quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Francisco Alves Mendes Filho

Apelidado de Chico Mendes, destacou-se como seringueiro, sindicalista e ativista político brasileiro (1944-1988). Defendeu os seringueiros da bacia Amazônica porque necessitavam de preservação das seringueiras nativas e da floresta. A sua luta pela Floresta Amazônica teve reconhecimento internacional.  Premiaram Chico Mendes por defender a natureza e os seres humanos. Em 1987 recebeu o Global 50 da ONU – Organização das Nações Unidas na Inglaterra. No ano seguinte a Medalha do Meio Ambiente de Bettes World Society nos Estados Unidos. Chico Mendes filho do migrante cearense Francisco Alves Mendes e de Maria Rita Mendes nasceu em 15 de dezembro de 1944 no seringal Porto Rico, Xapuri, Acre. Em sua infância acompanhou o pai na floresta como seringueiro. O militante comunista Euclides Távora o ensinou a ler e escrever quando tinha dezenove anos. Na década de 1970 aconteceu o desmatamento na floresta Amazônica com conflitos de terra. Substituíram a extração de borracha pela pecuária, valorizou as fazendas e dificultou os pequenos produtores de terem acesso as terras. Devido a exploração dos seringueiros e como viveram na miséria Chico Mendes buscou alternativas e os direitos dos trabalhadores nos seringais. Tornou-se sindicalista em 1975, a partir de 1976 junto com os seringueiros protestaram contra o desmatamento. Em 1977 o elegeram vereador na cidade Xapuri. Discutiu entre lideres políticos, populares e religiosos os problemas sociais do município em 1979. Em 1880 ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores. Liderou o 1º Encontro Nacional dos Seringueiros em outubro de 1985. Defendeu os interesses dos indígenas, seringueiros, pequenos pescadores e populações ribeirinhas pela criação de reservas extrativistas. Preservaram a floresta e as terras indígenas promovendo uma reforma agraria. Nos anos seguintes Chico Mendes lutou contra a devastação da floresta. No dia 22 de dezembro de 1988 o assassinaram com tiros no peito. A seguir diversas entidades sindicalistas, politicas, religiosas e de direitos humanos pediram a punição dos assassinos do líder ativista. Chico Mendes recebeu inúmeras homenagens depois do seu falecimento. A Ong do Grupo Tortura Nunca Mais criou em 1989 a Medalha Chico Mendes de Resistência. Paul McCartney gravou em 1989 uma música homenageando o seringueiro. Pepeu Gomes gravou no mesmo ano outra canção dedicada a Chico Mendes. Homenagearam a luta deste grande herói pelos direitos humanos e a preservação da floresta com diversos documentários, filmes e programas de televisões.

Bibliografia:

Chico Mendes – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 28 de agosto de 2022

José Bonifácio de Andrade e Silva

Destacou-se como estadista, naturalista e poeta brasileiro (1763-1838). Reconhecido como Patriarca da Independência por ter sido importante no Brasil. José Bonifácio de Andrade e Silva atuou na política, teve carreira naturalista, especialmente em mineralogia. Encontrou quatro minerais novos, destacando-se a petalita, futuramente descobriram nela o elemento lítico e a andradita. Na política atuou como ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de 1822 a 1823. Enquanto ocupou este cargo formou uma marinha de guerra. Apoiou o governo de D. Pedro de Alcântara. Depois da Independência do Brasil organizou uma politica centralizada, ordenou aos militares combaterem os movimentos contrários a separação de Portugal. Participou da Assembleia Constituinte. Devido o termino da Constituinte no dia 11 de novembro de 1823 baniram José Bonifácio. Exilado morou na França durante seis anos. Depois da abdicação do imperador ele retornou ao Brasil e reconciliou-se com D. Pedro I em 1831. Tornou-se tutor de D. Pedro II até 1833. Por causa de divergências em busca do poder ele se afastou da carreira politica e morou no seu imóvel na ilha de Paquetá, Baia do Guanabara. Faleceu no dia 06 de abril de 1838. Em sua homenagem José Bonifácio tornou-se personagem de filmes e telenovelas. Em 2018 lançaram o documentário Bonifácio: O Fundador do Brasil. Possui monumentos em Pelotas, Santos, Rio de Janeiro e Nova Iorque. Oscar Pereira da Silva fez o Retrato de José Bonifácio em pintura a óleo, exposto no Museu Paulista. José Bonifácio de Andrade e Silva escreveu inúmeras obras dos seus estudos de mineralogia. Na poesia destacaram-se os livros A Primavera – 1815 e Poesias Avulsas – 1825.

Bibliografia:

José Bonifácio de Andrade e Silva – Wikipédia, a enciclopédia livre  

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Alberto Santos Dumont

Destacou-se como aeronauta, esportista e inventor brasileiro (1873-1932). Alberto Santos Dumont ganhou o prêmio Deutsch em 1901 por ter contornado a Torre Eiffel com o seu dirigível. Esta invenção foi construída de balões dirigíveis com motor a gasolina. No inicio de 1905 Alberto Santos Dumont construiu o primeiro aeroplano do mundo. O grande aeronauta brasileiro continuou com as suas invenções e ganhou diversos prêmios internacionais. Ele recebeu inúmeros diplomas em reconhecimento do seu talento. Alberto Santos Dumont fabricou o 14-bis formado por um avião anexado a um balão de hidrogeno, conseguiu diminuir o peso e facilitou a decolagem. O formidável aeronauta fez mudanças no modelo original e no dia 23 de outubro de 1900 mostrou em Bagatelle o Oiseau de Proie II. Neste dia o avião voou sessenta metros no ar. Alberto Santos Dumont inovou e implantou os airlerões na sua aeronave. Concorreu a premiação no dia 12 de novembro de 1906. Conseguiu fazer cinco voos públicos neste dia e ganhou o Prêmio do Aeroclube da França. Esses voos foram considerados os primeiros voos de avião. Inúmeros inventores são considerados os inventores do avião no mundo. Alberto Santos Dumont continuou competindo em diversas provas com novos inventores. Ele trabalhou na popularização do avião. Alberto Santos Dumont sofreu esclerose múltipla. Na primeira Guerra Mundial ajudou a construir aeroplanos usados na guerra. Inconformado ficou desesperado pela sua invenção ter se tornado uma arma mortal nas batalhas. Sofrendo de depressão faleceu no dia 21 de dezembro de 1932. Homenagearam Alberto Santos Dumont no Brasil e em vários lugares do mundo por ter sido um dos maiores inventores do século XX. Inauguraram o primeiro aeroporto do Rio de Janeiro em 16 de outubro de 1936 com o nome de Aeroporto do Rio de Janeiro Santos Dumont. Em 1973 os correios comemoraram o centenário de Santos Dumont com diversos selos. No dia 23 de outubro de 2006 a Empresa de Correio e Telégrafos com o selo comemorativo homenageou o centenário de voo do 14-bis.

Bibliografia:

Santos Dumont – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 21 de agosto de 2022

O Valor da Educação Humana

A educação é indispensável no desenvolvimento do ser humano. Ajuda a pessoa a ter melhores condições de vida. A cortesia e boas ações revelam as qualidades do homem. A educação humana é continua em todos os ciclos biológicos iniciando-se na infância até a idade avançada. A sociedade organizada impõe regras, limites de movimentos e atividades. O homem evoluiu no tempo e espaço, nenhum outro ser vivo possui uma história parecida com a dos seres humanos. Os projetos educativos proporcionam a realização de sonhos e objetivos. A variedade das atividades desperta o interesse dos alunos na colaboração significativa. O dialogo ajuda na formação integral do cidadão e o torna apto em novas atividades educacionais. A escola favorece o êxito educativo nas aprendizagens pedagógicas e estratégicas. A atividade de aprendizagem e formação profissional garantem o sucesso na vida dos novos profissionais. O projeto pessoal é variável de acordo com a idade e a vontade de aprender. O comportamento humano está interligado ao seu ambiente cultural. A avaliação escolar indica o aprendizado dos estudantes e como os professores podem melhora-lo. A personalidade humana vai se construindo e modificando ao longo da vida, pois é influenciada pela hereditariedade, família, escola, cultura. Os padrões culturais, sociais, princípios e tradições são valorizados na sociedade. A escola transmite conhecimentos, cidadania e prepara os alunos para conviverem com valores, normas e condutas sociais. A ciência e a tecnologia ajudam na saúde, educação, conforto e inúmeros benefícios ao homem. A escola apresenta o trabalho especifico de disponibilidade para aprender e ensinar. A educação escolar é fundamental na formação do cidadão porque instrui, reforça os domínios em todos os níveis de ensino e cursos. Prepara o estudante para conviver e assumir responsabilidades na sociedade civil.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Estrutura Educacional da Pessoa humana. 

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

José Plácido de Castro

Destacou-se como político, militar, liderou a Revolução Acreana e governou o Estado do Acre (1873-1908). José Plácido de Castro nasceu numa família de carreira militar. O seu pai capitão Prudente de Fonseca Castro lutou nas batalhas do Uruguai e Paraguai. O avô major José Plácido de Castro participou do combate de Cisplatina. Com dezesseis anos ele ingressou na carreira militar como sargento do Regimento de Artilharia de Campanha em São Gabriel, Rio Grande do Sul. Durante a Revolução Federalista José Plácido de Castro estudou na Escola Militar do Rio Grande do Sul. Discordou do vice-presidente Floriano Peixoto ter substituído Deodoro da Fonseca após a sua renúncia de presidente da república. Defendeu as eleições diretas. Ele participou da revolução contra Floriano Peixoto. Depois de serem derrotados ele abandonou a carreira militar. Mudou-se ao Rio de Janeiro, em 1899 viajou ao Acre. José Plácido de Castro liderou a Revolução Acreana, venceu as tropas bolivianas e proclamou o Estado Independente do Acre. Governou o estado de 07 de agosto de 1902 a 25 de fevereiro de 1904. Através do tratado de Petrópolis anexaram o Acre ao Brasil em 1903. José Plácido de Castro adquiriu um seringal, comprou novas terras e tornou-se um seringalista importante. No dia 09 de agosto de 1908 fizeram uma emboscada e o balearam nas costas. Devido aos ferimentos faleceu no dia 11 de agosto de 1908. Sepultaram o seu corpo no cemitério de Santa Casa de Misericórdia, Porto Alegre. Este herói destacou-se na negociação de anexação do estado do Acre ao Brasil. Em sua homenagem no dia 04 de dezembro de 1987 tornou-se patrono do 4º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro denominado Batalhão Plácido de Castro. Fundaram o município Plácido de Castro em 1976. A minissérie Amazônica abordou a vida deste grande herói brasileiro.

Bibliografia:

José Plácido de Castro – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 14 de agosto de 2022

Almirante Barroso

Francisco Manuel Barros da Silva é o nome completo deste militar (1804-1882). Almirante Barroso nasceu em Lisboa, Portugal, destacou-se como um militar da Armada Imperial Brasileira. Comandou a Armada Brasileira e venceu a Batalha do Riachuelo na Guerra da Tríplice Aliança. Condecoraram o Almirante Barroso a Imperial Ordem do Cruzeiro. Em 1886 recebeu o titulo de barão do Amazonas. O valente Almirante Barroso recebeu homenagens em diversos lugares do Brasil. O escultor o homenageou com uma escultura na Praça Paris, bairro da Gloria, Rio de Janeiro. Inúmeras ruas de cidades do Sudeste, Nordeste, Sul e Norte receberam o nome do Almirante Barroso. Em Lisboa existe uma placa no imóvel onde nasceu e uma rua com o seu nome. No Chile existe uma universidade localizada na rua Almirante Barroso.

Bibliografia:

Francisco Manuel Barroso e Silva – Wikipédia, e enciclopédia livre 

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Princesa Isabel

O seu nome completo é Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança e Bourbon-Dias Sicílias (1846-1921). Segunda filha do Imperador D. Pedro II e de sua esposa Teresa Cristina das Duas Sicílias. A Princesa Isabel casou-se com o príncipe francês Gastão d’Orléans, Conde d’Eu, o casal teve quatro filhos. Enquanto o seu pai D. Pedro II viajou a outros países a Princesa Isabel assumiu três vezes o cargo de chefe do Estado. Na primeira regência ela assinou a Lei do Ventre Livre no dia 28 de setembro de 1871. Pela lei toda criança nascida de escrava negra nascia livre. Na terceira regência a Princesa Isabel assinou no dia 13 de maio de 1888 a Lei Áurea e acabou com a escravidão no Brasil. Devido ao ato heroico ela foi homenageada como a Redentora. A proclamação de republica em 15 de novembro de 1889 aboliu a monarquia brasileira. A família real viveu no exilio. A Princesa Isabel morou o resto de sua vida na França junto com sua família. Esta mulher corajosa assinou a Lei Aurea e deu a sonhada liberdade aos escravos do Brasil. Durante o exilio Isabel continuou se dedicando a trabalhos de caridade apoiados pela Igreja Católica.

Bibliografia:

Isabel do Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre  

 

domingo, 7 de agosto de 2022

A Sonhada Paz no Mundo

A pessoa em diversas fases de sua vida precisa tomar decisões pensando no seu futuro. Na humanidade em todas as épocas este fenômeno é interpretado baseado nos conhecimentos científicos, novas descobertas e boas ou maus ações do homem. A sociedade humana é uma construção do gênero humano em continua evolução, com aplicação de regras e conflituosa. Diversas situações não são compatíveis com a dignidade humana. A sociedade precisa valorizar os princípios, educação e respeito dos seus semelhantes. O homem é composto pelos gêneros feminino e masculino, ao logo de sua história evoluiu e progrediu. Nenhum outro ser vivo teve este progresso. O novo século iniciou valorizando a paz, com saúde, trabalho e felicidade desejáveis na maioria dos países do mundo. Devido ao sofrimento provocado por duas guerras mundiais no século XX no dia 10 de dezembro de 1948 a Assembleia das Nações Unidos aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Todos os seres humanos tem o direito de usufruir e a obrigação de proporcionar a mesma oportunidade aos seus semelhantes. Os direitos e a convivência das pessoas nas comunidades, cidades e nações necessitam de cultura, religião, política, economia, desenvolvimento social e cientifico. Existe a possibilidade de melhorar os deveres individuais, comunitários e universais da Nova Ordem Ética e Econômica Mundial de acordo com a economia, comércio, e diversos setores das atividades humanas. As boas ações e o diálogo proporcionam na pessoa a paz e felicidade em sua convivência na comunidade e no mundo.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Ética Mundial para a Paz. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Duque de Caxias

O seu nome é Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880). Conhecido de O Pacificador e Duque de Ferro, destacou-se como militar, politico e monarquista brasileiro. Duque de Caxias inspirado no pai e tios atuou na carreira militar. Defendeu a independência do Brasil em 1823, a seguir lutou três anos em Cisplatina. Apoiou o Imperador Pedro I nos protestos de 1831. Duque de Caxias ensinou a Pedro II o manuseio de armas, esgrima e hipismo. Tornou-se amigo do novo imperador. Corajosamente comandou as tropas lealistas de 1839 a 1845 nas revoltas de Baliada, Revoltas Liberais e Revolução Farroupilha. Em 1851 comandou o Exercito do Brasil e venceu a Confederação Argentina na Guerra do Prata. Promovido a marechal após uma década liderou as forças militares na Guerra do Paraguai. Devido as suas vitorias recebeu títulos de nobres, tornou-se barão, conde, marquês, recebeu o único titulo de duque no império de D. Pedro II. Duque de Caxias atuou como político a partir de 1840, o elegeram senador em 1846, passados dez anos tornou-se Presidente do Conselho de Ministros. A seguir continuou ocupando um cargo politico no parlamento. Devido a problemas de saúde faleceu no dia 07 de maio de 1880. O imperador Pedro II o homenageou no funeral. Sepultaram o seu corpo junto com o de sua esposa no Cemitério de São Francisco de Paula, Rio de Janeiro. Homenagearam Duque de Caxias como patrono do Exercito Brasileiro. Destacou-se sendo um soldado ideal e líder importante na sua carreira militar. Na história do Brasil tornou-se o maior oficial militar do país.

Bibliografia:

Luís Alves de Lima e Silva – Wikipédia, a enciclopédia livre