domingo, 16 de junho de 2019

A Educação e Formação do Homem

A educação e formação dos homens, de um povo e uma nação se desenvolvem em suas diferentes capacidades. Todos os responsáveis pela organização escolar e profissional se centralizam na cumplicidade do aluno-professor, formador-formando visando o aluno como elemento central. Envolvendo todo o sistema, recursos e infraestruturas na educação e formação profissional do estudante demonstrando em contextos reais a sua competência nas suas aprendizagens.
Haverá sucesso no sistema educativo através da harmonia, solidariedade e cumplicidade entre aluno-professor, formando-formador, pais e encarregados de educação. Todos têm um papel fundamental no nível de complementariedade e definição das posições de educação e formação profissional. Cabe ao aluno-formando empenhar-se ativamente nos estudos e nas boas praticas durante a sua preparação a vida ativa.
A formação transmitida pelo professor-educador são o saber ser, estar, fazer e conviver com os outros. A cumplicidade envolve a responsabilidade do mestre em transmitir atitudes, conhecimentos, praticas e valores ao aluno-formando. Deve estar aberto ao dialogo construtivo, demonstrando objetivos de aprendizagem recíprocos. Nesta estratégia de cumplicidade ambos se complementam com suas qualidades e objetivos. O processo de ensino e aprendizagem exigem a responsabilidade do aluno-formando em assumirem os desafios do ensino escolar e profissional.
O dialogo entre o professor e aluno precisa ser compartilhado pela intercomunicação pedagógica de aprendizagem em comum. Pois implicará numa inovação de mentalidades no ensino, aprendizagem e formação. O respeito entre professor e aluno é demonstrado pela compreensão das dificuldades de cada um, consolidados na tolerância, democracia e liberdade.
As normas escolares são indispensáveis na educação e aprendizagem dos alunos-formandos. Cabe ao professor-formador transmitir uma pedagogia de cumplicidade inovadora, visando ambas as partes assumirem com responsabilidade a educação e formação dos homens.

           Bibliografia:
         BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2019). Didactologia de Conivência.

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