quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Andreas Vesalius

Foi um médico belga (1513-1564), pois publicou em 1543 um atlas de anatomia De Humani Corporis Fabrica. Concluíram esta obra com inúmeras disseções de cadáveres analisando o corpo humano dividindo-o em sete partes: ossos, músculos, sistema circulatório, sistema nervoso, abdômen, coração e pulmões, cérebro. Ele é considerado o pai da anatomia moderna.
Andreas Vesalius casou-se com Anne van Hamma em 1544, teve uma filha com o mesmo nome da mãe. Estudou medicina na Universidade de Pádua, Itália. Devido a falta de aulas praticas de anatomia na universidade frequentou os cemitérios procurando ossadas de criminosos executados e vítimas de doenças fatais.
Publicou a sua primeira obra Tabulae Sex em 1538, era um conjunto de seis desenhos de anatomia feitos pelo próprio autor. Ele foi nomeado médico do imperador romano Carlos V em 1548. Ficou neste cargo até a abdicação do imperador em 1556. A seguir passou a servir o rei da Espanha, Felipe II. O médico faleceu em 1564 em um naufrágio numa tempestade.
Principais obras de Andreas Vesalius: Tabulae Sex – 1538 e De Humani Corporis Fabrica Libri Septem – 1543.

Bibliografia:
Andreas Vesalius – Wikipédia, a enciclopédia livre 


Nenhum comentário:

Postar um comentário