quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Mahatma Gandhi

Destacou-se como um líder pacifista indiano (1869-1948). Pois a sua personalidade influenciou a independência da Índia, porque era uma colônia britânica. Mahatma Gandhi na sua luta contra os ingleses agiu pelo projeto da não violência. Além de pedir a independência da Índia ficou famoso por seus pensamentos e sua filosofia. Ele fazia jejuns, marchas e a desobediência civil, incentivava o não pagamento dos impostos e a compra dos produtos ingleses.
Mahatma Gandhi nasceu no dia 02 de outubro de 1869 em Porbandar, Índia. Seus familiares pertenciam a casta dos comerciantes vaisia. Acreditava no deus hindu Vishnu, o seu principal preceito era de não violência. Seguindo os costumes aos treze anos ele teve um casamento arranjado. Mahatma Gandhi dirigiu-se a Londres estudar direito, naquela época os britânicos dominavam a Índia. Retornou ao seu país em 1891 exercer a profissão.
Em 1893 Mahatma Gandhi foi morar na colônia britânica da África do Sul. Percebeu a discriminação contra os hindus. Neste mesmo ano em um protesto iniciou a política de resistência passiva contra os maus tratos da população hindu. Em 1894 fundou um partido no Congresso Indiano, pois lutaria pelos direitos de seu povo. Gandhi em 1904 começou a publicar o jornal Opinião Indiana. Ele editou em 1908 Autonomia Indiana onde mostrou os valores da civilização ocidental. Retornou ao seu país em 1914 e divulgou as suas ideias.
Após o final da Primeira Guerra Mundial a burguesia na Índia formou o Partido do Congresso Nacional Indiano. Os líderes deste movimento nacionalista eram Mahatma Gandhi e Jawaharbal Nahru. Defendiam a independência da Índia, a democracia, igualdade política de todas as raças, religiões e classes, reformas socioeconômicas e administrativas e a modernização do Estado.
Mahatma Gandhi lutou pela independência indiana. Apelava as marchas e a desobediência civil, incentivou o não pagamento de impostos e compra de produtos indianos. Numa greve em 1922 contra o aumento de produtos uma multidão queimou um posto policial. Prenderam Gandhi e o condenaram a seis anos de prisão. Após ser libertado em 1924 abandonou durante alguns anos a atividade política ostentiva. Desejando protestar contra os impostos sobre o sal em 1930 organizou e liderou a nobre marcha para o mar, milhares de pessoas caminharam mais de 320 quilômetros, partindo de Ahmedhabad a Dandi. A sua greve de fome de 1932 chamou a atenção no mundo inteiro. Quando começou a Segunda Guerra Mundial pediu a retirada dos britânicos de seu país. O prenderam novamente em 1942. Os ingleses concordaram com a independência da Índia em 1947.
Depois da independência de sua terra natal este nobre líder precisou evitar a luta entre hindus e muçulmanos. No dia 30 de janeiro de 1948 Mahatma Gandhi foi assassinado a tiros por um hindu em Nova Délhi, capital Indiana. A atividade politica deste homem bondoso esteve sempre compartilhada pelo pensamento filosófico de não violência. Pois opor a violência com violência aumenta as divergências humanas. Através da convivência fraterna os homens conquistarão a sua liberdade.
“Eu sou contra a violência porque parece fazer o bem, mas o bem só é temporário, o mal que faz é permanente”. – Mahatma Gandhi

Bibliografia:
Biografia de Mahatma Gandhi - eBiografia    

Nenhum comentário:

Postar um comentário