Veiculo com duas rodas (dianteira e traseira) presas parecido com o velocípede de duas rodas, movido através de pedais pelo esforço do próprio ciclista. Este meio de transporte é o mais utilizado no mundo porque durante a sua locomoção não são emitidos gases poluentes. O alemão Barão Karl von Drais em 1817 inventou a bicicleta quando desenvolveu o brinquedo celerífero, Conde de Sivrac o construiu. O celerífero foi construído com duas rodas de madeira interligadas por uma viga e um sustento para as mãos, tinha a tração utilizando os pés enquanto o usuário se equilibrava na viga de madeira. O Barão Drais colocou no celerífero um guidão comandando o sistema de direção permitindo fazer curvas com a bicicleta em movimento e um sistema de freios. Barão Drais apresentou a sua invenção no parque de Luxemburgo, Paris em abril de 1818. Ele mostrou o produto em várias cidades europeias, ridicularizaram o barão e a sua invenção. Após alguns anos modificaram o veiculo com uma estrutura de ferro e uma sela, melhoraram a sua resistência e conforto. Em 20 de abril de 1829 fizeram a primeira competição com o veiculo de duas rodas. O escocês Kirpatrick Macmillan adaptou no eixo trasseiro duas bielas ligadas numa barra de ferro no ano de 1939. O francês Ernest Michaux em 1855 inventou o pedal e o instalou no veiculo com duas rodas traseiras e uma dianteira, chamaram-no velocípede. A prefeitura de Paris em 1862 construiu caminhos adequados para os velocípedes nos parques, pois evitou se misturarem com as charretes e carroças e preveniu acidentes. No mesmo ano Pierre Lallemant viu um indivíduo andando numa draisiana e construiu o seu próprio veículo, adaptou um mecanismo de pedivela giratório e pedais fixos no cubo da rede dianteira. Ele mudou-se a Paris em 1863 e fabricou a primeira bicicleta. No final do século XIX imigrantes europeus levaram a bicicleta para Curitiba, Paraná. Veridiana da Silva Prado construiu o primeiro velódromo do Brasil em São Paulo. Os imigrantes europeus do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e famílias com melhores condições financeiras de São Paulo iniciaram os passeios de bicicleta no território brasileiro. Como não existiu fabricantes de bicicleta no Brasil entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX o preço da importação era muito elevado. A partir de 1950 as bicicletas passaram a ser produzidas no Brasil devido ao incentivo do governo de Getúlio Vargas. Após 1980 se destacaram duas fabricas deste veículo no país. A partir dos anos 2000 vários centros urbanos e o governo federal construíram ciclovias visando reduzir a poluição atmosférica provocada pelos automotores. Devido ao aumento no uso de bicicletas aumentou os acidentes de trânsito envolvendo este veículo. Os motoristas, ciclistas e pedestres precisam respeitar o Código de Trânsito Brasileiro.
Bibliografia:
Bicicleta
– Wikipédia, a enciclopédia livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário