domingo, 29 de setembro de 2019

Martin Luther King

Destacou-se como um ativista norte-americano, pois lutou contra a discriminação racial e pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos (1929-1968). O pai e avô dele foram pastores da Igreja Batistas, seguiu os exemplos de seus familiares. Ele formou-se em Teologia na Universidade de Boston em 1951.
Em 1954 Martin Luther King tornou-se pastor em uma igreja de Montgomery, Alabama. Desde a sua juventude percebeu a segregação social e racial dos negros em seu país, principalmente nos estados do Sul. Em 1955 começou a lutar pelos direitos civis dos negros norte-americanos pacificamente inspirado no Manthattan Gandhi. Por exemplo, nos ônibus de Montgomery tinha lugares reservados para os brancos, os negros ocupavam os últimos lugares. A costureira Rosa Parks foi multada e detida por ocupar um assento especial. Em protesto o Conselho Político Feminino boicotou os ônibus urbanos, Martin Luther King as apoiou. Milhares de negros dirigiram-se caminhando ao trabalho durante 382 dias. As empresas de transporte tiveram prejuízos.
A Suprema Corte norte-americana aboliu a separação racial dos ônibus de Montgomery no dia 13 de novembro de 1956. No dia 21 de dezembro ele e o sacerdote branco Glen Smiley entraram juntos e sentaram-se na primeira fila do ônibus. Vários grupos racistas atacaram com violência os participantes das manifestações pacificas.
Martin Luther King fundou a Conferência de Liderança Cristã em 1957. Como presidente deste movimento organizou campanhas pelos direitos civis dos negros. Em 1960 liberaram o acesso aos negros a parques públicos, lanchonetes e bibliotecas. Em 1963 liderou a Marcha sobre Washington, reuniu 250 mil pessoas. Emocionado afirmou no discurso que sonhava em viver numa sociedade onde negros e brancos conviviam fraternalmente.
Em 1964 criaram a Lei dos Direitos Civis garantindo a igualdade entre negros e brancos. Martin Luther King recebeu neste mesmo ano o Prêmio Nobel da Paz. Em 1965 liderou uma manifestação de defensores dos direitos humanos. Na cidade Memphis apoiou um movimento grevista dos lixeiros. Enquanto ele repousava na sacada do hotel levou um tiro, faleceu no dia 04 de abril de 1968.
Martin Luther King sonhava em viver em um mundo fraterno, independente de raça, cor e religião, pois todos os homens são iguais. Desejava transformar a sociedade sufocada pela injustiça e opressão num paraíso de justiça e liberdade.

Bibliografia:
Biografia de Martin Luther King – eBiografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário