domingo, 29 de setembro de 2019

Martin Luther King

Destacou-se como um ativista norte-americano, pois lutou contra a discriminação racial e pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos (1929-1968). O pai e avô dele foram pastores da Igreja Batistas, seguiu os exemplos de seus familiares. Ele formou-se em Teologia na Universidade de Boston em 1951.
Em 1954 Martin Luther King tornou-se pastor em uma igreja de Montgomery, Alabama. Desde a sua juventude percebeu a segregação social e racial dos negros em seu país, principalmente nos estados do Sul. Em 1955 começou a lutar pelos direitos civis dos negros norte-americanos pacificamente inspirado no Manthattan Gandhi. Por exemplo, nos ônibus de Montgomery tinha lugares reservados para os brancos, os negros ocupavam os últimos lugares. A costureira Rosa Parks foi multada e detida por ocupar um assento especial. Em protesto o Conselho Político Feminino boicotou os ônibus urbanos, Martin Luther King as apoiou. Milhares de negros dirigiram-se caminhando ao trabalho durante 382 dias. As empresas de transporte tiveram prejuízos.
A Suprema Corte norte-americana aboliu a separação racial dos ônibus de Montgomery no dia 13 de novembro de 1956. No dia 21 de dezembro ele e o sacerdote branco Glen Smiley entraram juntos e sentaram-se na primeira fila do ônibus. Vários grupos racistas atacaram com violência os participantes das manifestações pacificas.
Martin Luther King fundou a Conferência de Liderança Cristã em 1957. Como presidente deste movimento organizou campanhas pelos direitos civis dos negros. Em 1960 liberaram o acesso aos negros a parques públicos, lanchonetes e bibliotecas. Em 1963 liderou a Marcha sobre Washington, reuniu 250 mil pessoas. Emocionado afirmou no discurso que sonhava em viver numa sociedade onde negros e brancos conviviam fraternalmente.
Em 1964 criaram a Lei dos Direitos Civis garantindo a igualdade entre negros e brancos. Martin Luther King recebeu neste mesmo ano o Prêmio Nobel da Paz. Em 1965 liderou uma manifestação de defensores dos direitos humanos. Na cidade Memphis apoiou um movimento grevista dos lixeiros. Enquanto ele repousava na sacada do hotel levou um tiro, faleceu no dia 04 de abril de 1968.
Martin Luther King sonhava em viver em um mundo fraterno, independente de raça, cor e religião, pois todos os homens são iguais. Desejava transformar a sociedade sufocada pela injustiça e opressão num paraíso de justiça e liberdade.

Bibliografia:
Biografia de Martin Luther King – eBiografia

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Abraham Lincoln

Ele foi presidentes dos Estados Unidos de março de 1861 até ser assassinado em 1865. Abraham Lincoln nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809. Ficou órfão de pai com oito anos e perdeu a mãe com dez anos. Precisou trabalhar para se sustentar e ter uma educação formal.
Quando ficou adulto trabalhou em um armazém em New Salem, IIIinois, tornou-se um advogado, pois atuava nas áreas rurais. Participou como capitão na guerra contra os nativos Black Hawk. Com o final do conflito iniciou sua carreira política como parlamentar de IIIinois. Ficou no cargo durante oito anos além de ser o líder do Whig Party. Passados alguns anos junto com vários políticos fundaram o Partido Republicano.
Abraham Lincoln casou-se com Mary Todd, o casal teve quatro filhos, mas apenas um chegou à idade adulta. Em 1858 ele não foi eleito senador, mas conquistou reputação nacional. Em 1860 foi escolhido pelo Partido Republicano para ser candidato a presidência dos Estados Unidos.
Depois de sua posse como presidente Abraham Lincoln planejou como terminar o conflito com os Estados Confederados do Sul, conhecida como a Guerra Civil Norte-Americana. Pois conseguiu unir diversas correntes politicas do norte, conteve os avanços militares dos estados do sul. Impediu a divisão do seu país em dois, no dia 01 de janeiro de 1963 aboliu a escravidão.
Devido a sua liderança militar o reelegeram em 1964. Abraham Lincoln desejando a paz em sua nação foi generoso, encorajou os sulistas a deporem suas armas e juntarem-se a União. No dia 14 de abril de 1865 o ator John Wilkes Booth defensor dos Estados Confederados assassinou o presidente no Teatro Ford, em Washington.
Depois de sua morte Abraham Lincoln foi reconhecido como um importante presidente dos Estados Unidos por ter governado o seu país em um momento difícil. Como líder planejou a paz incentivando os cidadãos a deporem as armas para juntos construírem uma nação mais justa e fraterna.

Bibliografia:
Abraham Lincoln – Biografia – InfoEscola

domingo, 22 de setembro de 2019

Inca Garcilaso de la Vega

Outro nome artístico deste autor é El Inca (1539-1616). Ele foi um escritor e cronista peruano de ascendência espanhola e inca, pois era o príncipe dos autores do Novo Mundo. O pai dele Sebastián Garcilaso de la Veja destacou-se como colonizador e a mãe a princesa inca Isabel Chimpu Ocllo.
Inca Garcilaso de la Vega foi um peruano que conseguiu expressar a sua nacionalidade em sua obra Comentários Reais dos Incas. Este escritor é considerado o pai das letras do continente americano. Em 1605 ele publicou em Lisboa o livro La Florida del Inca. A obra mais importante de Inca Garciloso foi Comentarios Reales, a primeira parte foi editada em Lisboa – 1609 e a segunda parte em Córdoba – 1617. Ele escreveu este livro inspirado em suas recordações de infância e juventude, epistolas e visitas importantes ao Vice-reino do Peru.
Comentários Reais dos Incas relata as tradições da civilização andina. Pois é a obra prima de Inca Garciloso, marcando o início da literatura latino-americana.
Principais obras de Inca Garciloso de la Vega: La Florida del Inca – 1605; Comentários Reais dos Incas – 1609-16017.

Bibliografia:
Inca Garcilaso de la Vega – Wikipédia, a enciclopédia livre   
  

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

César Vallejo

Destacou-se como poeta vanguardista, pois foi um dos melhores poetas hispano-americanos do século XX, em especial no Peru (1892-1938). Além de ser contista, romancista e dramaturgo.
César Vallejo foi um importante autor da literatura universal do século XX, em especial a sua obra poética. Ele publicou o seu primeiro livro Los Heraldos Negros – 1919. Os seus poemas inovadores foram editados na obra Trilce – 1922, pois relatam o rompimento com a poesia tradicional repleta de novidades paradoxais. Este livro tornou-se importante na literatura universal. Em sua obra Poemas Humanos - 1939 exprimem sentimentos profundos, indicando a solidariedade como antidoto do sofrimento.
O poeta escreveu romances, dramas e ensaios. Mas a grandeza de suas poesias demonstra o ser humano, em especial as suas qualidades. César Vallejo foi um importante poeta da literatura universal.
Principais obra de César Vallejo: poesias – Los Heraldos Negros – 1918; Trilce – 1922; Poemas Humanos – 1939. Romances, contos e crônicas: Escalas Melofrafiadas – 1923; Fabla Salvaje – 1923; El Tungsteno – 1931.

Bibliografia:
César Vallejo – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 15 de setembro de 2019

Marcus Clarke

Destacou-se como poeta, escritor, jornalista e bibliotecário australiano (1849-1881). Ele ficou famoso como o romance Para o Termo de sua Vida Natural publicado em 1874. Esta obra foi adaptada a muitas peças e filmes.
Marcus Clarke escreveu histórias a uma revista australiana em 1867. O escritor fundou Yorick Club em 1868, a seguir ficou entre os membros de homens australianos letrados. Publicou o romance Long Odds – 1870 e a comedia Christmas – 1873.
Ele casou-se com a atriz Marian Dunn em 1869, o casal teve seis filhos. Apesar de sua fama o escritor faleceu com 35 anos no dia 02 de agosto de 1881. Marcus Clarke foi um importante autor da literatura na Austrália.
Principais obras de Marcus Clarke: O Termo de sua Vida Natural – 1874; Long Odds – 1870; Christmas – 1873.

Bibliografia:
Marcus Clarke – Wikipédia 

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

A Formação Continua do Professor

O professor é insubstituível na sociedade contemporânea, pois ajuda na formação dos cidadãos com conhecimentos, cultura e na convivência fraterna das pessoas. Devido aos avanços científicos e tecnológicos a educação e formação do ser humano começa no início da vida, deve ser continua e sem interrupções buscando a aprendizagem efetivas de novos conhecimentos. Principalmente o professor e novos educadores.
Na construção de um mundo mais civilizado com princípios, valores, normas libertadoras para pessoa responsável deve haver o planejamento educacional. Pois os cidadãos aprenderão ao longo da vida como enfrentar os seus problemas e sobreviverem. A sociedade possui graves dificuldades sociais, no ensino escolar e cultural os estudantes aprendem com evita-los e tentarem soluciona-los.
Especialmente o professor deve ter uma educação continua, em sua profissão ao transmitir conhecimentos precisa ter uma visão cultural, do espaço e do tempo. Os conhecimentos, princípios e valores são adquiridos pela experiencia na formação de novo cidadão e profissional. A sua formação não se limita num determinado período de curso superior, necessita adquirir novas aprendizagens numa pós-graduação, mestrado e doutorado.
Inúmeros professores experientes orientam e apoiam os docentes formados.  Porque enfrentam dificuldades, barreiras e obstáculos em sua carreira profissional. No planejamento da aula especifica o professor efetiva o aprendizado dos alunos estimulando-os a adquirirem novos conhecimentos.
Devido aos avanços científicos e tecnológicos a sociedade está repleta de novidades, mas também de problemas. Principalmente na educação escolar. Pois além da dinâmica do professor os familiares dos alunos precisam incentiva-los a adquirem novos conhecimentos por serem fundamentais para sobreviverem no mundo.
O professor além de ser um bom ensinante observa o comportamento dos alunos durante o aprendizado. Procura manter o equilíbrio necessário na diversidade. Com atenção, tolerância e paciência procura demonstrar o respeito a diferentes ideias e projetos. Através da educação e cultura o próprio homem construirá e participará de uma sociedade mais humana e fraterna.

Bibliografia:

              BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2019). Professor-Paradigma: Sua Formação.

domingo, 8 de setembro de 2019

Norman Lindsay

Destacou-se como artista australiano, escultor, escritor e cartunista editorial (1879-1969). O escritor em 1859 mudou-se para Melbourne onde trabalhou numa revista local com o irmão Lionel.
Norman Lindsay e seu irmão em 1901 juntaram-se ao jornal e revista Siydney Bulletin. Esta associação durou cinquenta anos. Em 1909 ele viajou para a Europa. Começou a fazer cem ilustrações de caneta e tinta ao Satyricon de Petronius em Nápoles. Retornou a Austrália em 1911. Escreveu o livro infantil The Magic Pudding e o publicou em 1918.
Destacou-se como cartunista editorial, ilustrou temas políticos racistas. Norman Lindsay associou-se a vários poetas, conseguiu influencia-los com um sistema filosófico retratado em seu livro Creative Effort. O filho do escritor Jack Lindsay emigrou a Inglaterra, publicou obras ilustradas de seu pai.
Principais obras de Norman Lindsay: Novelas – Um Cura na Boêmia – 1913; Milagres por Acordo – 1932; The Cautious Amorist – 1934, adaptaram-no ao filme Our Girl Friday – 1953; Idade de Consentimento – 1938; O Primo Fuji – 1945. Livros infantis: O Pudim Mágico – 1918; A Estrada de Flyaway – 1936.

Bibliografia:
Norman Lindsay – Wikipédia

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Ludrig Holberg

Destacou-se como escritor e erudito dinamarquês (1684-1754). Estudou teologia na Universidade de Copenhaque de 1702 a 1704. A seguir viajou a Holanda, Inglaterra e Alemanha.
O seu primeiro ensaio dinamarquês Sua Introdução à História dos Estados da Europa publicado em 1711 teve reconhecimento acadêmico. Em 1717 o nomearam professor de metafisica e história na Universidade de Copenhaque.
Ludrig Holberg escreveu o poema cômico Peder Paars em 1719-20. Publicou várias comedias de 1722 a 1726, destacando-se Jeppe de Bjerget, Erasmo Montanus e O Atarefado. Impressionou com o notável romance fantástico Viagem Subterrânea de Nicola Klim – 1741. Editou temas históricos: A Dinamarca e a Noruega – 1729 e História do Reino da Dinamarca – 1732-35.
Principais obras de Ludrig Holberg: Peder Paars – 1719-20; Viagem Subterrânea de Nicola Klim – 1741; A Dinamarca e a Noruega – 1729; História do Reino da Dinamarca – 1732-35.

Bibliografia:
Ludrig Holberg – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 1 de setembro de 2019

Karen Blixen

A baronesa de Blixen-Finecke foi uma escritora dinamarquesa (1885-1962). Ela publicou a Vingança da Verdade em 1926. Após retornar a Dinamarca editou o primeiro livro Sete Contos Góticos em 1934 utilizando o pseudônimo de Isak Dinesen.
A principal obra de Karen Blixen A fazenda Africana publicada em 1937 relata o período em que a escritora viveu no continente africano. Devido ao sucesso do livro ela foi premiada com o Tagea Brandt Reiselegat em 1939. Adaptaram esta obra para o filme Out of Africa em 1985.
Karen Blixen publicou Contos de Inverno – 1942, o romance As Vingadoras Angelicais com o pseudônimo Pierre Andrezel – 1944. Na obra Anedotas do Destino – 1958 destacou-se o conto A Festa de Babette, também o transformaram em filme em 1987.
A escritora teve um terço do estomago retirado em 1955 devido a uma ulcera. Este problema de saúde a impossibilitava de se alimentar normalmente. Faleceu com 77 anos pesando 35 quilos. Ela escreveu as suas obras em inglês, depois as traduziu ao dinamarquês.
Principais obras de Karen Blixen: Sete Contos Góticos – 1934; A Fazenda Africana – 1937; Anedotas do Destino – 1958, Sombras na Padaria – 1960.

Bibliografia:
Karen Blixen – Wikipédia, a enciclopédia livre