quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Croácia

É uma republica situada na Europa. Faz fronteira ao norte com Eslovênia e Hungria, nordeste por Sérvia, leste pela Bósnia e Herzegovina, sul com Montenegro e tem litoral no mar Adriático.
O duque Tomislav foi coroado rei dos croatas em 924, o reino localizava-se do mar Adriático ao rio Drava. No final do século XI os reis húngaros começaram a governar esta nação. Os nazistas invadiram e desmembraram a Jugoslávia em 6 de abril de 1941. Croácia tornou-se um estado independente governado pelo fascista Ante Pavelié. Nos campos de concentrações exterminaram milhões de judeus, sérvios, ciganos e croatas desalinhados ao regime.
Terminada a Segunda Guerra Mundial as republicas jugoslavas foram reunificadas pelo estado comunista. Em 1980 ocorreram divergências nos regimes comunistas do leste europeu. Após o plebiscito em 25 de junho de 1991 os croatas se separaram da Jugoslávia. Ficaram independentes em 1992. Devido ao sucesso da operação militar em 1995 o país recuperou seu território invadido pelos sérvios.
No século XXI cresceu a economia da Croácia, modernizaram a sua infraestrutura e o sistema jurídico visando consolidar a democracia.

Bibliografia:
Croácia – Wikipédia, a enciclopédia livre.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário