quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Francisco Manuel da Silva

Destacou-se como professor brasileiro, maestro e compositor (1795-1865). Francisco Manuel da Silva compôs a melodia do Hino Nacional Brasileiro. Desde menino ele estudou música com o padre José Mauricio Nunes Garcia. Aprendeu violoncelo com dez anos. Aperfeiçoou os seus conhecimentos de composição com Sigismund von Neukomn. A partir de 1832 tornou-se músico da orquestra da Capela Real tocando violino, piano e órgão. Atuou como regente do teatro Lírico Fluminense. Em 1831 o músico escreveu uma canção comemorando a abdicação de D. Pedro I. Após quarenta anos do seu falecimento Joaquim Osorio Duque Estrada escreveu a letra que se transformou no hino nacional. Francisco Manuel da Silva publicou o livro didático Compêndia de Música Pratica em 1832. Contribuiu na fundação da Imperial Academia de Música e Opera Nacional. Em 1833 inaugurou a Sociedade de Beneficência Musical. Homenagearam este nobre músico com as condecorações de Oficial da Ordem da Rosa e Cavaleiro da Ordem de Cristo. Francisco Manuel da Silva escreveu composições criativas, por exemplo, Hino da Coroação do Imperador D. Padro II – 1854 e Hino da Guerra – 1865. Academia Brasileira de Música o nomeou patrono da cadeira número 7.

Bibliografia:

Biografia de Francisco Manuel da Silva – eBiografia 

domingo, 25 de setembro de 2022

Francisco de Brito Peixoto

 Este nobre homem e o seu pai Domingos de Brito Peixoto em 1684 fundaram a vila de Santo Antônio dos Anjos (1650-1735). Descobriu e explorou com o apoio dos cabedrais os campos do Rio Grande de São Pedro do Sul de 1715 a 1718. Trilhou por terra e encontrou o caminho de Laguna a Rio Grande, Maldonado, Colônia do Sacramento e Montevidéu. O rei de Portugal João V em gratificação pelos serviços prestados por Francisco de Brito Peixoto no dia 01 de fevereiro de 1721 lhe concedeu em carta patente as terras de Laguna, ilha de Santa Catarina e do Rio de São Pedro durante três anos. Solicitou em 20 de agosto de 1732 as terras e campos próximos da praia do rio Tramandaí a Rio Grande de S. Pedro. Corajosamente Francisco de Brito Peixoto iniciou a ocupação das terras da Laguna e Colônia do Sacramento. Começou a colonização luso-brasileira no Rio Grande do Sul.

Bibliografia:

Francisco de Brito Peixoto – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Ildefonso Pereira Correia

Conhecido como o barão do Serro Azul destacou-se como empresário e politico brasileiro (1849-1894). Ildefonso Pereira Correia foi o maior produtor de erva-mate do mundo. Destacou-se como o maior exportador deste produto no Paraná. O seu pai era o tenente-coronel Manuel Francisco Correia Junior, faleceu quando ele tinha doze anos. Desde a infância conviveu com assuntos políticos envolvendo divergências entre conservadores e liberais, escravocratas e abolicionistas. Estudou no Rio de Janeiro o curso de humanidades. Quando completou vinte e quatro anos entrou no comercio ervateiro. Viajou a Buenos Aires e Montevidéu por serem consumidores de erva-mate brasileira. Após três anos começou a plantar erva-mate no seu primeiro engenho em Antônia. Depois de quatro anos participou de uma exposição nos Estados Unidos exibindo os seus produtos. Em 1882 o elegeram deputado provincial. Transferiu os seus negócios devido a construção da estrada da Graciose. Ildefonso Pereira Correia comprou o engenho Iguaçu e diversas serrarias, exportou madeira. Adquiriu em 1888 a Typographia Paranaense, mudaram o nome para Imprensa Paranaense. Melhoraram as embalagens de erva-doce exportada. Tonou-se o maior acionista da Companhia Ferrocarril de Curitiba. Comprou o jornal Diário do Comercio, trabalhou de diretor na Sociedade Protetora de Ensino. Destacou-se na fundação da Associação Comercial do Paraná em 1890. D. Pedro II o homenageou com a Comenda Imperial Ordem da Rosa. Como abolicionista quando tornou-se presidente da câmara municipal de Curitiba libertou os escravos do município. A Princesa Isabel no dia 08 de agosto de 1888 lhe entregou o titulo de barão do Serro Azul. Ildefonso Pereira Correia desejando proteger a população de Curitiba apoiou o movimento de revolução Federalista em 20 de fevereiro de 1894. O barão do Serro Azul e outros comerciantes colaboraram com os rebeldes visando evitar saques violentos na cidade. As tropas governamentais ocuparam Curitiba, prenderam inúmeras pessoas acusadas de apoiarem o movimento federalista. Prenderam o barão e cinco amigos numa prisão. No dia 20 de maio de 1894 o general Everton de Quadro mandou executa-los na estrada de ferro Curitiba-Paranaguá. O escritor Leôncio Correia publicou em 1942 a biografia do herói O Barão de Serro Azul. Tulio Vargas editou em 1973 o livro A Ultima Viagem do barão do Serro Azul. Inspirado nesta obra o cineasta Mauricio Appel fez o filme O Preço da Paz em 2003 homenageando o barão do Serro Azul. Restauraram a casa de Ildefonso Pereira Correia em Curitiba onde funciona o centro Cultural Solar do Barão. No dia 16 de dezembro de 2008 inscreveram o seu nome no Livro de Heróis da Pátria.

Bibliografia:

Ildefonso Pereira Correia – Wikipédia, a enciclopédia livre  

domingo, 18 de setembro de 2022

A Elaboração de Projetos Sociais

O trabalho cientifico transforma conceitos específicos em conhecimentos práticos, utiliza o trabalho teórico para atingir os seus objetivos. As técnicas cientificas produzem os resultados exatos na atividade de pesquisa. Existe diversos instrumentos para a elaboração de projetos sociais como o inquérito de questionário, entrevista, teste, escalas de atitudes e regressão simples. O método impõe na pratica as operações da pesquisa. As técnicas de investigação denominam-se: Métodos Tradicionais onde a diversidade e técnicas de investigações com apresentação esquemática apresentam boa qualidade. As técnicas de investigação documentais envolvem a análise de documentos com fenômenos sociais, podem ser escritos, publicidade, obras literárias, e não escritos como o cinema, radio e a televisão. Técnicas de investigação não documentais envolve a observação participante que permite a analise global do objetivo. Técnicas experimentais observa o sistema controlado dentro dos seus limites. Observação não participante acontece nos processos sociais em análise. Utilizam a entrevista com o objetivo de analisar a personalidade do entrevistado. Testes e medidas de atitudes de opiniões verificam os conhecimentos do sujeito testado. Inquérito por questionário são perguntas dirigidas a um conjunto de indivíduos que são respondidas livremente ou por uma lista de respostas estruturadas. Métodos não tradicionais envolvem técnicas de amostragem nas quais são analisadas a sua própria construção. Na amostra de probabilidade ou aleatória cada indivíduo da população possui a possibilidade de ser representado na própria amostra. Porção não-probalistica não garante que todos os elementos da população tenham uma probabilidade conhecida e não anulada a sua representação na amostra.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Metodologia na Criação de Projetos Sociais. 

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Manuel Luís Osório

Destacou-se como marechal, politico e monarquista brasileiro (1808-1879). Participou de grandes acontecimentos militares no final do século XIX, liderou e tornou-se herói na Guerra do Paraguai. O seu pai Manuel Luís da Silva Borges recebeu condecorações militares no exército, o seu avô materno era temente. Manuel Luís Osório alistou-se com quinze anos de voluntario na Cavalaria da Legião de São Paulo. Acompanhou o seu pai na Guerra da Cisplatina 1822-1823. No ano seguinte o designaram cadete e depois alferes do 3º Regime de Cavalaria. Lutou novamente nas batalhas de Cisplatina de 1825 a 1828. Em outubro de 1827 foi promovido a temente. Recebeu a promoção de capitão em 1838, passados alguns anos em 1844 tornou-se major. Como tenente-coronel participou da Guerra Contra Oribe e Rosa em 1851-1852. Em dezembro de 1856 o promoveram a brigadeiro-graduado. O militar Manuel Luís Osório participou de inúmeras batalhas defendendo a amada pátria. Na Guerra do Paraguai corajosamente comandou os soldados em inúmeros combates. Em sua homenagem recebeu o titulo de barrão em 1866, visconde em 1868, passado um ano de Marques do Herval. Ganhou de Deodoro da Fonseca em 1871 na cidade de Porto Alegre uma espada de honra feita de ouro e enfeitada com diamantes. Ele faleceu de pneumonia no dia 04 de outubro de 1879. Homenagearam este ilustre homem e colocaram o seu nome em ruas, avenidas e praças de inúmeras cidades brasileiras. Manuel Luís Osório tornou-se patrono de Arma da Cavalaria do Exército Brasileiro em 1962.

Bibliografia:

Manuel Luís Osório – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 11 de setembro de 2022

Frei Joaquim do Amor Divino Caneca

Apelidado de Frei Caneca foi um religioso e politico brasileiro (1779-1825). Joaquim da Silva Rabelo nasceu numa família humilde no Recife. A mãe dele tinha um primo carmelito, inspirado no parente ele entrou no Convento de Nossa Senhora do Carmo em 1796. Tornou-se padre em 1801 com vinte e dois anos. Mudou o seu nome para Joaquim do Amor Divino Caneca. A partir de 1803 lecionou Retórica e Geometria no seu convento, depois foi professor de filosofia racional e moral. Frei Caneca tinha ideias liberais e republicanas. Participou de reuniões na Academia do Paraíso inspirados na revolução francesa independência dos Estados Unidos. Integrante da Revolução Pernambucana de 1818 proclamaram uma republica e organizaram um governo independente. Derrotaram este movimento, prenderam e enviaram Frei Caneca para Salvador onde ficou preso durante quatro anos. Conseguiu a liberdade em 1821 e retornou a Pernambuco. No mesmo ano participou do Movimento de Goiânia. Apoiou a Junta dos Matutos em 1822. Devido a divergências tornou-se oposição do governo. Frei Caneca apoiou o membro do Movimento Pedrosada em 1823. Escreveu O Caçador e as Cartas de Pitia a Damião. Atou como jornalista no jornal Typhis Pernambucano. Começou no dia 25 de dezembro de 1823 e foi até a derrota da confederação. Ele utilizou modelos de jornal do jornalismo panfletário inspirado nos ideais dos filósofos franceses Montesquieu e Rousseau, pois se destacaram no Iluminismo. Frei Caneca publicou temas políticos opondo-se ao governo monarca conservador.  D. Pedro I terminou a assembleia constituinte em 1824 e introduziu uma nova constituição no Brasil. Os lideres pernambucanos se opuseram ao império. No dia 02 de julho de 1824 proclamaram a nova república Confederação do Equador. Frei Caneca foi um dos lideres deste movimento. No dia 29 de novembro de 1824 as tropas imperiais prenderam o secretario dos rebeldes e orientador espiritual Frei Caneca. Enviaram-no ao Recife, permaneceu preso num calabouço. O povo e as ordens religiosas pediram clemencia ao padre. Condenaram os confederados a pena de morte. Em 13 de janeiro de 1825 os três confederados não quiseram enforcar Frei Caneca. Um pelotão militar fuzilou o religioso. Deixaram o seu corpo em um caixão de pinho defronte do Convento das Carmelitas. Os padres o sepultaram em um lugar desconhecido. No muro onde executaram o frade rebelde ainda existe, no lugar colocaram um busto e uma placa alusiva. Murilo da Graça pintou a iconografia de óleo A Execução de Frei Caneca em 1924. O poeta João Cabral de Melo Neto escreveu em versos o ultimo dia de Frei Caneca no livro O Auto do Frade.

Bibliografia:

Frei Caneca – Wikipédia, a enciclopédia livre

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Joaquim Marquês Lisboa

Intitulado de Marquês de Tamandaré destacou-se como um militar da Armada Imperial Brasileira, chegou ao posto de Almirante (1807-1897). Joaquim Marquês Lisboa exerceu a sua carreira durante quase sessenta anos prestando serviços a sua pátria. Entrou de voluntario aos quinze anos, desde a sua juventude realizou atos notáveis. Por exemplo, libertou prisioneiros brasileiros de um cativeiro argentino quando dominou o navio inimigo. Venceu vários combates no mar e comportou-se como cavalheiro. Salvou tripulantes e passageiros do navio Ocean Monarch durante um incêndio e de Nau Vasco da Gama destruída por uma tempestade no Rio de Janeiro. O Marquês de Tamandaré participou na Guerra da Independência do Brasil e Guerra de Cisplatina. Comandou as forças navais brasileiras na invasão do Uruguai. Na Guerra do Paraguai atuou de Almirante as forças navais da aliança. Apoiou diversas resistências na bacia do Rio da Prata, principalmente na famosa Batalha do Pesso de Pátria. Depois da proclamação da republica no Brasil o Marquês de Tamandaré aliou-se a D. Pedro II. Sugeriu um contra-golpe, o imperador impediu este ato. O valente militar reformou-se no posto de almirante em 20 de janeiro de 1890. Homenagearam Joaquim Marquês Lisboa com o titulo de marquês, tornou-se Patrono da Marinha do Brasil. Inscreveram o seu nome no Livro de Heróis da Pátria. Construíram vários monumentos em sua honra no Brasil. Colocaram em diversos navios o nome de Tamandaré.

Bibliografia:

Joaquim Marquês Lisboa – Wikipédia, a enciclopédia livre  

domingo, 4 de setembro de 2022

O Valor do Serviço Social

Desde o surgimento do homem na terra o serviço social contribui para ajudar os nossos semelhantes. Antigamente os contextos socio-cultural-politico encontraram os necessitados e os ajudaram. A solidariedade vinha das famílias, igrejas e do Estado. As pessoas carentes sempre existiram no mundo. As três principais instituições do serviço social são a família, igreja e o Estado. A família contribui para a geração de novas vidas, educação moral, afetiva e sustento dos filhos. A família também colabora prestando socorro aos seres humanos carentes. A Igreja independente da religião sempre socorreu os seus integrantes. A Igreja Católica ao longo dos séculos contribuiu no serviço social aos mais necessitados. Ajudou na alfabetização do povo. Em todos os países continua prestando socorro a toda população. O Estado no sistema de monarquia promoveu a ação social e proporcionou melhores condições de vida ao povo. A partir do século XX surgiu na maioria dos países a previdência social e ajudou a população mais carente. Contribui para que o povo tenha saúde, educação e segurança pública. Com o desenvolvimento do serviço social cada problema é resolvido de acordo com a situação social de cada indivíduo. A influencia do ambiente e da cultura contribui para a maneira de agir, pensar, habitar, atitudes e conduta do homem. No caso português, as Juntas de Freguesia recolhem informações dos problemas identificados no local, promovem a participação da população e dos agentes procurando soluciona-los. O diagnostico social ajuda o necessitado proporcionando saúde, transporte, habitação, agregação familiar e ocupação contribuindo para a melhor solução de cada caso.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Serviço Social e Comissões Sociais de Freguesia.