O
educador pedagogista brasileiro nasceu no dia 10 de março de 1897 em Porto
Ferreira. A participação dele foi fundamental no movimento dos pioneiros da
Escola Nova. Lourenço Filho reclamou que a escola tradicional não servia ao povo,
a sua concepção social estava ultrapassada. A cultura estava destinada aos
indivíduos de carreira liberais e não as profissões de produção econômicas. O
educador defendeu o papel da escola, começando pela escola primaria deveria
preparar os futuros cidadãos materialmente e moralmente as necessidades da
vida. A criança precisava ser integrada na sociedade, a escola deveria ser
publica e obrigatória. Naquele momento Lourenço Filho afirmou sobre a
articulação da escola com a vida social. Uma Escola Moderna deveria ser escola
do trabalho. O intelectualismo da educação brasileira não atendeu as classes
populares, impediu de participarem do esquema produtivo. Criticaram o educador
por ter participado do Estado Novo de Getúlio Vargas. Lourenço Filho
preocupou-se com o contexto social e suas atividades na sala de aula. Como
pedagogista acreditou que o presidente Getúlio Vargas era de modernização.
Decidiu participar do governo brasileiro com o objetivo de reformar a educação.
Defendeu o caráter tecnicista em suas propostas educacionais. Lourenço Filho
faleceu em 3 de agosto de 1970. Nos seus objetivos os intelectuais deveriam
envolver-se com a educação, contribuírem para melhorarem a estabilidade social
dos estudantes.
Bibliografia:
Lourenço Filho – Wikipédia, a enciclopédia livre
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