domingo, 19 de julho de 2020

A Convivência na Sociedade

O homem se organiza para viver na sociedade por melhores condições de vida e enfrentar determinados fenômenos da natureza. Existe diversas formas de sociedade respeitando a vida social de cada indivíduo, como os seguintes exemplos: a família, o bairro, a cidade, a comunidade religiosa, organizações profissionais e políticas, o Estado.
Toda a sociedade determina aos seus membros diversos deveres de colaboração geral ou abstenção de atos prejudiciais ao bem-comum. Determinados grupos se organizam em defesa do seu espaço territorial e integração física.
O nível de sociedades que fazem parte do conjunto das nações possui organizações mais estruturadas, pois são associações resultantes a sobrevivência dos indivíduos. Existe uma Autoridade representando os grupos submetidos em busca do interesse coletivo, defensor dos benefícios sociais.
Determinada organização impõe normas de conduta aos seus membros, seus relacionamentos entre si, o relacionamento com a comunidade, a Autoridade observa e faz cumprir as regras disciplinares e pune aqueles que não a aceitam. O sistema de deveres são disciplinas organizadas socialmente respeitando as normas jurídicas, direitos sociais e institucionais do grupo.
Desejando o cumprimento eficaz e correto das normas judiciais e sociais a Autoridade precisa ser imparcial, impondo aos outros o respeito da própria conduta através da liberdade. O grupo social possui poder desde que seja reconhecido pela Autoridade e estabeleça as normas de conduta de seus membros.
Na sociedade politica existe diferenças e hostilidades entre membros da mesma sociedade. As leis jurídicas e o direito comum possuem as normas de exercício de poder politico como autoridade da população.
O poder político exerce as suas funções de monopolização de uma Autoridade de Domínio impondo obediência a determinada classe política. A realidade social procura manter a forma de vida social humana constituindo a humanidade do homem nos ambientes físico e cultural.
O homem procura construir a sua realidade social na veracidade historicamente instituída e necessita das instituições. Pois o ensinarão sobre o certo e o errado, o justo e o injusto, proporcionarão segurança entre os homens e seus relacionamentos com outros semelhantes.
As instituições estão presentes na vida cotidiana das pessoas, compartilhadas com os outros nos diversos papeis de ciclo do ser humano. Cada um defendendo os seus interesses e contribuindo com boas ou más condutas beneficiando ou prejudicando a sociedade.
Todo homem procura construir uma sociedade mais justa e fraterna onde são respeitados os direitos dos seus semelhantes. Imparcialmente todos representam o seu papel no relacionamento social, por exemplos: como cônjuge, pai e mãe, professor, governante, religioso, cientista. Com boas ações preservarão o Planeta Terra as próximas gerações.

Bibliografia:
              BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2020). A Sociedade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário