quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Francis Scott Fitzgerald


Ele foi um escritor norte-americano que se destacou na chamada Geração Perdida da literatura americana (1896-1940). Francis Scott Fitzgerald nasceu no dia 24 de setembro de 1896 em Saint Paul, Minnesota, Estados Unidos. Como era filho de um fazendeiro estudou em boas escolas, mas não demonstrou interesse pelos estudos. Ingressou na universidade e não terminou o curso superior. Alistou-se no exército em 1917.
No campo de treinamento localizado no Alabama conheceu Zelda Sayre, casou-se com esta mulher. Após deixar suas funções militares seguiu a carreira de publicitário. Publicou o seu primeiro romance Este Lado do Paraíso em 1920. O livro vendeu bastante exemplares. Este escritor tornou-se o representante da juventude intelectual revoltada com a sociedade.
Francis Scott Fitzgerald foi cronista da alta sociedade dos Estados Unidos em 1920. Naquela década ele definiu a Era do Jazz, pois a Geração Perdida gostava da vida boêmia na qual acabou o sonho norte-americano de conviverem numa sociedade coerente. Publicou em 1922 o romance Belos e Malditos.
Ele mudou-se para a França em 1924, escreveu em 1925 o livro O Grande
Gatsby. Na segunda edição desta obra tornou-se um renomado escritor, o livro conquistou inúmeros leitores.
Durante alguns anos escreveu textos para revistas. Publicou em 1934 o livro Suave é a Noite, mas não teve sucesso a vendeu esta obra. Retornou aos estados Unidos em 1937, escreveu roteiros de filmes a Hollywood. O seu vício em bebidas alcoólicas o prejudicou. Faleceu no dia 21 de dezembro de 1940 em Hollywood, Califórnia, Estados Unidos. Deixou inacabado o livro O Último dos Magnatas.
Principais obras de Francis Scott Fitzgerald: Este Lado do Paraíso – 1920, Belos e Malditos – 1922, O Grande Gatsby – 1925, Suave é a Noite – 1934, O Último dos Magnatas – 1940.

Bibliografia:
Biografia de Francis Scott Fitzgerald – eBiografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário