domingo, 17 de novembro de 2024

Henry James

Destacou-se como escritor de romance e contos (1843-1919). Henry James nasceu nos Estados Unidos depois mudou-se para Londres. Como autor realista ele foi importante no século XIX. O pai dele era o teólogo Henry James Senior irmão do famoso filosofo, psicólogo e médico William James. Ele recebeu uma boa educação do pai. Acompanhou a sua família em uma viagem para a Europa em 1855 quando tinha doze anos. Permaneceram três anos na Inglaterra, Suíça e França. Retornaram aos Estado Unidos em 1858. Henry James iniciou o curso de direito em Havard no ano de 1858. Como se interessou pela literatura parou de estudar no curso superior. Publicou as suas primeiras obras em vários jornais. Em 1868 o escritor viajou para a Inglaterra, Itália e França. Voltou a Cambridge em 1875, no ano seguinte mudou-se a Londres. Depois de vinte anos regressou aos Estados Unidos onde permaneceu por pouco tempo. Durante a Primeira Guerra Mundial o escritor se tornou um cidadão britânico. Henry James dividiu a sua carreira literária em três fases. No inicio ele escreveu sobre as mudanças do país novo com os costumes do continente europeu na década de 1870. Na segunda fase entre 1885 a 1890 o escritor mostrou o naturalismo em suas obras. A partir de 1890 até 1895 o romancista escreveu livros dramáticos. Os livros Taça de Ouro, Os inocentes, As Asas da Pomba A Herdeira e Retrato de uma Mulher foram adaptados e produzidos filmes ao cinema. Principais obras de Henry James: Roderick Hudson – 1876, Os Europeus – 1878, Retrato de uma Senhora – 1881, Os Bostonianos – 1886, Pelos Olhos de Maiseie – 1897, A Volta do Parafuso – 1898, As Asas da Pomba – 1902, Os Embaixadores – 1903, A Taça de Ouro – 1904.

Bibliografia:

Henry James – Wikipédia, a enciclopédia livre         

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Emily Dickinson

Destacou-se como uma poetisa americana (1830-1886). Emily Dickinson publicou dez poemas enquanto viveu. As suas poesias foram inovadoras naquele tempo. Os seus poemas sem nomes e com linhas pequenas usaram letras maiúsculas e pontuações diferentes das publicadas na época. Inúmeras poesias da poeta relataram a morte e imortalidade. Os pais dela se chamaram Edward e Emily Norcross Dickinson. Como a família dela tinha boas condições financeiras Emily Dickinson teve uma excelente formação escolar. A poeta estudou no South Hadby Fermale Seminary para se tornar freira. Devido a falta de vocação ela abandonou o seminário. Depois que a poeta terminou os estudos retornou para a casa dos pais, mas não se casou. Emily Dickinson apreciou a solidão, pois viveu reclusa na casa de seu pai em Amherst. A poeta faleceu de nefrite. Depois do seu falecimento os familiares encontraram mil setecentos e cinquenta poemas escritos após 1850. Principais obras de Emily Dickinson: Poems by Emily Dickinson – 1890, The Poems of Emily Dickinson – 1955.

Bibliografia:

Emily Dickinson – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

     

   

domingo, 10 de novembro de 2024

Democracia e o Poder Municipal

O exercício do poder democrático municipal enfrenta desafios pela aproximação de familiares, amigos, profissionais e religiosos. Inúmeras vezes faltam recursos técnicos, humanos e financeiros. Acontecem divergências para ajudar determinadas comunidades e quais delas necessitam de prioridades. A escolha dos candidatos do poder municipal requer um conjunto de qualidades, princípios, valores e experiencias democráticas. Nas eleições o eleitorado escolhe os seus candidatos. Diversas vezes os políticos não atendem as necessidades do povo anônimo. Nunca existiu um candidato perfeito, mas devem ser valorizados os que comprovam a sua honestidade na vida política. Democracia e o poder municipal conseguem influenciar as decisões dos eleitores através das ações dos políticos locais. No século XXI a democracia não funciona plenamente em todos os países do mundo. Determinados candidatos ou partidos políticos ignoram os problemas sociais de inúmeros cidadãos que não os apoiaram nas eleições. No poder local democrático deve haver dialogo, compreensão e verificação dos resultados para atenderem as necessidades da população. O cidadão político enquanto estiver no seu mandato de prefeito ou vereador precisa mostrar conceitos, atitudes, conhecimentos e habilidades. As dimensões democráticas e politicas devem estar ao serviço da comunidade. Desenvolver e consolidar os valores democráticos e sua aplicação no poder local demonstram a consolidação da democracia e a formação cultural da cidadania. Os melhores exemplos dos candidatos e eleitores são demonstrados na solidariedade, novas oportunidades a população e buscar soluções para amenizar os problemas sociais locais.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Democracia e o Poder Autárquico.  

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Dante Gabriel Rossetti

Destacou-se como um poeta, ilustrador e pintor inglês descendente de italiano (1828-1882). Dante Gabriel Rossetti gostou da poesia medieval principalmente nas publicações do livro Dante. O poeta em parceria com John Everett Millais e William Holman Hunt fundaram em 1848 a Irmandade Pré-Rafaelista. Esses artistas relembraram o romantismo e os novos desafios do século XIX. Rossetti fez alguns trabalhos de ilustrador, mas inspirou outros ilustradores do século XIX e XX. Os seus trabalhos artísticos fazem parte do simbolismo. Principais obras de Dante Gabriel Rossetti: Ecce Ancilla Domini (A Anunciação) – 1850, Beata Beatriz – 1863, Dante´s Dream.

Bibliografia:

Dante Gabriel Rossetti – Wikipédia, a enciclopédia livre                                                                                 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Charles Baudelaire

Destacou-se como um poeta, tradutor e crítico das artes francês (1821-1867). Charles Baudelaire foi um dos fundadores de tradição da poesia moderna e influenciou o simbolismo. O poeta publicou o seu primeiro livro com cem poemas As Flores do Mal em 1857. Nesta obra o autor mostrou o seu projeto simbólico expressando a convivência cotidiana na sociedade. Charles Baudelaire não gostou de reprodução exagerada do mundo nos poemas e pinturas. Como poeta expressou as suas emoções com sentimentos concretos. No Brasil ele influenciou os poetas do século XX e XXI. Tornou-se um dos primeiros tradutores de Edgar Allan Poe. Principais obras de Charles Baudelaire: As Flores do Mal – 1857, Histories Extraordinaires.

Bibliografia:

Charles Baudelaire – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 27 de outubro de 2024

Família Brontë

Esta família destacou-se na literatura do século XIX na Inglaterra. As irmãs Charlotte (1816-1855), Emily (1818-1848) e Anne (1820-1849) foram poetizas e escritoras famosas. Como diversas escritoras daquela época essas três mulheres publicaram as suas obras usando pseudônimos masculinos: Curres, Ellis e Acton Bell. Esses livros depois que foram apreciados pelos leitores fizeram sucesso. Charlote editou o seu primeiro romance Jane Eyre, Emily – Wuthering Heights e Anne – The Tenant of Wildfell Hall. O irmão Patrick Branwell (1817-1848) tornou-se um escritor e pintor. O pai Patrick Brontë deu uma boa educação aos seus filhos. As crianças gostaram de escrever, as irmãs mais jovens inventaram as suas histórias quando estavam inspiradas. A literatura chegou na família Brontë através dos jornais e revistas lidos pelo pai. Charlote trabalhou como governanta e professora. Anne se tornou governanta. Emily permaneceu na casa onde morou. Devido as dificuldades financeiras elas decidiram abrir uma escola para moças na residência da família. As irmãs viajaram a Bruxelas estudar alemão e música. Ambas tiveram dificuldades de trabalharem neste serviço. A literatura faz parte desta família. Em 1847 Charlotte publicou Jane Eyre, Emily – Wuthering Heights e Anne – Agnes Grey. Os romances venderam bastantes exemplares e receberam elogios dos críticos. As irmãs Brontë viajaram para Londres e divulgaram as usas obras. Principais obras de Charlotte: Jane Eyre – 1847, Shirley – 1849, Vilette – 1853, The Professor – 1857. Emily Brontë: Wuthering Heights – 1847. Anne Brontë: The Tenent of Wildfell Hall – 1847. Vários integrantes da família Brontë faleceram jovens devido as dificuldades financeiras e doenças. As três irmãs Brontë revelaram os seus talentos literários com as publicações de suas obras. Elas formaram um grupo literário único e privilegiado. Diversos países as homenagearam quando produziram vários filmes sobre as irmãs Brontë.

Bibliografia:

Família Brontë – Wikipédia, a enciclopédia livre                                                                          

 


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Charles Dickens

Destacou-se como um escritor inglês (1812-1870). Charles Dickens em suas obras colocou suspense, humor satírico e horror. O romancista descreveu como era Londres durante o tempo em que viveu. Os pais dele chamaram-se Elizabeth Barrow e Jhon Dickens. Ele nasceu em 07 de fevereiro de 1812, Londport, sul da Inglaterra. O escritor e seus familiares mudaram-se para Londres em 1822. Após dois anos prenderam o pai dele devido as dívidas. Charles Dickens trabalhou durante alguns meses numa fabrica de graxa. Depois do falecimento da avó o seu pai recebeu uma herança e pagou as dívidas. Ele trabalhou de aprendiz na residência de um procurador judicial em 1827. Com vinte anos tornou-se estenógrafo diplomado, relatou no jornal Tree Sun encontros parlamentares e propagandas eleitorais. Charles Dickens trabalhou como repórter parlamentar em 1831. Escreveu a sua primeira crônica em 1833. Devido ao sucesso publicou inúmeros textos e mostrou fatos verdadeiros e inventados dos moradores de Londres. Animado usou o pseudônimo de Boz. Em 1837 o escritor publicou As Aventuras do Sr. Pickwick, mostrou a época vitoriana com uma Inglaterra romântica. Devido ao sucesso dos seus livros nos anos seguintes o romancista publicou diversas obras. Pois ficou famoso e foi apreciado pelos leitores. Os seus romances mostraram a revolução industrial de Londres. O êxodo rural dos camponeses, o trabalho infantil e como os trabalhadores industriais viveram na Inglaterra. Os seus personagens conseguiram melhorar de condições de vida, descreveu as batalhas por benefícios sociais. Os principais temas de Charles Dickens mostraram a sociedade exploradora, órfãos, lugares de trabalhos mal conservados e escolas parecidas com as prisões. Depois do seu falecimento este autor inglês continuou sendo lido e apreciado pelos leitores. Inúmeras de suas obras foram adaptadas ao cinema e televisão. Principais obras de Charles Dickens: As Aventuras do Sr. Pickwick – 1836, Os Cadernos de Pickwick – 1836, Loja de Antiguidades – 1840 – 1841, Canção de Natal – 1843, A Casa Abandonada – 1852 – 1853, Tempos Difíceis- 1854, A Pequena Dorrit – 1855 – 1857, Um Conto de Duas Cidades – 1859, Grandes Esperanças – 1860 -1861.

Bibliografia:

Biografia de Charles Dickens – eBiografia

Charles Dickens – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 20 de outubro de 2024

A Democracia e o Voto Popular

O voto popular realizado nas eleições livres e justas é um exemplo do regime democrático. Neste ato o cidadão eleitor demonstra a sua vontade. Infelizmente este ato político nem sempre foi respeitado porque beneficiou determinados candidatos que prometeram aos eleitores e não cumpriram as suas promessas. Este recurso político no regime democrático recuperou diversos países a partir da metade do século XX. Portugal possui determinados políticos que tomaram decisões desleais do eleitorado que nele confiou. O povo cometeu este erro em diversas eleições porque se deixou iludir por gestos enganosos. Apesar desses comportamentos o voto popular continua sendo o melhor modo democrático dos cidadãos expressarem as suas vontades. Sempre existiu políticos honestos que respeitaram o eleitorado e procuraram amenizar os problemas sociais. A divergências políticas atuais e no passado, mas cada candidato deve assumir a responsabilidade de seus próprios atos. Porque podem beneficiar a população ou desiludi-la em situações frustrantes. O voto popular realizado pelo povo deve expressar dialogo do governo com os eleitores e entre a população. Determinadas ideologias prejudicam a própria comunidade. A política ética e partidária precisa usar os recursos legítimos ao serviço da população que neles confiou. Existe determinado candidato que se esforçou, mas não atingiu os seus objetivos. A democracia e seus valores inúmeras vezes foram prejudicados por diversas pessoas envolvidas no poder político. Muitas vezes não reconheceram a dedicação e colaboração dos militantes e colaboradores de determinados políticos partidários. A justiça e honestidade são os ideais fundamentais para a sociedade amenizar os seus problemas sociais. Os políticos e cidadãos sabem que o voto é a arma da democracia. O valor dos votos dos cidadãos demonstram a sua confiança nos políticos. Eles precisam respeitar a comunidade através de seus próprios atos e ganharão o respeito do povo.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Respeito e Consideração Pelo Voto Popular.  

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Giacomo Leopardi

Destacou-se como ensaísta, filólogo e poeta italiano (1798-1837). Giacomo Leopardi demonstrou em suas obras o pessimismo e a melancolia. O autor em seus textos mostrou com sensibilidade a realidade do ser humano. O poeta foi membro de uma família nobre, nasceu na comuna Recaneti, na região das Marcas. Mesmo com os problemas financeiros o ensaísta recebeu uma boa educação destacando-se literatura e erudição. Escreveu os seus primeiros poemas com doze anos em italiano e latim. Entre 1809 a 1816 Giacomo aprendeu grego, latim, francês e hebraico. Durante este período ele escreveu obras eruditas, por exemplo, Ensaio sobre os Erros Populares dos Antigos. Traduziu Homero, Virgílio, o poeta Horácio, colocou o iluminismo na poesia italiana. Giacomo Leopardi se tornou um dos principais integrantes da literatura italiana. Insatisfeito com a própria família passou sua juventude na biblioteca do pai. Escreveu poemas bonitos destacando-se Canções Civis e O Infinito. Em 1822 ele mudou-se na casa dos tios maternos em Roma. Como poeta se desiludiu com as mulheres romanas e retornou a sua cidade natal. Nos anos seguintes ele viajou e escreveu diversas obras poéticas. O poeta morou em Florença durante sete anos até quando faleceu. Desde a sua adolescência o filosofo iluminista enfrentou graves doenças e escreveu sobre o amor não correspondido. Principais obras de Giacomo Leopardi: Cantos – 1831, Pequenos Trabalhos Morais – 1832, Zibaldone dos Pensamentos – 1898.

Bibliografia:

Giacomo Leopardi – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

 

 

 

domingo, 13 de outubro de 2024

Jane Austin

Destacou-se como uma escritora inglesa principalmente do romantismo da literatura da Inglaterra (1775-1817). Jane Austin nasceu na zona rural de Steventon, Inglaterra em 1775. O pai dela foi o reverendo anglicano George Austin. A família da escritora era religiosa e com boas condições financeiras. Com oito anos a enviaram para estudar num colégio interno. Ela publicou a sua primeira novela Lady Susan com dezoito anos. Jane Austin escreveu os romances Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade em 1797. O pai dela mostrou as duas obras a um editor que as rejeitou. Depois do falecimento de George Austin acompanhada de sua irmã e mãe se mudaram para um bairro inglês de Chawton. A escritora conseguiu publicar os seus dois romances em 1811 e 1813 usando o pseudônimo de Uma Senhora. A sua principal obra Orgulho e Preconceito destacou-se na literatura inglesa. Este livro mostrou a criatividade e intuição psicológica da autora. Em 1814 Jane Austin editou Mansfield Park e Emma no ano seguinte. Principais obras de Jane Austin: Amor e Amizade – 1790, Lady Susan – 1794, Razão e Sensibilidade – 1811, Orgulho e Preconceito – 1813, Mansfield Park – 1814, Emma – 1816, A Abadia de de Northanger – 1818, Persuasão – 1818.

Bibliografia:

Biografia de Jane Austin – eBiografia

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Johann Wolfgang Von Goethe

Destacou-se como um cientista, filosofo e escritor (1749-1832). O escritor fez parte do classicismo na literatura alemã. Johann Wolfgang Von Goethe nasceu no ano de 1749 em Frankfurt na Main, Alemanhã. Os seus pais chamaram-se Johann Gaspar Goethe e Catharina Elisabeth Goethe. Membro de uma família abastada e culta. Os livros da biblioteca de seu pai ajudaram na educação do filosofo. Os tutores o instruíram nos estudos de ciências, religião e música. Ele aprendeu inglês, francês, italiano, grego e latim. No começo do curso de direito em 1765 o escritor escreveu os seus primeiros poemas publicados na obra O Livro de Annete. Como ele teve tuberculose em 1768 voltou a morar na casa dos pais. Saudável mudou-se a Estrasburgo em 1770 e continuou estudando direito. Terminou o curso superior no ano seguinte. Goethe publicou em 1774 o seu primeiro romance Os Sofrimentos do Jovem Werther. Em 1775 o escritor se tornou conselheiro particular do grão-duque Carlos Augusto. Naquela época ele morou com Charlote Von Stein. A madame o inspirou quando escreveu os poemas líricos A Lua – 1778 e Canção Noturna Caminhante – 1780. O filosofo viajou para a Itália em 1786, morou dois anos neste país. Durante este tempo o escritor publicou três dramas: Ifigenia em Táuribe – 1787, Egmont – 1788 e Torquato Tasso – 1790. Goethe retornou a Weimar em 1794. Inspirado em 1805 publicou a prosa clássica Winchelman e seu Século. Em 1809 editou o livro As Afinidades Eletivas. O escritor publicou em 1808 a primeira parte do poema dramático Fausto. Terminou esta obra em 1830. Principais obras de Johann Wolfgang Von Goethe: Capricho de Amante – 1768, Os Cumplices -1769, Clavigo – 1774, Os Sofrimentos do Jovem Werther – 1774, Ifigênia em Táuride – 1779, Torquato Tasso – 1870, Fausto I – 1806, Fausto II – 1822.

Bibliografia:

Biografia de Goethe – eBiografia 

domingo, 6 de outubro de 2024

Valores e Prudências do Homem na Sociedade

O homem vive em companhia dos seus semelhantes e da natureza. O relacionamento interpessoal durante a sua existência transmitem princípios, valores, sentimentos e emoções. As relações sociais na sociedade precisam ser transparentes, compreensivas, tolerantes e amigáveis. Através da experiencia da vida aprendemos com os nossos conhecimentos e erros. Os valores e prudências do homem na vida social demonstram a solidariedade, amizade, valores culturais, éticos e morais. Mas podem transmitir ofensas, magoas, divergências e preconceitos. Desejando evitar situações imprevisíveis o homem deve ser educado e civilizado. Na sociedade moderna as ambições pessoais inúmeras vezes prejudicam os nossos semelhantes. A pessoas precisa colocar na sua convivência diária atitudes, envolvimentos e decisões que mostram as responsabilidades entre o bem e o mal. Cada ser humano deve assumir as consequências de suas próprias ações. A capacidade das pessoas que designam com prudência as atividades humanas conseguem melhorar o relacionamento interpessoal na sociedade em que vivem. Evitar determinados erros, injustiças, discriminações e magoas afastam inúmeros sofrimentos. A literatura com diversos temas mostra o comportamento humano em varias situações. Destacando a falta de respeito ao próximo, imaturidade e calunias. As relações humanas em diferentes contextos demonstram os problemas pessoais e as dificuldades de sobreviver na sociedade. A humanidade deseja construir uma sociedade mais humana, justa, fraterna e tolerante. Devemos valorizar a natureza e a vida no planeta Terra para convivermos em paz, com decisões generosas e prudentes.

 Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Valores e Prudência na Vida Social.   

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Alexander Pope

Destacou-se como um famoso poeta britânico do século XVIII (1686-17441). Alexander Pope foi filho de um comerciante católico, mas o proibiram de estudar em escolas e universidades. Uma tia materna alfabetizou o poeta, escondido recebeu uma boa educação formal. As doenças e a deformidade física o tornaram um homem complicado. Alexander Pope escreveu nos ensaios e poesias as suas definições estéticas e filosóficas. Os seus poemas filosóficos do Ensaio Sobre a Crítica mostrou pensamentos neoclássicos onde defendeu as suas ideias sobre a poesia verdadeira. Na obra Ensaio Sobre o Homem ele mostrou se havia a possibilidade de acabar com as maldades do mundo apoiados na existência do Deus justo e fraterno. O poeta satirizou o comportamento delicado da corte na Inglaterra. Ele se tornou um satirista importante da época Augustano e o primeiro poeta inglês famosos em outros países. Principais obras de Alexander Pole: Essay on Criticism – 1711, The Rape of the Lock – 1712, The Dunciad – 1728.

Bibliografia:

Alexander Pope – Wikipedia, a enciclopédia livre

 


domingo, 29 de setembro de 2024

Molière

Nome artístico de Jean-Baptiste Poquelin se destacou como um artista dramaturgo francês (1622-1673). O pai dele trabalhou de tapeceiro ao rei e a mãe faleceu durante a sua infância. Molière recebeu uma boa educação no Colégio de Clermont entre 1633 a 1639. Naquela época a França influenciou a politica europeia. O rei Luís XIV valorizou a cultura do seu país. Paris se destacou nas representações teatrais. Naquele período os atores sofreram preconceitos da opinião publica e a igreja os descomungou. O rei Luís XIV apoiou a profissão de ator e financiou as companhias teatrais. Molière inaugurou uma companhia teatral, durante dois anos os atores se apresentaram em Paris. Devido as dividas esta companhia faliu. Auxiliado pelo pai ele se tornou membro de outra instituição. Durante catorze anos os artistas encenaram diversas peças em muitas cidades do interior. O dramaturgo escreveu diversos tipos de personalidades juntamente com o caráter humano. Ele representou em 1658 uma peça teatral diante do rei com sucesso. Molière satirizou o conhecimento intelectual na peça As Pessoas Ridículas em 1659. O escritor conseguiu um cômodo do Palais-Royal em 1661 no qual funcionou o teatro. A seguir encenou trinta peças de uma obra de sua autoria e de vários escritores. Inúmeros indivíduos o acusaram de imoralidades. No ano seguinte o dramaturgo se casou com a atriz Armande Bérjart. Depois de algum tempo representou na peça Escola de Mulheres retratando problemas morais, virtudes e defeitos humanos. O rei Luís XIV gostou de suas comédias, sátiras e tragédias, pagou uma pensão ao ator. A partir de 1664 ele divertiu vossa majestade com as representações teatrais. Encenou em 1664 a comédia O Tartufo. No ano seguinte representou as peças Dom Juan e O Misantropo. Atuou em 1668 na famosa peça teatral O Avarento. Principais peças teatrais de Molière: As Preciosas Ridículas – 1659, Escola de Mulheres – 1662, O Tartufo – 1664, O Avarento – 1668, O Burguês Fidalgo – 1670, As Amantes Magnificas e As Mulheres Sabias – 1672.

Bibliografia:

Biografia de Molière – eBiografia 

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

William Shakespeare

Destacou-se como escritor e dramaturgo da língua inglesa e na literatura mundial (1564-1616). Filho do casal John Shakespeare e Mary Arden nasceu no ano de 1564 em Starford-upon-Avon, Inglaterra. O pai dele foi um comerciante rico. William Shakespeare se casou aos dezoito anos com Anne Hathawy, esta mulher tinha vinte e seis anos. Ele teve problemas financeiros depois do nascimento de sua filha Susana, após pouco tempo nasceu os gêmeos Hamnet e Judith. O escritor deixou os seus familiares e mudou-se a Londres em 1586. Ele trabalhou como guardador de cavalos defronte do teatro. Após algum tempo o escritor copiou peças e representou pequenos papeis teatrais. Escreveu a sua primeira peça Comédia dos Erros em 1590. O dramaturgo se tornou o copista oficial da companhia de teatro, pois representou ou escreveu peças. Devido ao seu talento foi o autor da maioria das peças encenadas no Teatro Globo no qual a sua companhia fez representações. William Shakespeare relatou em seus livros o amor, sentimentalismo, relacionamentos humanos e sociais. As suas obras dramáticas se dividiram em três fases, entre 1590 a 1602 escreveu peças históricas, tragédias e comédias. De 1602 a 1610 produziu comédias e tragédias. Após 1610 ele se dedicou as peças conciliatórias. Principais obras de William Shakespeare: Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma Noite de Verão, A Comédia dos Erros, Conto de Inverno, Megera Domada, A Tempestade. Tragédias: Romeu e Julieta, Maebeth, O Rei Lear, Otelo, Hamlet. Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V. Poesias: Vênus e Adônis, O Rapto de Lucrécia, Sonetos.

Bibliografia:

infoescola.com.br/william-shakespeare 

domingo, 22 de setembro de 2024

A Liberdade Democrática

No regime democrático e pluripartidário o cidadão tem o direito de expressar os seus pensamentos e objetivos. Pode se envolver em atividades cívicos, politicas, sociais, culturais e religiosas destinadas a desenvolver um serviço ou objetivo a uma determinada população. O regime democrático precisa incentivar o cidadão em contribuir para o bem comum de seus semelhantes sempre respeitando a sua própria vontade de serviço a comunidade. Os partidos políticos deveriam incentivar os seus militantes a participarem com solidariedade em favor das comunidades apreciadas por eles. A democracia deve acompanhar um processo de melhoramento em que o cidadão mostre um comportamento definitivo e procure soluções de participação na vida publica em beneficio de sua comunidade. Aceitar a opinião de diferentes mobilidades politicas significa que o homem se adaptou a novos valores e estratégias sempre respeitando a opinião dos outros. A idêntica coerência entre os cidadãos é que podem alterar os seus princípios ideológicos e transferi-los para determinados partidos políticos ou líderes religiosos em defesa de seus valores e princípios. Os responsáveis pela organização partidária local e nacional devem ser solidários e tolerantes com os seus militantes oferecendo melhores condições para determinadas atuações em busca de atitudes defendidas por seus integrantes. Os partidos políticos, movimentos cívicos e as populações se beneficiam com candidatos bem preparados respeitando os valores da liberdade ideológica com humildade e tolerância. O plano político precisa do respeito ideológico das pessoas, seus valores, mas os seus integrantes devem aceitar os objetivos da organização. O cidadão e o partido politico necessitam dialogarem e desenvolverem determinados trabalhos em benefícios de determinada comunidade mostrando a sua força política.

 Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Liberdade, Ideologia e Cidadania. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Michel de Montaigne

Destacou-se como um escritor, político e filosofo francês (1533-1592). Michel de Montaigne inventou o gênero do ensaio pessoal. Membro de uma família abastada ele nasceu no castelo de Montaigne, Bordeaux, França em 1533. O escritor estudou latim no colégio Guyene, Bordeaux. Formou-se em direito no ano de 1549. Tornou-se um conselheiro da corte de Périgueux em 1554, depois participou do Parlamento de Bordeaux. Michel de casou-se com Françoise de La Chassagne. Depois do falecimento do seu pai em 1568 ele herdou uma propriedade e o titulo de Senhor de Montaigne. A partir de 1570 o escritor escreveu as suas reflexões de um século com guerras civis, as divergências politicas e religiosas de católicos e protestantes na França. No ano seguinte ele assumiu novos compromissos políticos e sociais. Michel de Montaigne viajou em 1581 para Suíça, Alemanha e Itália. O filósofo refletiu e escreveu este passeio em um diário. Como foi eleito prefeito de Bordeaux ficou no cargo durante quatro anos. Ele publicou Ensaios em março de 1580, editou pela segunda vez os livros em 1582 e a terceira vez em 1588. Esta obra fez sucesso e se tornou um clássico da literatura. O livro Ensaios se destacou no renascimento e influenciou moralmente os europeus dos séculos XVII e XVIII. A obra criou um novo gênero literário. O escritor refletiu sobre o amor, amizade, educação, liberdade e guerra. Nesta obra o filosofo aprendeu sobre si mesmo e seus próprios sentimentos. O homem descobriu a sua liberdade e como ser feliz depois do silêncio.

Bibliografia:

Biografia de Michel de Montaigne – eBiografia  

 

domingo, 15 de setembro de 2024

Luís de Camões

Destacou-se como um poeta e soldado português (1524-1580). Luís de Camões foi um importante escritor do classicismo de Portugal. A sua principal obra o poema épico Os Lusíadas mostrou os sentimentos humanos. Os pais dele chamavam-se Simão Vaz e Ana de Sá. O poeta nasceu em Lisboa no ano de 1524. Recebeu uma boa educação, aprendeu história, línguas e literatura. Na sua juventude Luís de Camões gostou de literatura e se tornou um soldado. Em 1547 ele entrou no exercito da coroa portuguesa. Viajou num navio como soldado para a África. Retornou a Lisboa em 1552, no ano seguinte embarcou para a Índia e participou de serviços militares. O poeta teve uma vida boêmia, ele foi preso em Portugal e no Oriente. Enquanto ele esteve preso escreveu Os Lusíadas. Depois que retornou a Portugal decidiu publicar a sua obra. A sociedade não reconheceu o talento de Luís de Camões. Depois do seu falecimento o seu poema impressionou as pessoas. Atualmente ele tornou-se um dos principais escritores de língua portuguesa e da literatura mundial. Diversos lugares do mundo o homenagearam, colocaram o nome de Luís de Camões em várias avenidas, ruas, praças e instituições. Ele foi um importante poeta do renascimento, pois escreveu poesias, epopeias e obras dramáticas. Devido as suas inspirações poéticas explorou com criatividade diversas formas de composições literárias. Principais obras de Luís de Camões:  El-Rei Seleuco – 1545, Filoderno – 1556, Os Lusíadas – 1572, Anfitriões – 1587, Rimas – 1595.

Bibliografia:

Toda Matéria – Biografia de Luís de Camões

   

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Geoffrey Chaucer

Destacou-se como um escritor, filosofo e diplomata inglês (1343-1400). Os Contos de Cantuária foi a principal obra de Geoffrey Chaucer. Este livro se tornou o primeiro clássico da literatura mundial escrito na língua inglesa. O escritor nasceu em Londres, Inglaterra no ano de 1343. Filho de John Chaucer e Agnes Copton. Seu pai foi um vendedor de vinho famoso e deu uma boa educação ao autor. Geoffrey Chaucer trabalhou de pajem na corte do rei Eduardo III. Talentoso destacou-se como tradutor francês, latim e italiano. Ele lutou na Guerra dos Cem Anos em 1359. Passado algum tempo tornou-se prisioneiro dos franceses. No ano seguinte o rei da Inglaterra pagou o seu resgate. O escritor se casou em 1366 com Filipa de Hainaut, dama de companhia da esposa de Eduardo III. A partir de 1367 ele recebeu uma pensão vitalícia do rei, viajou em missões diplomáticas em vários países. Durante as suas viagens o escritor escreveu algumas obras. Nomearam Claucer fiscal da alfandega de lã, pele e couro de Londres em 1374. O escritor trabalhou neste emprego durante doze anos. Em 1386 o elegeram juiz de paz e membro do Parlamento. Após 1387 Geoffrey escreveu a sua principal obra Os Contos de Cantuária. Este livro se tornou um fenômeno cultural com vinte e nove contos da sociedade cultural. Nesta obra tem humor, costumes clássicos, ensinamentos morais e os costumes da sociedade inglesa do século XIV. Esta obra escrita em língua inglesa ficou famosa na literatura mundial. Consideram o seu autor pai da literatura inglesa. Principais obras de Geoffrey Chaucer: O Livro da Duquesa – 1372, A Casa da Fama – 1380, Tratado do Astrolábio – 1392, Parlamento de Fouler – 1390, Os Contos de Cantuária – 1387.

Bibliografia:

Biografia de Geoffrey Chaucer – eBiografia   

domingo, 8 de setembro de 2024

A Organização Humanitária na Sociedade

As sociedades se organizam em grupos familiares, profissionais, políticos, religiosos e diversas instituições. O principal objetivo da sociedade é que o cidadão tenha uma vida prolongada com saúde e felicidade. Princípios, regras, valores e boas ações constituem os pilares para o bom funcionamento das instituições privadas e públicas. A ética é fundamental a boa convivência entre as pessoas. Deve-se analisar as ações certas e erradas do cidadão juntamente com a sua conduta adequada. As pessoas precisam participar do desenvolvimento equilibrado e igualitário da sociedade. A organização humanitária começa na família, em pequenos grupos, se expande em outras comunidades e beneficia inúmeros seres humanos. A falta de valores e do diálogo proporcionam vários problemas na sociedade. O homem necessita de preparação ética e de sua aplicação para conviver pacificamente nas atividades profissionais, sociais, culturais e religiosas. As pessoas precisam valorizarem os seus semelhantes e usarem os avanços tecnológicos em benefício próprio e da comunidade em que vive. O respeito e as boas ações trazem felicidade ao homem. A organização e o diálogo entre diversas comunidades promovem novos direitos a seus integrantes e anemizam vários problemas sociais. A dignidade humanitária se inicia na compreensão, tolerância e solidariedade. O cidadão procura solucionar as suas dificuldades pessoais e ajuda fraternalmente outras pessoas, famílias ou a comunidade.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024).  Deontologia para um Serviço Público Humanizado.

 

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Dante Alighieri

Destacou-se como um escritor humanista (1265-1321). Dante Alighieri é um importante escritor da língua italiana e da literatura universal. A sua primeira obra é o poema A Divina Comédia. Os pais dele se chamaram Alighiero di Bellincione e Bella degli Abatti. Dante Alighieri nasceu na cidade Florença, Itália em 1265. Membro de uma família com boas condições financeiras ele estudou artes, ciências, letras e teologia. A mãe do escritor faleceu durante a sua infância e o pai quando tinha dezoito anos. Os parentes se afastaram dele. O autor se casou com Gemma Donati e o casal teve vários filhos. Dante Alighieri admirou Beatrice Portinari, o nome dela apareceu em diversa s obras do autor. Este homem nobre além de poeta se destacou como um politico italiano. Ele fez parte do conselho do Estado e foi embaixador da república. O escritor tornou-se um erudito enquanto viveu, escreveu livros com teor literário, filosófico e histórico. Principais obras de Dante Alighieri: A Divina Comédia, Sobre a Língua Vulgar, O Convívio, As Rimas, As Epistolas, Vida Nova, Monarquia.

Bibliografia:

Toda Matéria – Biografia Dante Alighieri 

 

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Caio Fernando de Abreu

Destacou-se como um escritor, dramaturgo e jornalista brasileiro (1948-1996). Caio Fernando de Abreu nasceu em Santiago do Boqueirão, Rio Grande do Sul. A família dele decidiu morar em Porto Alegre. O escritor publicou o seu primeiro conto O Príncipe Sapo na revista Claudia em 1966. Depois que foi aprovado num concurso nacional trabalhou na revista Veja de São Paulo. O escritor viveu no Rio de Janeiro em 1971, tornou-se redator das revistas Manchete e Pais e Filhos. No ano de 1973 exilou-se em Londres e Estocolmo. Retornou a Porto Alegre em 1974, escreveu para o teatro e publicou diversos livros. As suas obras narraram a sociedade de 1970 abalada pela ditadura militar, solidão, bebidas, drogas e suicídio. A partir de 1993 Caio de Abreu escreveu crônicas semanais ao jornal O Estado de São Paulo. No ano seguinte os exames médicos revelaram deles ser portador do vírus da aids. Ele publicou no jornal três cartas comentado sobre esta doença.  O escritor publicou os livros Triangulo das Águas – 1984, Os Dragões não Conhecem o Paraiso – 1989 e Ovelha Negra – 1995. Com essas obras Caio de Abreu ganhou três vezes o Prêmio Jabuti na categoria contos, crônicas e novelas. Dividiu o Prêmio Molière em 1989 com a peça A Maldição do Vale Negro. Conseguiu receber o Prêmio da APC de melhor romance do ano do livro Onde Andará Dulce Veiga? Principais obras de Caio Fernando de Abreu: Limite Branco – 1971, O Ovo Apunhalado – 1975, Pedras de Calcutá – 1977, Morangos Mofados – 1982, Triangulo das Águas – 1983, Mel e Girassóis – 1988, Os Dragões não Conhecem o Paraiso – 1989, Maldição do Vale Negro – 1988, Onde Andará Dulce Veiga – 1990, Ovelhas Negras – 1995, Estranhos Estrangeiros – 1996.

Bibliografia:

Biografia de Caio Fernando de Abreu – eBiografia 

domingo, 25 de agosto de 2024

As Homenagens aos Pais

Todos os anos os pais biológicos e adotivos são homenageados por transmitirem amor, educação, respeito e responsabilidade aos filhos. O pai se envolve desde o nascimento do filho, em sua infância, juventude e fase adulta demostrando conhecimentos, bons exemplos, valores e sentimentos. Atualmente inúmeras mães educam os filhos sozinhas. Em diversas sociedades a educação de crianças e jovens são influenciados pelos pais, sistemas educativos, culturais, tradições e costumes. Infelizmente a falta de diálogo e violência estão prejudicando a formação da juventude. O papel do pai deve influenciar positivamente a sua convivência com os filhos, incentivando-os em estudarem, trabalharem e aproveitarem a vida. No Dia dos Pais as famílias homenageiam esses homens honestos e trabalhadores. A maioria dos pais se envolvem em funções domesticas, educativas e culturais que beneficiam os seus familiares. Os pais e homens responsáveis assumem com amor a paternidade e demonstram a sua felicidade. As crianças e jovens são o futuro da humanidade. A juventude precisa de amor, educação e limites para se tornarem adultos honestos e trabalhadores. A violência e o preconceito prejudicam os seres humanos em todas as fases da vida. Neste dia especial em que os pais são homenageados os familiares e a sociedade deve lembrar que esses homens nobres merecem ser valorizados com carinho e dedicação o ano inteiro. O amor, respeito e o apoio entre pais e filhos demonstram sentimentos, emoções e a felicidade de uma família.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Pai: Onde Estás?  

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Hilda Hilst

Destacou-se como escritora, poeta e cronista brasileira (1930-2004). Hilda Hilst nasceu na cidade de Jaú, São Paulo. Depois da separação dos pais junto com sua mãe mudaram-se para Santos. Em 1937 decidiram viver em São Paulo, capital. A escritora estudou o primário e o ginásio no Colégio Santa Marcelina e morou nesta escola. Terminou o segundo grau no Instituto Presbiteriano Mackenzie em 1947. No ano seguinte ela conseguiu ser aprovada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Hilda Hilst publicou o seu primeiro livro de poesias Presságio em 1950. A poeta terminou o curso de direito em 1952. Depois de 1954 dedicou-se apenas a literatura, publicou diversos livros de poemas. Depois do falecimento do seu pai decidiu morar em Campinas próxima de sua mãe. Ela casou-se com Dante Casarini em 1968, divorciou-se do ex-marido em 1985. A escritora tornou-se membro dos poetas da Geração de 45, pois abandonaram os costumes dos modernistas. Hilda Hilst rompeu com o classicismo literário. Os temas de seus poemas são a solidão, loucura, morte, amor, misticismo e erotismo. Através de suas poesias místicas conseguiu surpreender os leitores. Principais obras de Hilda Hilst: Presságios – 1950, Balada de Alzira – 1951, Balada do Festival – 1955, Roteiro do Silêncio – 1959, Ode Fragmentário – 1961, Sete Cantos da Poeta para o Anjo – 1962, Fluxo – Floema – 1970, Júbilo, Memoria, Noviçado da Paixão – 1974, Ficções – 1977, Da Morte, Odes Mínimas – 1980, A Obscene Senhora D – 1982, Cartas de um Sedutor – 1991, Bufólicas – 1992, Cacos e Caricias – 1992-1995, Cantares do sem Nome e de Partidas – 1995, Do Amor – 1999.

Bibliografia:

Biografia de Hilda Hilst – eBiografia 

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Fernando Sabino

Destacou-se como um escritor e jornalista brasileiro (1923-2004). Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. O escritor estudou o primário no Grupo Escolar Afonso Pena e o secundário no Ginásio Mineiro. Ele conseguiu ser aprovado no curso superior da Faculdade de Direito de Minas Gerais em 1941. O escritor publicou o seu primeiro conto policial na revista Argus, editada pela secretaria de segurança de Minas Gerais em 1936. Fernando Sabino colaborou em 1938 na fundação do jornal A Inúbia no Ginásio Mineiro. Publicou o seu primeiro livro de contos Os Grilos Não Cantam Mais em 1941. Escreveu diversas obras ao jornal literário Dom Casmurro, revista Vamos Ler e para o Anuário Brasileiro de Literatura. O escritor mudou-se ao Rio de Janeiro em 1944 e trabalhou em diversos jornais. Terminou o curso de direito em 1946 e foi morar em Nova York. Retornou ao Brasil em 1948 e tornou-se escrivão da Vara de Órfãos e Sucessões. Inaugurou a Editora do Autor com a publicação do seu livro A Revolução dos Jovens Iluminados. Em 1965 fundou a Editora Sabia. Fernando Sabino trabalhou de redator na Biblioteca Nacional. Escreveu crônicas ao Jornal do Brasil e no jornal O Globo. O seu romance O Grande Mentecapto ganhou Prêmio Jabuti em 1979. Ele recebeu do governo brasileiro em 1985 a Condecoração de Ordem do Rio Branco no grau de Grã-Cruz. Principais obras de Fernando Sabino: Os Grilos Não Cantam Mais – 1944, O Homem Nu – 1966, O Grande Mentecapto – 1979, O Menino de Espelho – 1982, A Faca de Dois Gumes – 1985, O Bom Ladrão – 1991, Zélia uma Paixão – 1991, A Nudez da Verdade – 1994, Com a Graça de Deus – 1994.

Bibliografia:

Biografia de Fernando Sabino – eBiografia  

domingo, 11 de agosto de 2024

A Credibilidade, Justiça e Ética do Homem

Os valores éticos valorizam o homem como uma pessoa humana. A ética é aprendida na família e depois utilizada na sociedade. A sua pratica requer um espaço democrático onde o cidadão conquista democraticamente os seus direitos. Os governantes possuem a responsabilidade moral e ética de administrarem os recursos públicos em beneficio da população. Tornou-se necessário investir em pequenas comunidades, como as aldeias portuguesas formadas por trabalhadores honestos e generosos. A vida humana deve ser satisfeita na cultura, lazer, política, religião e trabalho. Os benefícios sociais de uma comunidade são alcançados quando amenizam os problemas enfrentados pela sua sobrevivência. A redistribuição da riqueza no nível local requer que o executivo municipal vise o bem comum do povo. O serviço e educação social deve estabelecer prioridades melhorando o saneamento básico, habitação, educação e emprego. A credibilidade dos órgãos do poder precisa de uma boa aplicação dos recursos públicos. A justiça e a ética devem fazer parceria nos benefícios mútuos da população. O diálogo e respeito entre as comunidades fortalece as relações sociais marcadas pela redistribuição dos recursos sociais. A confiança nos políticos e instituições dependem de projetos e responsabilidades tomados com transparência e honestidade entre as partes envolvidas. O livre arbitro de uma pessoa honesta reforça a coesão nas decisões com intervenção social, justa e pacifica.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Credibilidade. Justiça e Ética.  

 

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

João Cabral de Melo Neto

Destacou-se como um poeta e diplomata brasileiro (1920-1999). João Cabral de Melo Neto nasceu em Recife, Pernambuco. Durante a sua infância morou nos estudou no Colégio Marista, Recife, gostou de ler livros. João Cabral publicou o seu primeiro livro de poemas Pedra do Sono em 1942. Editou o seu segundo livro O Engenheiro em 1945. O poeta conseguiu ser aprovado no concurso público de 1947 e se tornou um diplomata. Ele residiu em diversas cidades do mundo. As suas poesias apresentam características surrealistas, normas semânticas e estéticas poéticas. João Cabral relatou os problemas sociais no livro Cão sem Plumas – 1950. As obras O Rio – 1954 e Duas Águas abordaram temas regionais. O poeta utilizou em suas poesias a metalinguagem e a cultura popular. Escreveu os poemas na rigidez formal de rimas fixas, ritmo e versos rimados. A sua principal obra é a poesia dramática Morte e Vida Severina. João Cabral ganhou o Prêmio da Poesia do Instituto Nacional do Livro, Prêmio Jabuti da Academia Brasileira de Letras. Depois da publicação do livro Crime no Calle Relator recebeu o Prêmio da União Brasileira de Escritores. Principais obras de João Cabral de Melo Neto: Pedra de Sono – 1942, O Engenheiro – 1945, O Cão Sem Pluma – 1950, O Rio – 1954, Morte e Vida Severina – 1958, Paisagens com Figuras – 1956, Quaderna – 1960, Escolhidos – 1963, A Educação Pela Pedra – 1966, Museu de Tudo – 1975, A Escola das Facas – 1980, Poesia Critica – 1982, Auto do Frade – 1984, Agrestes – 1985, O Crime no Calle Relator – 1987, Servilha Andando – 1989.

Bibliografia:

Biografia de João Cabral de Melo Neto – eBiografia


domingo, 4 de agosto de 2024

Clarice Lispector

Destacou-se como uma escritora da literatura no Brasil (1920-1977). Clarice Lispector nasceu numa aldeia da Ucrânia. Como eram descendentes dos judeus esta família fugiu do seu país enquanto aconteceu a guerra civil russa. Quando chegaram no Brasil moraram em Maceió, Alagoas. Por segurança decidiram mudar de nome. Depois mudaram-se a Recife. Na sua infância Clarice aprendeu a ler e escrever, escreveu contos pequenos. Neste município a menina estudou no ginásio além de estudar inglês e francês. Quando a adolescente completou doze anos a sua família decidiu morar no Rio de Janeiro. A escritora conseguiu ser aprovada na Faculdade Nacional de Direito em 1941, concluiu o curso em 1944. Clarice Lispector publicou o seu primeiro romance Perto do Coração Selvagem no ano de 1944. Apaixonada casou-se com Maury Gurgel Valente no mesmo ano que se formou no curso superior. No mesmo ano acompanhou o seu marido diplomata a várias viagens em outros países. Enquanto a escritora morou em algumas nações continuou escrevendo e publicando os seus livros. Ela retornou ao Rio de Janeiro em 1959 depois que se separou do marido e trouxe os seus dois filhos. Ela trabalhou no Jornal Correio da Manhã e publicou em 1967 o seu primeiro livro infantil O Mistério do Coelhinho Pensante. Clarice Lispector por ser talentosa o seu primeiro livro Perto do Coração Selvagem ganhou o Prêmio Graça Aranha em 1944. Com a obra Laços de Família foi contemplada com o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira de Livros em 1960. Pela publicação de seus livros a escritora em 1976 recebeu o primeiro prêmio do X Concurso Literário Nacional de Brasília. Clarice Lispector tornou-se representante da terceira fase modernista brasileira, renovou a literatura em sociais e filosóficos. Em suas obras a maior parte dos personagens são mulheres moradoras cidades grandes. Principais obras de Clarice Lispector: Perto do Coração Selvagem – 1944, O Lustre – 1946, Laços de Família – 1960, O Mistério do Coelho Pensante – 1967, Felicidade Clandestina – 1971, Água Viva – 1973, Imitação da Rosa – 1973, A Hora da Estrela – 1977, A Bela e a Fera – 1978.

Bibliografia:

Biografia de Clarice Lispector – eBiografia 

quarta-feira, 31 de julho de 2024

José Jacinto Veiga

Destacou-se como um escritor brasileiro (1915-1999). José Jacinto Veiga escreveu romances e contos famosos de ficção contemporânea. O escritor nasceu na Fazenda Morro Grande, Corumbá, Estado de Goiás. Estudou o ginásio no Liceu na cidade de Goiás. Mudou-se ao Rio de Janeiro em 1959. Terminou o curso de direito em 1941 na Faculdade Nacional de Direito. Em 1946 o convidaram para trabalhar de redator e tradutor de programas para a língua portuguesa na BBC de Londres. José Veiga retornou ao Brasil em 1949, trabalhou de jornalista no jornal O Globo e na Tribuna de Imprensa. O contista publicou o seu primeiro livro de contos Os Cavalinhos de Platiplante em 1959. Com esta obra ele ganhou o concurso Fabio Prado de São Paulo e como melhor livro do ano no prêmio Monteiro Lobato. José Veiga publicou diversos livros maravilhosos, os traduziram em outros idiomas e editaram em vários países. Pelas suas obras publicadas o contemplaram com o Prêmio Machado de Assis promovido na Academia Brasileira de Letras em 1997. Principais obras de José Jacinto de Veiga: Os Cavalinhos de Platiplante – 1959, A Hora dos Ruminantes – 1966, A Máquina Extraviada – 1967, Os Pecados de Tribo – 1976, A Sombra dos Reis Barbudos – 1972, A Casa da Serpente – 1989, O Risonho Cavalo do Príncipe – 1992.

Bibliografia:

Biografia de José Jacinto Veiga – eBiografia

 


domingo, 28 de julho de 2024

O Comportamento do Homem na Sociedade

Os direitos do homem na sociedade garantem o seu respeito e liberdade. Atualmente os valores humanos se manifestam de diversas formas. Principalmente em instituições públicas, privadas, religiosas, politicas, empresariais e educacionais. As tecnologias de informação e comunicação divulgam a dignidade e solidariedade. Em todas as épocas o homem desejou viver em um mundo com paz, fraternidade, felicidade, liberdade e responsabilidade. A formação do cidadão responsável no século XXI depende da educação começando na família, escola, igrejas, comunidades, empresas e convivências sociais. A educação civil e politica dos jovens fazem parte do contexto escolar contribuindo na formação do adulto responsável. Inúmeras vezes os cidadãos mais velhos precisam dar bons exemplos aos mais jovens. No primeiro quarto do século XXI em Portugal e no mundo continua a desigualdade entre os seres humanos. Milhões de cidadãos precisam de moradia, emprego e benefícios sociais. A dignidade da pessoa humana é transmitida pela paz, respeito, convivência fraternal entre os povos, dialogo e compreensão. A solidariedade e pequenas boas ações do homem contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). A Sociedade Na Atualidade.  

 

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Vinicius de Moraes

Destacou-se como um poeta e compositor de música popular brasileira (1913-1980). Vinicius de Moraes colaborou com o surgimento da Bossa Nova. O poeta nasceu no Rio de Janeiro, estudou no colégio jesuíta Santo Inácio os estudos secundários. Cantou no coral da igreja, apreciou a beleza das canções. Vinicius de Moraes formou-se no curso de direito da Faculdade Nacional do Rio de Janeiro em 1933. No mesmo ano publicou o seu primeiro livro de poesias O Caminho para a Distância. O poeta trabalhou na censura cinematográfica do Ministério da Educação até 1938. Ele ganhou uma bolsa de estudo e mudou-se para Londres, estudou literatura inglesa na Universidade de Oxford. Retornou ao Brasil em 1940, tornou-se jornalista do jornal A Manhã e escreveu artigos como criticas de cinema. Vinicius de Moraes conseguiu ser aprovado no concurso de diplomatas. O diplomata trabalhou neste cargo em Los Angeles, Paris, Montevidéu, retornou a Paris e voltou ao Brasil de 1943 a 1968. Ele conseguiu se aposentar em 1968. O poeta se destacou na segunda fase do modernismo brasileiro.  As poesias de Vinicius de Moraes demonstram o misticismo, ensinamentos cristões, saudade, carência, desejo e os problemas sociais de sua época. A partir de 1950 ele ajudou na fundação da Bossa Nova. Em parceria com Tom Jobim compôs Lamento do Morro e Mulher em 1956, Sempre Mulher – 1956, Eu Sei que Vou te Amar – 1958, Garota de Ipanema – 1963. Auxiliado por Toquinho escreveram as letras das músicas: Aquarela, A Casa, Testamento, Maria Vai com as Outras, Morena Flor, Rosa Desfolhada. Principais livros de poesias de Vinicius de Moraes: O Caminho para a Distância – 1933, Forma e Exegese – 1935, Ariana, a Mulher – 1936, Novos Poemas – 1938, Poemas, Sonetos e Baladas – 1946, Pátria Minha – 1949, Antologia Poética – 1955, Livro de Sonetos – 1956, O Mergulhador – 1956, A Arca de Noé – 1970. Peças Teatrais: Orfeu da Conceição – 1954, Cordélia e o Peregrino – 1965, Pobre Menino Rico – 1962. Prosas: O Amor dos Homens – 1960, Para Viver um Grande Amor – 1962, Para uma Menina com uma Flor – 1966.

Bibliografia:

Biografia de Vinicius de Moraes – eBiografia 

domingo, 21 de julho de 2024

Nelson Rodrigues

Destacou-se como um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro (1912-1980). Nelson Rodrigues nasceu em Recife, Pernambuco. Em 1915 junto com os seus familiares mudou-se ao Rio de Janeiro. O pai dele fundou o jornal A Manhã com um socio em 1925. O jornalista com treze anos trabalhou como repórter policial no jornal do seu pai. No ano seguinte ele ficou famoso depois que publicou o artigo A Tragedia de Pedra. A família do escritor teve problemas financeiros. Nelson Rodrigues foi diagnosticado com tuberculose em 1934, ficou internado no sanatório de Campos do Jordão. O irmão do jornalista Mario Filho ficou socio do Jornal dos Sports em 1936. O escritor comentou sobre o futebol. A seguir publicou artigos em vários jornais. Nelson Rodrigues escreveu em 1942 a sua primeira peça teatral Mulher Sem Pecado. Nos anos seguintes tornou-se o autor de diversas peças teatrais. Devido as suas obras inovadoras escandalizou o publico porque os temas relataram os erros humanos, adultérios e escândalos. As suas peças teatrais ficaram famosas em 1963, dois milhões de pessoas assistiram ao espetáculo Bonitinha, mas Ordinária. No mesmo ano ele escreveu a sua primeira telenovela A Morte Sem Espelho. O escritor escreveu a peça teatral Toda Nudez Será Castigada em 1965. Adaptaram esta obra ao cinema em 1973 dirigida por Arnaldo Jabor. Devido ao sucesso o filme ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim e recebeu um prêmio no Festival de Gramado. Principais Peças Teatrais de Nelson Rodrigues: Mulher Sem Pecado – 1942, Vestido de Noiva – 1943, Meu Destino é Pecar – 1944, Os Sete Gatinhos – 1958, Boca de Ouro – 1960, Bonitinha, mas Ordinária – 1963, Toda Nudez Será Castigada – 1965, A Serpente – 1980.

Bibliografia:

Biografia de Nelson Rodrigues – eBiografia 

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Rachel de Queiroz

Destacou-se como uma escritora, jornalista e tradutora brasileira (1910-2003). Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, Ceara. Devido à seca a família dela mudou-se ao Rio de Janeiro em 1917. Após dois anos retornaram a Fortaleza. A escritora estudou no Colégio Imaculada Conceição em 1921. Formou-se no magistério em 1925 com quinze anos. Utilizando o nome artístico Rita Queluz ela enviou uma carta ao jornal O Ceara satirizando um concurso de beleza. Como a carta ficou famosa a convidaram para publicar no jornal um artigo literário. O livro O Quinze narrou o drama da população que viveu na seca e miséria. Esta obra ficou famosa na segunda fase do modernismo brasileiro como romance regionalista. Devido ao sucesso do livro a escritora ganhou o concurso literário Graça Aranha de melhor romance em 1931. Nas suas obras publicadas posteriormente mostrou os problemas sociais e o coronelismo do Nordeste. Rachel de Queiroz como jornalista escreveu crônicas e as editou nos jornais de Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Durante a sua carreira literária inspirada conseguiu ultrapassar duas mil crônicas. A escritora trabalhou no Conselho Federal de Cultura de 1967 a 1989. Devido ao seu talento a elegeram membro da Academia Brasileira de Letras, pois foi a primeira mulher que entrou nesta instituição em 1977. Rachel de Queiroz ganhou diversos concursos literários: Prêmio Machado de Assis pelos seus livros publicados em 1957, Prêmio Nacional de Brasília em 1980. Tornou-se a primeira mulher que recebeu o Prêmio de Luís de Camões em 1993. Principais obras de Rachel de Queiroz: O Quinze – 1930, João Miguel – 1932, Caminho das Pedras – 1937, O Galo de Ouro - 1950, Lampião – 1953, Cem Crônicas Escolhidas – 1958, O Brasil Perplexo – 1964, O Caçador de tatu – 1967, O Menino Magico – 1969, As Meninas e Outras Crônicas – 1976, Cafute e Pena de Prata – 1986, Memorial de Maria Moura – 1992, Cenas Brasileiras – 1995, Nosso Ceara – 1997, Memorias

de Menina – 2003.

Bibliografia:

Biografia de Rachel de Queiroz – eBiografia 

domingo, 14 de julho de 2024

A Agricultura de Portugal

Neste país destaca-se a produção de vinicultura, fruticultura, horticultura, milho, centeio e batata. Os produtores agrícolas, suas associações e os departamentos regionais do ministério da agricultura fundaram as empresas agrícolas. A constituição de firmas agrícolas funcionam através das cooperativas fortalecendo as condições econômicas e profissionais dos agricultores. As autarquias locais dos municípios procuram melhorar a agricultura, fazem parcerias com associações, representantes dos agricultores e o Departamento Agrícola. Apoiam a realização de feiras e exposições agrícolas nas praças e mercados municipais sem cobrar impostos dos agricultores. A pesca profissional marítima ou fluvial está com problemas devido o esgotamento dos recursos piscícolas. Nos rios diminuíram as pescadas de salmão e sável, no mar o badejo, dourada, bacalhau e a sardinha. Devido ao aumento da pesca nos últimos vinte e cinco anos a legislação implantou medidas comunitárias desejando preservar as espécies em extensão. A profissão de pescadores precisa de incentivos profissionais e de aquisição de equipamento de pesca para se tornar mais rendável e segura. O setor piscatório profissional desempenha um papel importante na economia local e nacional. As autarquias locais e a sociedade devem valorizar os pescadores profissionais. Esses trabalhadores necessitam de melhores condições de trabalho, segurança nas embarcações, modernizações marítimas e construções de portos e canais de navegações. Os agricultores e pecadores profissionais são indispensáveis para a alimentação da população de Portugal. A sociedade precisa apoia-los e valoriza-los para terem os seus direitos trabalhistas e uma vida digna.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Cooperativas de Produção. 

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Mario Quintana

Destacou-se como um poeta, tradutor e jornalista brasileiro 1906-1994). Mario Quintana nasceu na cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul. O poeta estudou no regime de internato no Colégio Militar de Porto Alegre em 1919. Publicou os seus primeiros poemas na revista literária desta escola. Mario Quintana editou um poema no jornal de Alegrete em 1923. Ele retornou a sua terra natal em 1925 e trabalhou numa farmácia de seus familiares. No ano seguinte depois do falecimento de sua mãe mudou-se a Porto Alegre. No ano de 1926 Mario Quintana escreveu o conto A Sétima Passagem e ganhou o concurso de contos do jornal Diário de Notícias. Em 1927 faleceu o pai dele. O poeta trabalhou de tradutor no jornal do Rio Grande do Sul. No ano seguinte a Revista Globo e o Correio do Povo publicaram as suas poesias. A partir de 1934 Mario Quintana traduziu livros de escritores famosos. Em 1936 ele conseguiu emprego na Livraria da Globo. O poeta editou o seu primeiro livro de poesias A Rua dos Cataventos em 1940. Editou o segundo livro Canções em 1946. Com o seu talento conseguiu extrair a musicalidade de suas poesias. Nos anos seguintes ele publicou diversos livros com poemas maravilhosos. Mario Quintana ganhou o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelas suas obras em 1980. No ano seguinte recebeu o Prêmio Jabuti porque foi a Personalidade Literária do Ano.  O poeta escreveu em suas poesias sobre a musicalidade das palavras, prosas poéticas, humor e sonhos. Principais obras de Mario Quintana: A Rua dos Cataventos – 1940, Canções – 1946, Sapato Florido – 1948, Espelho Magico – 1951, Caderno H – 1973, Novas Antologias Poéticas – 1985, Poeminha do Contra.

Bibliografia:

Biografia de Mario Quintana – eBiografia     

domingo, 7 de julho de 2024

Investimentos Públicos e Sociais

A maioria dos cidadãos acompanham os investimentos públicos na educação, moradia, saúde, emprego e segurança pública. A população deseja o desenvolvimento social da comunidade em que vive. Os problemas sociais serão amenizados com a colaboração dos representantes políticos e cidadãos. Os investimentos públicos devem ser acompanhados pelo povo para não ocorrer benefícios apena a poucas pessoas ou grupos pequenos. Determinados indivíduos desviam o dinheiro públicos com as corrupções. O investimento do fundo publico deve proporcionar o bem comum a toda população. Os Planos de Atividades e Orçamentos Participativos (PAOP) melhoram as condições de vida das populações envolvidas neste planejamento. Determinadas obras são concluídas no período do calendário eleitoral visando beneficiar diversos candidatos políticos. O desenvolvimento econômico exige reformas profundas fortalecendo a educação, progresso e os valores universais. Um Plano de Investimento Público (PIP) tornou-se indispensável no desenvolvimento social de uma pessoa, família, comunidade e no país. O investimento publico precisa acontecer para o bem comum social dos cidadãos, famílias e pequenas comunidades direcionadas a saúde, educação, habitação, emprego e cultura. A participação efetiva da comunidade humana local e nacional baseia-se na busca e concretização dos bens e serviços indispensáveis a sobrevivência humana. A população precisa ter participação ativa no desenvolvimento social de sua nação. As grandes obras impressionam as pessoas com as tecnologias modernas. Devem ser amenizadas as milhares de famílias famintas, jovens desempregados, idosos abandonados, crianças que não estudam nas escolas e parte da população com problemas de saúde. O investimento publico precisa fazer parceria com o desenvolvimento social valorizando a pessoa humana, o seu bem estar e o progresso de toda a comunidade.  

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Investimento Público Social. 

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Érico Verissimo

Destacou-se com um escritor brasileiro (1905-1975). Erico Verissimo conseguiu seus recursos financeiros da literatura, especialmente com romances. Érico Verissimo nasceu em Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Ele iniciou os seus estudos no Colégio Venâncio Alves, Cruz Alta. A partir de 1920 o escritor mudou-se para Porto Alegre e tornou-se aluno do colégio interno Cruzeiro do Sul. Após completar vinte anos trabalhou na farmácia de um parente. Érico Verissimo escreveu o seu primeiro conto Chico: um Conto de Natal e o publicou no periódico mensal Cruz Alta em revista no ano de 1929. Depois publicou contos em revistas e jornais. O escritor retornou a Porto Alegre em1930. No ano seguinte trabalhou de revisor e tradutor da revista Globo. Publicou em 1932 o livro de contos Fantoche. Em 1933 editou o romance Clarisse. Érico Verissimo lecionou como professor visitante e deu palestras sobre a literatura e a sociedade brasileira nas universidades americanas de Berkeley e Oakland. No inicio de sua carreira literária ele mostrou a vida urbana de sua cidade. Na segunda fase Érico Verissimo publicou três romances narrando a história do Rio Grande do Sul entre 1750 a 1945. A terceira fase de suas publicações narrou os acontecimentos políticos brasileiros. O escritor ganhou o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras em 1954 por todas as suas obras publicadas. O livro Caminhos Cruzados venceu o Prêmio Graça Aranha. Principais obras de Érico Verissimo: Fantoche – 1932, Clarisse – 1933, Caminhos Cruzados – 1935, Um Lugar ao Sol – 1936, Os Três Porquinhos – 1936, Olhai os Lírios do Campo – 1938, O Resto é Silêncio – 1942, O Continente – 1949, O Retrato – 1951, O Arquipélago – 1961, Prisioneiro – 1967, Em Incidentes em Antares – 1971.

Bibliografia:

Biografia de Érico Verissimo – eBiografia 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Carlos Drummond de Andrade

Destacou-se como um poeta talentoso no século XX (1902-1987). Carlos Drummond de Andrade escreveu contos e crônicas, mas fez sucesso as suas poesias na segunda fase do modernismo brasileiro. O poeta nasceu em Itabira de Mato Dentro, Minas Gerais. Ele iniciou o ensino escolar no município natal, a partir de 1916 estudou num colégio interno de Belo Horizonte. Carlos Drummond de Andrade retornou em Belo Horizonte em 1921, publicou artigos no Diário de Minas. Com o seu talento escreveu o conto Joaquim do Telhado e venceu o Concurso de Novela Mineiro. Ele recebeu o prêmio de cinquenta mil réis em 1922. No ano seguinte o poeta estudou no curso de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte. O poeta terminou o curso em 1925, mas não trabalhou na profissão. Ele foi redator do Diário de Minas localizado em Belo Horizonte. Publicou o poema No Meio do Caminho na Revista de Antropofagia de São Paulo e recebeu criticas da imprensa. A partir de 1934 o poeta mudou-se ao Rio de Janeiro. Tornou-se chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da educação até 1945. Carlos Drummond de Andrade de 1945 a 1962 trabalhou no Serviço Histórico e Artístico Nacional, conseguiu se aposentar em 1965. O poeta escreveu poesias, contos e crônicas. As suas obras expressaram a opinião de um individuo comprometido com a vida real. Apesar de seus inúmeros textos e livros na poesia questionou o ser humano, os seus sentimentos, problemas sociais, temas religiosos, filosóficos e amorosos. O seu estilo poético retrata o cotidiano, ironia, humor e pessimismo. Os seus poemas inspiraram o cinema e a música. O filme O Padre e a Moça de Joaquim Pedro de Andrade teve temas tirados dos seus poemas. A musica brasileira adaptou diversos poemas de Carlos Drummond de Andrade as suas canções. Por exemplo, o poema José cantado por Paulo Diniz, a poesia Canção Amiga gravada por Milton Nascimento. Martinho da Vila transformou o poema Sonho de Um Sonho numa musica de escola de samba. Principais obras de Carlos Drummond de Andrade: Algumas Poesias – 1930, Brejo das Almas – 1934, Sentimentos do Mundo – 1940, Poesias – 1942, A Rosa do Povo – 1945, Claro Enigma – 1951, Viola de Bolso – 1952, Poemas – 1959, Lições de Coisas – 1962, Menino Antigo – 1973, As Impurezas do Branco – 1973, O Corpo – 1984, Amor se Aprende Amando – 1985, Confissões de Minas – 1942, Contos de Aprendiz, Cadeira e Balanço – 1970, Moça Deitada na Grama – 1987.

Bibliografia:

Biografia de Carlos Drummond de Andrade – eBiografia 

domingo, 23 de junho de 2024

As Prioridades dos Investimentos Públicos

Quando um projeto é patrocinado com o dinheiro publico requer a aplicação e transparência desses recursos financeiros. O patrimônio de todos procura realizar o melhor serviço pelo menor custo. A livre concorrência é a regra do mercado. O Estado e todos os seus departamentos aproveitam as oportunidades e condições oferecidas em benéficos das populações. As instituições públicas oficiais administram os recursos públicos. O Estado é de todos os cidadãos que compartilham uma história, o mesmo idioma, território e um governo com os seus institutos de soberania. As autoridades locais das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia durante todo o processo democrático demonstraram uma boa administração dos recursos públicos. As populações acompanharam os trabalhos, custos e as prestações de bens e serviços. O investimento público precisa ser usado em beneficio de toda a população. Os cidadãos locais desejam que as entidades e órgãos democráticos eleitos façam parceiras com as instituições e assumam com responsabilidades as execuções das tarefas planejadas. A Câmara Municipal (prefeitura no Brasil) administra os recursos humanos, financeiros, técnicos e tecnológicos em parceria com a Junta de Freguesia. A elaboração dos Planos de Atividades e Orçamentos Participativos demonstram o processo dos investimentos públicos. A população indica projetos, objetivos, fiscaliza os custos e serviços do Executivo Municipal. No poder local democrático a Freguesia (subprefeitura no Brasil) mostra metodologia e transparência na convocação dos cidadãos durante um determinado tempo. Pois mostram as suas legitimas e justas aspirações quando melhoraram os serviços e a economia pública. Nas freguesias a população colabora com o Reverendo Pároco que produz bons resultados e propostas inovadoras.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2024). Especificidade dos Investimentos Públicos.   

quarta-feira, 19 de junho de 2024

José Lins do Rego

Destacou-se como um escritor brasileiro (1901-1957). José Lins do Rego nasceu no engenho Corredor, cidade Pilarça, Paraíba. Devido a falência dos engenhos de açúcar surgiram as usinas. O escritor decidiu morar em Recife, começou a estudar na Faculdade de Direito em 1919. O escritor iniciou a sua carreira literária publicando obras no Jornal do Recife e semanário Dom Casmurro. Em 1925 ele trabalhou de promotor publico em Minas Gerais. No ano seguinte desistiu do cargo e foi morar em Maceió, arrumou emprego de fiscal de bancos. José Lins do Rego tornou-se membro do grupo regionalista de Gilberto Freyre. O escritor editou textos no Jornal de Alagoas localizado e Maceió. Ele fez amizade com Graciliano Ramos e Raquel de Queiroz. Como integrante do Movimento Regionalista do Nordeste não apoiou o Movimento Modernista de São Paulo. As obras de José Lins do Rego contem temas regionalistas da segunda fase modernista. Destacando-se o cultivo de cana-de-açúcar, cangaço, misticismo e a seca. O escritor publicou em 1932 o seu primeiro romance Menino do Engenho, ganhou o prêmio da Fundação Graça Aranha. A Triologia do Menino do Engenho narra os problemas sociais e econômicos do engenho de cana-de-açúcar.  Principais obras de José Lins do Rego: Menino do Engenho – 1933, Doidinho – 1933, Banguê – 1934, Usina – 1936, Pureza – 1937, Pedra Bonita – 1938, Riacho Doce – 1939, Água Mãe – 1941, Gordos e Magros – 1942, Fogo Morto – 1943, Poesia e Vida – 1945, Eurídice – 1947, Cangaceiros – 1953, A Casa e o Homem – 1954, Meus Verdes Amor – 1956, Presença do Nordeste na Literatura Brasileira.

Bibliografia:

Biografia de José Lins do Rego – eBiografia  

domingo, 16 de junho de 2024

Cecilia Meireles

Destacou-se como poetisa, professora, jornalista e pintora brasileira (1901-1964). Cecilia Meireles nasceu no Rio de Janeiro. Como os pais dela faleceram quando era pequena foi cuidada pela avó materna Jacinta Garcia. A poetisa estudou o primário na Escola Estácio de Sá. Ela concluiu o curso normal na Escola Normal do Rio de Janeiro em 1917. Animada trabalhou no magistério das escolas do Rio de Janeiro. Cecilia Meireles publicou em 1919 o seu primeiro livro de poesias Espectros. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922. A poetisa estudou o folclore, educação e literatura. Como jornalista escreveu vários artigos de ensino escolar. Como poetisa se preocupou com a educação e publicou poemas infantis e livros didáticos. Cecilia Meireles ganhou o Prêmio de Poesias da Academia Brasileira de Letras em 1938 com o seu livro de poemas Viagem. Corajosamente em 1934 ela viajou a Portugal e deu palestras valorizando a literatura e o folclore brasileiros. A poetisa participou de conferencias de Educação, Literatura e folclore nos Estados Unidos, Europa, Asia e África. Devido ao seu talento escreveu poesias, contos, literatura infantil e folclore. As suas obras possuem características de simbolismo, religiosidade, musicalidade, poesia reflexiva, filosofia, amor e natureza. Principais obras de Cecilia Meireles: Espectros – 1919, Nunca Mais... e Poemas dos Poemas – 1923, Viagem – 1925, Viagem – 1939, Vaga Musica – 1942, Mar Absoluto – 1945, Retrato Natural – 1949, Romanceiro da Inconfidência – Canção – 1956, A Rosa – 1957, Eternidade em Israel – 1959, Antologia Poética- 1963, Escolha o seu Sonho – 1964, Ou Isto ou Aquilo – 1965.

Bibliografia:

Biografia de Cecilia Meireles – eBiografia