quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Abraham Lincoln

Ele foi presidentes dos Estados Unidos de março de 1861 até ser assassinado em 1865. Abraham Lincoln nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809. Ficou órfão de pai com oito anos e perdeu a mãe com dez anos. Precisou trabalhar para se sustentar e ter uma educação formal.
Quando ficou adulto trabalhou em um armazém em New Salem, IIIinois, tornou-se um advogado, pois atuava nas áreas rurais. Participou como capitão na guerra contra os nativos Black Hawk. Com o final do conflito iniciou sua carreira política como parlamentar de IIIinois. Ficou no cargo durante oito anos além de ser o líder do Whig Party. Passados alguns anos junto com vários políticos fundaram o Partido Republicano.
Abraham Lincoln casou-se com Mary Todd, o casal teve quatro filhos, mas apenas um chegou à idade adulta. Em 1858 ele não foi eleito senador, mas conquistou reputação nacional. Em 1860 foi escolhido pelo Partido Republicano para ser candidato a presidência dos Estados Unidos.
Depois de sua posse como presidente Abraham Lincoln planejou como terminar o conflito com os Estados Confederados do Sul, conhecida como a Guerra Civil Norte-Americana. Pois conseguiu unir diversas correntes politicas do norte, conteve os avanços militares dos estados do sul. Impediu a divisão do seu país em dois, no dia 01 de janeiro de 1963 aboliu a escravidão.
Devido a sua liderança militar o reelegeram em 1964. Abraham Lincoln desejando a paz em sua nação foi generoso, encorajou os sulistas a deporem suas armas e juntarem-se a União. No dia 14 de abril de 1865 o ator John Wilkes Booth defensor dos Estados Confederados assassinou o presidente no Teatro Ford, em Washington.
Depois de sua morte Abraham Lincoln foi reconhecido como um importante presidente dos Estados Unidos por ter governado o seu país em um momento difícil. Como líder planejou a paz incentivando os cidadãos a deporem as armas para juntos construírem uma nação mais justa e fraterna.

Bibliografia:
Abraham Lincoln – Biografia – InfoEscola

Nenhum comentário:

Postar um comentário