domingo, 16 de dezembro de 2018

Mikhail Bakhtin

Destacou-se como filosofo e pensador russo (1895-1975). Analisou os estudos literários e marxista da linguagem humana. Mikhail Bakhtin investigou a linguagem humana e suas obras abrangem diversas áreas e assuntos. Por exemplo, o marxismo, o estruturalismo, a semiótica e a critica religiosa. O filosofo criou uma nova teoria do romance europeu e a polifonia na literatura. Ele estudou a teoria do humor na literatura e tentou compreender a paródia, o plurilinguístico e outras manifestações nas obras teatrais e literárias.
Mikhail Bakhtin nasceu no dia 1 de novembro de 1895 em Oriol. Em sua juventude o professor residiu nas cidades fronteiriças Vinius e Odessa, possuíam várias línguas e culturas. Estudou filosofia e letras na universidade de São Petersburgo. Depois da revolução russa de 1917 morou em Leningrado. Como foi acusado de frequentar a igreja ortodoxa em 1929 pediu asilo no Cazaquistão. Em 1936 dirigiu-se a Saransk, capital de Mordóvia. Ele retornou a Moscovo em 1941. Quando terminou a Segunda Guerra Mundial tornou-se professor catedrático. Faleceu no dia 07 de março de 1975 em Moscovo.
Após ter estudado o formalismo russo publicou Freudismo (1927), O Método Formal nos Estudos Literários (1928) e Marxismo e Filosofia da Linguagem (1930). A partir de 1970 o amigo e discipulo Voloshinov começou a divulgar os livros e pesquisas acadêmicas de Mikhail Bakhtin. Essas obras chegaram no Ocidente após 1980, revelando as pesquisas e estudos linguísticos do filosofo.
O professor afirmava que através do signo linguístico o individuo expressa o seu signo social e ideológico, pois relaciona o seu comportamento individual com a sua interação social.
Principais obras de Mikhail Bakhtin: Freudismo, Marxismo e Filosofia da Linguagem, Cultura Popular na Idade Média: o contexto de François Rabelais, Estética da Criação Verbal, Problemas de Poética de Dostoiévski, Questões de Literatura e de Estética e Para uma Filosofia do Ato Responsável.

Bibliografia:
Mikhail Bakhtin – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário