quarta-feira, 7 de julho de 2021

Países da África Ocidental

Benim antigamente chamava-se Daomé. Sua capital é a cidade Porto Novo, a sede do governo fica em Cotonu. O país ficou independente em 1 de agosto de 1960. A nação era conhecida desde o século XVII como Costa dos Escravos por causa dos escravos negros embarcados nos navios com destino ao Novo Mundo.

Burkina Faso ficou independente da França em1960. A antiga colônia chamava-se Republica do Alto Volta. Em 4 de agosto de 1984 passou a chamar-se Burkina Faso. A palavra Burkina significa homens íntegros e Faso terra natal. O nome da nação determina ser terra de pessoas integras.

Cabo Verde país insular composto por dez ilhas vulcânicas no arquipélago central do Oceano Atlântico. Ficou independente de Portugal em 1975. Na nação destaca-se o turismo por ser quente o ano inteiro, possui paisagem diversificada e riqueza cultural.

Costa do Marfim sua capital é a cidade Yamoussoukro. O país ficou independente em 1960. O comercio e a agricultura fortalecem a economia da nação. O idioma oficial é o francês, mas são faladas cerca de 78 línguas em Costa do Marfim.

Gâmbia sua capital é a cidade Banjul. O país ficou independente em 1965. Na nação destaca-se o turismo, agricultura, pesca e pecuária.

Gana sua capital é a cidade Acra. O país ficou independente do Reino Unido em 1957. Destaca-se na nação a produção de cacau e o Lago Volta, o maior lago artificial do mundo.

Guiné conhecida como Guiné-Conacri. Sua capital é a cidade de Conacri.

Guiné-Bissau ficou independente em 1973. Sua capital é a cidade Bissau. Adicionaram o nome da capital ao país para diferencia-lo de Guiné e Guiné Equatorial. A população fala a língua portuguesa, Kriol e vários idiomas africanos nativos.

Libéria sua capital é a cidade Monróvia. O país com clima equatorial possui florestas de mangue e no interior pastagens secas. A nação da África Subsaariana não teve colonização europeia. Escravos americanos livres e negros libertados dos navios negreiros fundaram e colonizaram Libéria.

Mali sua capital é a cidade Bamaco. Ficou independente em 1960. A nação foi governada pelos impérios que comandaram o comércio transaariano: Império do Gama, Império do Mali e Império Songai. Possui vários recursos naturais, destacando-se o ouro, urânio e sal.

Mauritânia localiza-se no deserto do Saara. Sua capital é a cidade Nuaquescota. A nação homenageou e colocou no próprio nome a nomenclatura de uma antiga província romana Mauritânia.

Níger cerca de 75% de seu território faz parte do deserto do Saara. A capital do país é a cidade Niamey. Destaca-se na nação o setor agrário e a exportação do minério de urânio.

Serra Leoa possui um clima tropical e com ambiente diversificado de savanas e florestas tropicais. Sua capital é a cidade Freetown. O povo da nação tem 16 grupos étnicos, cada um possui o seu o seu próprio idioma e costume. A língua oficial é o inglês e o Kri, um idioma popular derivado do inglês e de várias linguagens tribais africanas.

Togo a sua população foi formada por diversos povos. Sua capital é a cidade Lomé. Os principais produtos agrícolas são o algodão e a cana-de-açúcar. O idioma oficial é ao francês, mas outras línguas são faladas na nação destacando-se as de origem bê.

Bibliografia:

Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Serra Leoa, Togo – Wikipedia, a enciclopédia livre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário