domingo, 26 de fevereiro de 2023

Garrincha

Seu nome era Manuel Francisco dos Santos, destacou-se no futebol brasileiro (1933-1983). Garrincha com suas pernas tortas, dribles rápidos e inovadores foi bicampeão mundial com a seleção na Copa do Mundo da Suécia em 1958 e do Chile em 1962. O jogador nasceu em Pau Grande, distrito de Magá, Rio de Janeiro em uma família humilde com quinze irmãos. Na sua infância Garrincha destacou-se nas partidas de futebol. Com catorze anos ele jogou no time da fábrica têxtil América Fabril. Depois atuou no Serrano Futebol Clube de Petrópolis durante um ano como ponta direita. A partir de 1953 Garrincha jogou no Botafogo até 1965, neste clube ganhou diversos títulos. Convocaram este jogador espetacular para jogar na seleção brasileira em 1955. Com os seus dribles fabulosos ajudou o time brasileiro a vencer a Copa do Mundo na Suécia em 1958. Garrincha ganhou a Bola de Ouro porque destacou-se como o maior ponta direita do mundo. Como marcou catorze gols tornou-se ao artilheiro desta competição e conquistou a Chuteira de Ouro. Na Copa do Mundo no Chile em 1962 ele conquistou o bicampeonato. Devido a uma lesão Garrincha jogou três jogos na Copa de 1966. Despediu-se oficialmente da seleção brasileira em 1973. Este jogador fascinante jogou no Corinthians – 1966, Portuguesa – 1967, Flamengo – 1968, Olario – 1972 e no time de veteranos do São Paulo 1974 a 1983. Devido a cirrose hepática ele faleceu no Rio de Janeiro em 1983. Garrinha recebeu várias homenagens, um poema de Vinicius de Morais, poesias de Drummond de Andrade, um documentário de Joaquim Pedro de Andrade e uma biografia de Ruy Castro.

Bibliografia:

Biografia de Garrincha – eBiografia 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Charles Miller

Esportista brasileiro introduziu o futebol no Brasil quando organizou a primeira partida de futebol (1874-1953). Charles Miller seguiu as normas do futebol inglês. Filho do escocês Jhon d’ Silva Miller e Carlota Antunes Fox brasileira descendente de ingleses. Ele nasceu em São Paulo em 1874, com dez anos em 1884 estudou na Inglaterra. Charles Miller aprendeu na escola a jogar futebol, rugby, críquete e polo aquático. Quando terminou os seus estudos retornou ao Brasil em 18 de fevereiro de 1894. Entusiasmado pelo futebol trouxe duas bolas, uniformes, um par de chuteiras, uma bomba de encher bolas e as regras do futebol publicadas em um livro. Animado Charles Miller organizou a primeira partida de futebol no dia 14 de abril de 1895 na Várzea do Carmo, Brás, São Paulo. O jogo aconteceu entre os funcionários de Gas Company of São Paulo e São Paulo Railway Company. O time do organizador vendeu a partida de 4 x 2. Charles Miller formou o time do São Paulo Athetic Club e a Liga Paulista de Futebol, primeira liga de futebol brasileira. Este esportista atuou como jogador no SPAC, tornou-se campeão paulista em 1902, 1903 e 1904. Charles Miller jogou no mesmo clube até quando se aposentou em 1910. Depois atuou como arbitro e dirigente. O jogador casou-se com a famosa pianista brasileira Antonieta Rudge. Depois do divorcio esta mulher morou com o poeta Menotti Del Picchia. Em homenagem ao esportista construíram uma praça defronte do Estádio do Pacaembu, São Paulo, colocaram o nome de Charles Miller. Ele organizou o futebol no Brasil, um esporte e diversão de inúmeras gerações brasileiras.

Bibliografia:

Biografia de Charles Miller – eBiografia 

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Os Objetivos da Vida

Os princípios, valores e sentimentos contribuem para a felicidade do ser humano. Na vida moderna no primeiro quarto do século XXI determinados indivíduos valorizam mais a beleza física e financeira do homem e não as suas qualidades. Muitos ignoram a vida humana e prejudicam os seus semelhantes para atingirem os seus objetivos. Ter uma vida digna é um direito dos seres humanos. A própria pessoa precisa conhecer os seus sonhos, objetivos e dificuldades. A autoestima ajuda a enfrentar os desafios da vida em busca da felicidade. Nos relacionamentos deve-se respeitar os semelhantes. O dialogo e a compreensão evitam e solucionam as divergências com o próximo. A tolerância ajuda a compreender atitudes e valores diferentes. Não se deve prejudicar os outros com indiferença e injustiça. O respeito, educação e solidariedade são os segredos da felicidade. Na sociedade acontece situações dramáticas em pequenos grupos por terem sentimentos, valores e princípios diferentes. Cada indivíduo possui os sonhos e objetivos e deve realiza-los sem prejudicar a sim mesmo e os seus semelhantes. O ser humano precisa manter um equilíbrio material e espiritual, indispensáveis na convivência harmoniosa com conforto e segurança em todas as fases da vida. Todos têm os seus direitos e deveres para possuírem uma vida melhor em conjunto com as outras pessoas. A população carente precisa ser socorrida visando proporciona-lhe alimentação, moradia, educação e respeito. O mundo será mais justo e fraterno quando os cidadãos tiverem liberdade e dignidade para conviverem na sociedade sem preconceitos. A solidariedade, igualdade e a fraternidade devem existir nas famílias, cidades, países com amor e boas ações.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Melhor Qualidade de Vida. 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Padre José Teixeira

Destacou-se pela sua bondade, tornou-se um padroeiro honorário da cidade de São Carlos, São Paulo (1883-1919). O sacerdote nasceu em Lapa, Paraná, trabalhou de vigário em Paranaguá e Taquaritinga. Padre Teixeira mudou-se a São Carlos em 1915. Como padre acolhedor deu apoio e solidariedade a todas as pessoas independente da religião. Socorreu os mais necessitados seguindo os exemplos de Jesus Cristo. Estimulou os comerciantes e, ajudar os mais carentes. Quando o Padre José Teixeira foi pároco em São Carlos aconteceu a Primeira Guerra Mundial e as epidemias provocadas por doenças. O sacerdote aparou os excluídos da sociedade. Aquele homem com o seu rosto sereno demonstrou um grande carisma e valorizou a vida humana. Enquanto ele caminhou pelas ruas da cidade pareceu ser um santo ou um homem santificado. Padre Teixeira faleceu com trinta e seis anos no dia 14 de junho de 1919. Sepultaram-no em um tumulo no Cemitério Nossa Senhora do Carmo em São Carlos, estado de São Paulo. Inúmeras pessoas visitaram esta sepultura, depositaram flores e preces em agradecimento pelas graças recebidas pela intercessão deste homem santo. Este nobre religioso morando no reino celeste continuou beneficiando aqueles que pediram o seu socorro. Com inúmeras suplicas atendidas Padre Teixeira nos mostra o amor eterno da Santíssima Trindade.

Bibliografia:

Padre Teixeira, um padroeiro honorário – São Carlos Agora 

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Tobias Barreto de Meneses

Destacou-se como filosofo, poeta, crítico e jurista brasileiro (1839-1889). Tobias Barreto foi um grande filosofo centralizado no monismo e evolucionismo europeu. Fundou o condoreismo brasileiro. Inspirado pelo espiritismo francês passou para o naturalismo de Heckel e Noire em 1869. A partir de 1870 defendeu o germanismo contra a dominação da cultura francesa no Brasil. Influenciado pelos alemães estudou a língua alemã e diversos autores deste idioma desejando reformular ideias filosóficas, políticas e liberais. Tobias Barreto foi aprovado em primeiro lugar no concurso de professores da Faculdade de Direito do Recife. Tornou-se um herói brasileiro e   patrono da cadeira trinta e oito da Academia Brasileira de Letras. Principais obras de filosofia de Tobias Barreto: Ensaios e Estudos de Filosofia e Critica – 1875, Ensaio de Pré-História de Literatura Alemã, Filosofia e Critica, Estudos Alemães – 1879, Dias e Noites – 1881, Menores e Loucas – 1884, Discursos – 1887, Polemicas – 1901. Livros de Poesias: Que Mimo – 1874, O Gênio da Humanidade – 1866, A Escravidão – 1886, Amar – 1866, Glosa – 1864.

Bibliografia:

Tobias Barreto – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Joana Angélica

Religiosa brasileira tornou-se uma mártir da Independência do Brasil quando tentou impedir que os soldados invadissem o Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa na Bahia (1762-1822). Joana Angélica de Jesus nasceu em Salvador, Bahia. Como teve uma família abastada recebeu uma ótima educação. Com vinte anos ela entrou no Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa na Bahia em 1782. Cumpriu um ano do noviciado e tornou-se uma religiosa no dia 18 de maio de 1783. Irmã Joana Angélica trabalhou de escrivã no convento de 1797 a 1801. Depois exerceu a função de vigaria entre 1812 a 1814. Escolheram a religiosa em 1815 para o cargo de Abadessa do Convento durante dois anos. A religiosa talentosa retornou a ser Abadessa em 1821. A população de Salvador admirou a madre Joana Angélica pelos seus conhecimentos, qualidades e dignidade. D. João VI retornou a Portugal em abril de 1821. A corte portuguesa exigiu a partida de D. Pedro para recolonizar o país. Esta noticia não agradou o povo, revoltado houve manifestação e tumulto. Elegeram uma nova Junta de Portugal em 31 de janeiro de 1822. Nomearam o general lusitano Inácio Luiz Madeira de Melo comandante das Armas da Província. O general Madeira ordenou em um oficio a invasão de casas particulares e do convento das freiras. Os soldados portugueses invadiram o Convento da Lapa e mataram na porta a irmã Joana Angélica. Devido a sua bravura a religiosa recebeu várias homenagens. Existe no Brasil inúmeras ruas e avenidas com o nome da vítima. O Diário da Bahia publicou no dia 02 de julho de 1936 o martírio de Joana Angélica como o primeiro da Independência. Escreveram no dia 26 de julho de 2018 o nome dela no livro dos heróis brasileiros.

Bibliografia:

Joana Angélica – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 5 de fevereiro de 2023

A Segurança Econômica de Portugal

Os cidadãos sonham em conviverem na liberdade e alcançarem a felicidade. Durante séculos a instituição familiar educou e protegeu os seus membros. Portugal destacou-se como um país agrícola, a sociedade era paternalista com bastante camponeses e trabalhadores rurais. A população portuguesa aumentou entre 1920 a 1960. O país passou por dificuldades em absorver as populações do campo devido ao êxodo interno a partir de 1960. As atividades econômicas e a industrialização portuguesa conseguiram crescer e funcionarem como suporte das industrias de bens e consumo. A indústria transformadora afastou Portugal da ruralidade e modernizou o setor industrial. No primeiro quarto do século XXI os domínios científicos e tecnológicos trouxeram inúmeros benefícios a população portuguesa. 

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Segurança Econômica do Cidadão. 

 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Irmão Joaquim

Joaquim Francisco da Costa era o nome do religioso brasileiro (1761-1829). Os pais dele chamavam-se Tomás Francisco da Costa e Mariana Jacinta da Vitória. Devido a devoção do irmão Joaquim a Nossa Senhora do Livramento mudou seu sobrenome familiar, passou a assinar Joaquim Francisco do Livramento. O religioso morou em Nossa Senhora do Desterro, antigo nome da cidade Florianópolis. Irmão Joaquim dedicou-se aos doentes e necessitados. Com o dinheiro recebido de doações e esmolas o religioso construiu o primeiro hospital de Santa Catarina em 1789. Esta instituição socorreu os mais necessitados com caridade, atualmente chama-se Imperial Hospital de Caridade. Após alguns anos o Irmão Joaquim fundou hospitais em Porto Alegre e Salvador. Este religioso solidário abriu asilos, escolas e seminários em São Paulo e Rio de Janeiro. Ele viajou a Europa buscando recursos financeiros para as suas obras. Irmão Joaquim faleceu em Marselha, França enquanto retornava ao Brasil. Em homenagem as boas ações deste homem colocaram o seu nome no livro dos heróis brasileiros. Colocaram uma estátua do irmão Joaquim no jardim da Santa Casa de Porto Alegre.

Bibliografia:

Irmão Joaquim – Wikipédia, a enciclopédia livre