domingo, 29 de novembro de 2020

A Divina Comédia

O poema épico foi escrito por Dante Alighieri em 1321. Esta obra italiana destacou-se no Renascimento, tornou-se um clássico da literatura universal. A Divina Comédia é composta por versos além de ser dividida em três partes: inferno, purgatório e paraíso. Cada subtítulo possui trinta e três cantos. Dante Alighieri escreveu o poema em florentino porque desejou fazer um resumo do conhecimento cientifico e filosófico da Idade Média. A Divina Comédia narrou a conversão de um pecador aos ensinamentos de Deus. Os versos poeticamente mostraram os caminhos do amor e das boas ações. O protagonista simbolizava um homem comum, o cidadão teve dúvidas, procurou fazer o bem, mas foi tentado pelo mal. Nenhuma palavra consegue explicar as emoções de ler esta bela obra.

Bibliografia:

www.culturagenial.com/livro-a-divina-comedia/

 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Édipo Rei

Esta peça de teatro grego escrita por Sófocles destacou-se como mito na Antiguidade Clássica. O personagem principal Édipo foi condenado a morte quando era pequeno. O pai dele rei Laio ouviu de um oráculo de Delfos que seria assassinado pelo próprio filho, o assassino se casaria com a própria mãe, a rainha Jocasta. Desesperado o rei achou melhor matar Édipo antes da realização da profecia. Rei Laio mandou um pastor amarrar os pés do menino e deixa-lo pendurado numa árvore do monte Citerão, pois serviria de alimento para as feras. O pastor não quis fazer esta barbaridade com o bebê, achou melhor leva-lo para casa. Como o pastor era um camponês carente doou Édipo a outra família. Políbrio rei de Corinto o adotou, cuidou dele como se fosse filho legitimo. Quando o rapaz tornou-se adulto ficou nervoso ao saber que tinha sido adotado. Perturbado com a revelação Édipo saiu desvairado. Numa encruzilhada ele encontrou o seu desconhecido pai biológico com alguns companheiros. Depois de um desentendimento furioso matou aquelas pessoas. Então se realizou a primeira parte da profecia: o filho matou o próprio pai. Édipo se dirigiu a Tebas sua terra natal, encontrou uma esfinge que o desafiou a solucionar uma charada: Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio dia tem dois, e à tarde tem três? Édipo pensou, respondeu a esfinge que a resposta daquele enigma era o ser humano. Pois enquanto foi pequeno engatinhou com quatro pés, ao se tornar adulto andou com dois e na velhice utilizou três por andar apoiado numa bengala. Como ele resolveu aquela charada da esfinge a população o considerou um herói, tornou-se o novo rei de Tebas. Depois casou-se com a própria mãe realizando a segunda parte da profecia. Édipo e Jocasta tiveram quatro filhos, duas mulheres e dois homens. Esta tragédia grega por ser repleta de peripécias impressionou os telespectadores de todas as épocas.

Bibliografia:

www.culturagenial.com/édipo-rei/   

domingo, 22 de novembro de 2020

Odisseia

O poema épico tornou-se um clássico da literatura ocidental escrito no século IX a.C. pelo poeta grego Homero. A obra composta por vinte e quatro cantos narrou as aventuras de Ulisses, rei de Ítaca. Odisseia pode ser dividido em três partes. A primeira parte do poema Telemaquia abrangendo os cantos I a IX relataram sobre Telêmaco, filho de Ulisses e Penélope. O rei partiu de Ítaca rumo a Troia onde aconteceu uma batalha. Na segunda parte os cantos V a XIII descreveram as surpresas na viagem e guerra de Ulisses. Vossa Majestade foi aconselhado por Atena, deusa da sabedoria, razão e guerra. A parte final de Odisseia relatou a vingança de Ulisses. Após vinte anos o rei retornou a Ítaca. Ele se disfarçou de mendigo, descobriu as traições que aconteceram enquanto esteve ausente. Depois que encontrou o seu filho ambos lutaram contra os usurpadores. Ulisses derrotou seus inimigos e reassumiu o trono. Odisseia é uma narrativa repleta de surpresas inesperadas, pois descreveu grandes façanhas dos seus personagens.

Bibliografia:

www.significados.com.br>odisseia  

sábado, 21 de novembro de 2020

A Minha Mãe Maravilhosa

Meu nome é Daniela, sinto orgulho em ser mulher e mãe negra. Na minha infância acompanhei mamãe na roça para apanhar algodão, milho e laranja. Comecei a trabalhar aos oito anos de babá, depois como empregada doméstica, entre 14,15, 16 anos trabalhei de auxiliar de cabelereira. Naquela época estudei no CEFAM (Centro Especifico de Formação e Aperfeiçoamento de Magistério em São Carlos – São Paulo. Após o magistério enquanto conciliei o trabalho com a escola terminei o ensino médio na escola Álvaro Guião. A seguir fiz os cursos de letras e pedagogia, estou estudando ciências políticas, mas sonho em cursar Psicologia. Trabalhei em inúmeras escolas do estado, incluindo Álvaro Guião onde lecionei aulas de português, inglês e espanhol. Na Fundação Casa tive a oportunidade de trabalhar a empatia, ganhei mais humanidade. Atualmente ministro aulas de espanhol em um colégio particular e sou educadora popular em uma instituição filantrópica de crianças, adolescentes e jovens, porque os ajudamos a realizarem os seus sonhos. Neste ano o projeto abrange o suporte dado a criança e aos jovens em relação ao sentimento de abandono, pois a historicidade e vivencia mostram grandes sonhadores e a carência em relação aos laços afetivos e muitas vezes tem como referencia a mãe preta. O nome do projeto deste ano é Agora quem cuida de mim? Eu sou casada com Renê Antônio, nos conhecemos quando tinha catorze anos. Sou mãe de Rhuan Estevan, meu amado filho ingressou na universidade federal UFSCAR. Minha filha Pérola Victoria sempre foi uma aluna dedicada e com destaque no histórico escolar. Ela sempre me ajudou a cuidar da irmã caçula Penélope Luiza que estuda no quarto ano. A minha mãe Benedita Aparecida foi uma mulher forte, sinto orgulho do seu nome e grande devoção por ela. Esta mulher teve uma vida digna de grande guerreira por ter sido minha mãe e pai. Mesmo sem estudos aprendi com os seus grandes ensinamentos. Através de sua vivência histórica de vida e luta fez o melhor para educar as suas duas filhas. A ultima vez que estive no Flor de Maio foi para assistir e aplaudir uma das homenageadas a minha querida mamãe. Ela cresceu numa família onde todos desfilaram em escola de samba. A minha mãe era baiana, uma das principais ala das crianças a Rainha de Bateria da escola independente. Benedita Aparecida desfilou em vários concursos, por exemplos, Flor de Maio, Rainha do Clima, Álvaro Guião, Miss São Carlos. Mamãe desfilou com grandes nomes da época porque era simpática e gostava das pessoas. Infelizmente esta mulher maravilhosa faleceu, mas sempre a amarei porque está presente no meu coração.  

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Vaticano

Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica. Esta nação soberana localiza-se dentro da cidade de Roma, Itália. O seu território constitui-se um enclave murado na capital italiana. Possui cerca de mil habitantes, pois é o menor país do mundo. A Cidade do Vaticano tornou-se cidade-Estado em 1929 pelo Tratado de Latrão. Santa Sé representa o cristianismo primitivo dos católicos romanos de todo o mundo sendo a principal Sé Episcopal. Possui a entidade Ordenanças da Cidade do Vaticano. Os documentos oficiais da Santa Sé são publicados principalmente em latim. Os papas residem no lugar que se tornou a Cidade do Vaticano em 1929 desde o retorno de Avinhão em 1377. Anteriormente moravam no Palácio de Latrão localizado na colina Célio no lado oposto de Roma. Em 313 Constantino deu este lugar de presente ao Papa Milcíades. Assinaram neste edifício os documentos estabelecendo o novo Estado através do Tratado de Latrão. A Cidade do Vaticano é um Estado eclesiástico governado pelo Papa. Grande parte dos funcionários públicos são clérigos católicos de inúmeros países. O território da Santa Sé e o lugar da residência do Papa são mencionados como o Palácio Apostólico.

Bibliografia:

Vaticano – Wikipédia, a enciclopédia livre

        

domingo, 15 de novembro de 2020

Ucrânia

País localizado na Europa oriental, a sua capital é a cidade Quieve. Faz fronteira a leste e nordeste pela Rússia, noroeste com a Bielorrússia, oeste pela Polônia, Eslováquia e Hungria, sudeste com a Romênia e Moldávia, sul e sudeste pelo Mar Negro e Mar do Azov. Ucrânia é a maior nação do continente europeu com cerca de quarente e dois milhões de habitantes. O idioma oficial é o ucraniano, a população também fala o russo. No território ucraniano na Idade Antiga aconteceu a domesticação de cavalos e da família de línguas indo-europeias. O país destacou-se na Idade Média como um polo cultural de eslavos do leste, conhecido como Rússia de Quieve. Depois de sua divisão no século XIII Ucrânia foi invadida e governada por inúmeros povos. Surgiu uma republica cossaca nos séculos XVII e XVIII, mas continuou dividida internamente, no século XX tornou-se uma republica soviética. Conseguiu ficar independente em 1991. Ucrânia é uma república semipresidencial, estão separados os poderes legislativo, executivo e judiciário. Por possuir terras férteis consideram o país como celeiro da Europa. Pois tornou-se um dos maiores exportadores de grãos do mundo. As suas terras agrícolas estão entre as dez melhores regiões do mundo. Desenvolve-se o setor de manufatura na Ucrânia, principalmente a aeronáutica e equipamentos industriais. O povo ucraniano demonstra a sua cultura na arquitetura, literatura e música.

Bibliografia:

Ucrânia – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

O Comportamento e a Felicidade do Homem

O nosso comportamento tornou-se fundamental para convivermos pacificamente na sociedade. Por exemplo, a flexibilização de comportamentos, os princípios, valores e a dignidade humana. Os bons relacionamentos contribuem para a nossa sobrevivência além de dar sentido e objetivo a vida humana. Infelizmente as aparências, irresponsabilidades e a manipulação desvalorizam a integridade das pessoas. Na sociedade atual a posse do ter é mais valorizado do que o próprio ser humano. Diversos indivíduos para alcançares os seus objetivos não se importam quais caminhos percorrerão desejando realiza-los. No relacionamento interpessoal precisa haver respeito e reciprocidade. Pois cada ser humano possui a sua personalidade e não deve ser humilhado por não gostar de diversos valores e diversões impostos pela sociedade. O mundo dos homens nunca foi pacifico, mas precisamos conviver pacificamente com os outros cidadãos. Temos graves problemas sociais, tempestades, secas e outras catástrofes naturais prejudicam inúmeras pessoas. As guerras, fome, comercialização de armas, drogas, imigrações deploráveis demonstram como o próprio homem desvaloriza a sua espécie. Cada ser humano através de suas boas ações ajuda a construir um mundo melhor. Mas a maior responsabilidade social está nas mãos dos governantes políticos de diversos poderes públicos. Se eles forem responsáveis e pedirem ajuda dos empresários, instituições religiosas, desportivas, educacionais e de toda a população com solidariedade serão amenizados os graves problemas sociais. Praticar o bem e conviver em paz são os objetivos da maioria dos homens. Todos necessitam de saúde, alimentação, habitação, trabalho, lazer e segurança pública. Diversos setores da sociedade precisam mostrar medidas concretas ao bem comum da humanidade. Procurando conviver com tolerância, solidariedade e de resolução dos problemas cotidianos pelo dialogo e não com violência contribuem com a felicidade do povo. A epidemia do Covid-19 parou o mundo, fez as pessoas refletirem e valorizarem a vida. Enquanto não houver vacinas para este coronavírus, dengue, aids e outras doenças transmissíveis o melhor meio de evita-las é se prevenindo. Os princípios, valores, o amor e as boas ações são indispensáveis para o ser humano ser feliz, conviver pacificamente numa sociedade mais justa e fraterna.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2020). Felicidade Social. 

domingo, 8 de novembro de 2020

Turquia

País euroasiático da península Anatólia, localizado no ocidente da Ásia, estendendo-se pela Trácia Oriental (nomeada de Rumélia) no sudeste da Europa. Faz fronteira a noroeste pela Bulgária, oeste com a Grécia, nordeste pela Georgia, Armênia e envolve Naquichevão do Azerbaijão, leste pelo Irã e sudeste com o Iraque e Síria. Localizam-se no sul o mar Mediterrâneo e o Chipre, sudeste-oeste o mar Egeu e no norte o mar Negro. O mar de Mármore, o Bósforo e o Dardanelos formam os Estreitos Turcos demarcando a fronteira entre Trácia e Anatólia separando a Europa da Ásia. Os turcos começaram a migrar para a Turquia no século XI. O Império Seljúcida venceu o Império Bizantino na Batalha de Manziquerta, aumentou o numero de imigrantes turcos. Durante cento e cinquenta anos os turcos seljúcidas construíram um importante reino na Anatólia. O Sultanato de Rum governou a maior parte de Anatólia até meados do século XII, terminou com a invasão dos mongóis. Após a decadência do sultanato seljúcida surgiu a independência, expansão militar e politica dos principados muçulmanos beilhiques. Destacando-se os otomanos que absorveram os beilhiques restantes e criaram o Império Otomano. Pois manteve o seu auge nos séculos XVI e XVII dominado o sudeste da Europa e Ásia e o norte da África. Acabou o Império Otomano com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os aliados vitoriosos invadiram os seus territórios. Vários jovens oficiais militares organizaram uma resistência contra os Aliados, fundaram em 1923 a república da Turquia. Turquia é um país geograficamente importante por localizar-se entre a Europa e Ásia. A língua oficial é o turco, o idioma curdo também é falado pela população. A republica presidencialista governa esta nação. Como possui uma repleta cultura desde a antiguidade o país é membro no Conselho da Europa e OTAN. Mantem condições políticas, econômicas e culturais com o Oriente Médio e estados turcos da Ásia Central. Participa de organizações com os países africanos e das nações de língua portuguesa pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa como observador associado. Devido a sua economia, localização e forças armadas Turquia tornou-se uma potência regional.

Bibliografia:

Turquia – Wikipédia, a enciclopédia livre

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Republica de San Marino

Microestado europeu situado nos Apeninos, está envolto pela Itália. A sua capital é a Cidade De San Marino. Faz fronteira com as províncias Emília-Romanha e Marcas. No país residem cerca trinta mil habitantes, pois tem a menor população dos membros do Conselho da Europa. San Marino é o Estado mais antigo do mundo. Marinus de Rab fundou o país em 3 de setembro de 307. Segundo a lenda Marinus partiu de Rab uma colônia romana em 257, pois o futuro imperador Diocleciano através de um decreto solicitou a reconstrução dos muros da cidade Rimini que foram destruídos pelos piratas libúrnios. San Marino possui uma constituição histórica formada por importantes documentos jurídicos, os Estatutos de 1600. O governo é parlamentar. Nomearam o parlamento de Grande e Geral Conselho, com sessenta membros, presidida por dois capitães-regentes, Chefes de Estado durante seis meses. Congresso do Estado exerce o poder executivo composto por dez conselheiros selecionados entre os membros do Grande e Geral Conselho. A principal fonte de renda da nação é o turismo por estar próximo do porto de Rimini, no mar Adriático. Destacam-se os bancos, produtos eletrônicos e cerâmicas. Nos campos existe a criação de ovinos, cultivam vinhas e cereais. As belezas naturais engradecem San Marino.

Bibliografia:

San Marino – Wikipédia, a enciclopédia livre 

 

 

domingo, 1 de novembro de 2020

Romênia

País localizado no centro-sudeste da Europa, norte da península dos Bálcãs e no ocidente do mar Negro. A sua capital é a cidade Bucareste. Faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária. Possui cerca de vinte milhões de habitantes, seu idioma é o romeno, uma língua românica. Romênia surgiu nos territórios da antiga Dácia, uma província do Império Romano. O país ficou independente do Império Otomano em 1877. Após a Primeira Guerra Mundial, Transilvânia, Bucovina e Bessarábia formaram o Reino da Romênia. No final da Segunda Guerra Mundial a União Soviética ocupou a nação, tornou-se uma republica socialista e membro do Pacto de Varsóvia. Depois da Revolução Romena em 1989 o país iniciou uma transição para a democracia e economia capitalista. Romênia é uma republica semipresidencialista, melhorou os padrões de vida da população com alto índice de desenvolvimento humano. Tornou-se membro da União Europeia e Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Na década de 2000 teve crescimento na economia do país, onde predomina os serviços além de ser um produtor e exportador de maquinas e energia elétrica. Esta nação possui uma bela história cultural, onde residiu artistas, músicos e inventores. Possui inúmeras atrações turísticas, destacando-se o Castelo de Drácula.

Bibliografia:

Romênia – Wikipédia, a enciclopédia livre