domingo, 2 de dezembro de 2018

Edgar Allan Poe

Destacou-se como poeta, romancista, crítico literário e editor nos Estados Unidos (1809-1849). Escreveu obras sobre mistério, pois iniciou um novo assunto e estilo nas produções literárias. Ele nasceu em Boston no dia 19 de janeiro de 1809. Os pais dele era atores de teatro. Após ter ficado órfão de mãe e o pai tê-lo abandonado uma família rica de comerciantes de Baltimore na Virgínia o acolheu. Ele teve uma educação de qualidade.
Edgar Allan Poe estudou na Universidade de Virgínia, destacou-se no estudo de Línguas Românticas, antigas e modernas. Mas era indisciplinado, se divertia com mulheres e bebidas. Desde jovem ficou impressionado pela literatura. Depois de desistir da universidade iniciou sua carreira de escritor publicando a coleção de poemas anônimos Tormerlane and Other Poemas (1827).
Após ser expulso da academia militar escreveu e publicou em uma revista de Richmond. Ele foi residir com sua tia viúva e com a filha dela Virgínia Clemm. Em 1836 casou-se em segredo com sua prima Virginia de 13 anos. Passado algum tempo perdeu o emprego e teve problemas financeiros, mas os superou quando venceu os concursos de conto e poesia de uma revista famosa. Durante dois anos publicou contos, poemas e artigos literários neste meio de comunicação. Por ser viciado em bebidas alcoólicas perdeu o emprego. A mulher dele ficou doente e suas obras não faziam sucesso. Devido a morte da esposa agravou-se o seu vicio nas bebidas alcoólicas.
Este escritor destacou em seus poemas, contos e romances o sofrimento causado pela morte. Edgar Allan Poe acreditava ser romântico escrever um poema sobre a morte de uma mulher bonita. Ele faleceu no dia 07 de outubro de 1849 numa taberna em Baltimore, por causa de doenças provocadas por bebidas alcoólicas.
Ele foi aclamado como o pai do conto policial. Pois os seus poemas impressionam por narrarem a tristeza em temas de horror. As suas obras inovaram a literatura norte-americana.
Principais obras de Edgar Allan Poe: Contos do Grotesco e Ababesco – 1837, A Queda da Casa dos Ursher – 1839, Os Crimes da Rua Morgue – 1841, A Máscara da Morte Escarlete – 1842, O Coração Delator – 1843, O Gato Preto – 1843,  O Barril de Amontilhado – 1846, e os poemas O Corvo – 1845, Annabel Lee – 1849.

Bibliografia:
Biografia de Edgar Allan Poe – eBiografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário