Transporte
ferroviário composto por um ou vários vagões ligados entre si e se movimentam
sobre trilhos transportando cargas ou pessoas. Este meio de transporte costuma
ser puxado por uma locomotiva. O jesuíta belga Ferdinand Verbiest em 1681
inventou uma máquina autopropulsora de vapor em Pequim. O militar francês
Joseph Cugnot em 1769 construiu uma máquina a vapor para transportar munições.
Richard Trevithick, engenheiro inglês construiu em 1804 uma locomotiva a vapor
com cinco vagões e transportou setenta passageiros a oito quilômetros por hora.
Em 1812 o inglês John Blenkinsop fabricou uma locomotiva que tinha dois
cilindros verticais e movimentava-se em dois eixos, usou carris de
ferro-fundido. O inglês George Stephenson mecânico das minas de Killingworth
construiu a sua primeira locomotiva Blucher em 1814. O veiculo transportou
materiais da mina pesando até trinta toneladas a seis quilômetros por hora. Ele
construiu a primeira linha férrea com 61 quilômetros de Stockton a região
mineira de Darlington inaugurada em 27 de setembro de 1825. George Stephenson
comandou a construção da linha férrea entre Liverpool a Manchester. Usaram
nesta linha a locomotiva nova Roket e tinha a caldeira tubular inventada pelo
engenheiro francês Marc Seguim com velocidade de trinta quilômetros por hora.
No começo do século XIX colocaram atrás da caldeira as rodas motrizes e
aumentou a velocidade do trem. O escocês James Walt alterou a construção dos
motores a vapor quando separou o condensador dos cilindros, colaborou na construção
de tinhas ferroviárias. Na metade do século XIX tinha milhares de quilômetros
de linha férrea no mundo, pois foi indispensável na colonização do oeste dos
Estados Unidos. Em 1909 construíram a primeira locomotiva com turbina a vapor
na Escócia. A partir de 1890 as locomotivas passaram do vapor a eletricidade. A
invenção da locomotiva elétrica é atribuída ao norte-americano Thomas Davenport
e ao escocês Robert Davidson. No final do século XX construíram locomotivas com
turbinas a gás e atingiram alta velocidade. Como as linhas de Paris-Estrasburgo
e Tóquio-Osaka. Inauguraram em 1993 a linha férrea de Paris a Bélgica, Holanda,
Alemanha e Reino Unido pelo Túnel da Mancha. Atualmente o metropolitano que faz
a maior parte do seu percurso debaixo do solo por ser rápido e confortável
tornou-se um meio de transporte popular e eficiente nas grandes cidades. Um
trem de levitação magnética famoso chamava-se Maglev.
Bibliografia:
Trem – Wikipédia, a enciclopédia livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário