Nilo passa neste país. Sua capital é a cidade Kampala. Esta nação possui um clima variado, predominado o clima de savana.

Zâmbia não possui costa marítima. Sua capital é a cidade Lusaka. O país ficou independente em 24 de outubro de 1964. Esta nação está em crescimento social e econômico.

Zimbábue antigamente conhecido como Rodésia do Sul ou Rodésia. Sua capital é a cidade Harare. O país possui dezesseis idiomas oficiais, destacando-se o inglês, shone e ndebele.

Bibliografia:

Burundi, Comores, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Madagáscar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Quênia, Ruanda, Seychelles, Somália, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Zimbábue – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Países da África Ocidental

Benim antigamente chamava-se Daomé. Sua capital é a cidade Porto Novo, a sede do governo fica em Cotonu. O país ficou independente em 1 de agosto de 1960. A nação era conhecida desde o século XVII como Costa dos Escravos por causa dos escravos negros embarcados nos navios com destino ao Novo Mundo.

Burkina Faso ficou independente da França em1960. A antiga colônia chamava-se Republica do Alto Volta. Em 4 de agosto de 1984 passou a chamar-se Burkina Faso. A palavra Burkina significa homens íntegros e Faso terra natal. O nome da nação determina ser terra de pessoas integras.

Cabo Verde país insular composto por dez ilhas vulcânicas no arquipélago central do Oceano Atlântico. Ficou independente de Portugal em 1975. Na nação destaca-se o turismo por ser quente o ano inteiro, possui paisagem diversificada e riqueza cultural.

Costa do Marfim sua capital é a cidade Yamoussoukro. O país ficou independente em 1960. O comercio e a agricultura fortalecem a economia da nação. O idioma oficial é o francês, mas são faladas cerca de 78 línguas em Costa do Marfim.

Gâmbia sua capital é a cidade Banjul. O país ficou independente em 1965. Na nação destaca-se o turismo, agricultura, pesca e pecuária.

Gana sua capital é a cidade Acra. O país ficou independente do Reino Unido em 1957. Destaca-se na nação a produção de cacau e o Lago Volta, o maior lago artificial do mundo.

Guiné conhecida como Guiné-Conacri. Sua capital é a cidade de Conacri.

Guiné-Bissau ficou independente em 1973. Sua capital é a cidade Bissau. Adicionaram o nome da capital ao país para diferencia-lo de Guiné e Guiné Equatorial. A população fala a língua portuguesa, Kriol e vários idiomas africanos nativos.

Libéria sua capital é a cidade Monróvia. O país com clima equatorial possui florestas de mangue e no interior pastagens secas. A nação da África Subsaariana não teve colonização europeia. Escravos americanos livres e negros libertados dos navios negreiros fundaram e colonizaram Libéria.

Mali sua capital é a cidade Bamaco. Ficou independente em 1960. A nação foi governada pelos impérios que comandaram o comércio transaariano: Império do Gama, Império do Mali e Império Songai. Possui vários recursos naturais, destacando-se o ouro, urânio e sal.

Mauritânia localiza-se no deserto do Saara. Sua capital é a cidade Nuaquescota. A nação homenageou e colocou no próprio nome a nomenclatura de uma antiga província romana Mauritânia.

Níger cerca de 75% de seu território faz parte do deserto do Saara. A capital do país é a cidade Niamey. Destaca-se na nação o setor agrário e a exportação do minério de urânio.

Serra Leoa possui um clima tropical e com ambiente diversificado de savanas e florestas tropicais. Sua capital é a cidade Freetown. O povo da nação tem 16 grupos étnicos, cada um possui o seu o seu próprio idioma e costume. A língua oficial é o inglês e o Kri, um idioma popular derivado do inglês e de várias linguagens tribais africanas.

Togo a sua população foi formada por diversos povos. Sua capital é a cidade Lomé. Os principais produtos agrícolas são o algodão e a cana-de-açúcar. O idioma oficial é ao francês, mas outras línguas são faladas na nação destacando-se as de origem bê.

Bibliografia:

Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Serra Leoa, Togo – Wikipedia, a enciclopédia livre 

domingo, 4 de julho de 2021

O Cidadão Participativo

A população precisa estar preparada para escolher os seus representantes políticos. Com diversos problemas sociais o cidadão deve entender os temas e as soluções propostas para viverem em uma sociedade mais justa. Os candidatos políticos deveriam transmitir personalidade, criatividade e responsabilidade. Os seus projetos promoverem o bem comum e melhorar a vida da comunidade. Os comportamentos deles demonstram o seu ser, agir, trabalhos, atitudes, valores e representações. A população necessita de educação escolar, empregos, segurança pública, não pode concordar com propostas ilusórias. Toda a comunidade deve participar e ter opiniões políticas, econômicas, ambientais, sociais e culturais. Atualmente existe insegurança e desafios, principalmente para os jovens. Os empregadores estão exigindo competências múltiplas no emprego. Afirmam que os funcionários precisam ter formações adequadas a determinadas contratações. Inúmeras pessoas possuem cursos superiores, não conseguem ser contratados na área de sua formação, trabalham em serviços alternativos. O cidadão necessita adaptar-se ao ambiente onde vive. Ninguém sobrevive sozinho na sociedade, mas em comunidade. O dialogo ajuda as pessoas a conviverem com amizade e solidariedade. A cidadania mostra os direitos e deveres do cidadão. Todos têm responsabilidades perante os seus atos, suas decisões influenciam a própria vida. As pessoas são iguais perante a lei, os seus direitos e deveres estão escritos na constituição. Toda a população pode participar da politica como candidato e eleitor. Os representantes políticos e o povo precisam ter a coragem de defender o que é correto perante a lei. Aceitar opiniões diferentes e respeitar as outras pessoas. Valorizar a democracia, os valores e a cultura do país. Batalhar pelos interesses pessoais sem prejudicar os outros. O comportamento dos cidadãos é regulado de acordo com regras e normas. Precisam respeitar as leis e modificar as consideradas injustas. Através da solidariedade ajudam os seres humanos carentes. O cidadão participativo está atento aos assuntos de interesse publico que afeta toda a sociedade. A política deve ter honestidade nas ações baseadas no bem comum. As ideias diferentes devem ser compartilhas, principalmente quando amenizam os problemas sociais. A cidadania é responsabilidade de todos, pois com dialogo e boas ações as pessoas convivem numa sociedade mais justa e fraterna.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2021). Cidadania Participativa.