quarta-feira, 27 de junho de 2018

Irã


Antigamente era designado como Pérsia, uma nação localizada na Ásia. O país faz fronteira ao norte com Armênia, Azerbaijão e Turquemenistão, pelo mar Cáspio com Cazaquistão e Rússia, no leste Afeganistão e Paquistão, oeste com Iraque, noroeste pela Turquia e no sul com o Golfo Pérsico e Golfo de Omã. Esta nação é a segunda maior do Oriente Médio e a decima oitava do mundo. Irã possuindo mais de 77 milhões de habitantes está classificado em decimo sétimo na população mundial.
Irã é uma das civilizações mais antiga do mundo, surgiu em 2800 a.C. com a formação do reino de Elam. Esta nação destacou-se durante o Império Aquemênida, de Ciro, o grande em 550 a.C. As conquistas de Alexandre, o grande prejudicou esta nação. Em 224 d.C. após o Império Sassânida durante quatro séculos destacou-se na Ásia Central e Europa Oriental. Os árabes muçulmanos conquistaram este país em 651. Esta nação teve diversos artistas, acadêmicos e cientistas importantes.
Após a revolução Constitucional Persa de 1906 implantaram o primeiro parlamento do país com a monarquia constitucional. Aconteceu a Revolução Iraniana, em 1 de abril de 1979 tornou-se uma república. Este país é geograficamente diversificado, destacando-se por ser montanhoso. Possui a importante localização no cruzamento entre o Sul, o Centro e o Ocidente da Ásia.
Teerão é a capital do Irã, possui grandes reservas de gás natural e petróleo. Esta nação é multicultural por possuir vários grupos étnicos e linguistas. Mas destaca-se por ter a sua própria beleza natural.

Bibliografia:
Irão – Wikipédia, a enciclopédia livre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário