quarta-feira, 15 de julho de 2020

Cazaquistão


Este país é transcontinental, localiza-se na Ásia Central, possui uma pequena parte no oeste do rio Ural na Europa. Sua capital é a cidade de Almaty. Faz fronteira ao norte com a Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão. É a maior nação do mundo sem costa marítima. Possui dezessete milhões de habitantes.
O idioma oficial é o cazaque, mas o russo também é utilizado no país. Cazaquistão permite a liberdade religiosa, a maioria segue o islamismo, em parte menor o cristianismo. Habitam 131 etnias nesta nação, cerca de sessenta por cento são cazaques, além de russos, uzbeques, ucranianos, alemães, tártaros e uigures.
Destacaram-se a moradia de tribos nômades no Cazaquistão. No século XIII Genghis Khan invadiu o país, houve lutas internas e os invasores foram derrotados. No século XVI surgiram os cazaques como um grupo étnico. Os russos invadiram os territórios dos cazaques no século XVIII, a nação fez parte do Império Russo no século XIX. Aconteceu guerra civil no país após a Revolução Russa de 1917. Em 1936 foi integrado a União Soviética como República Socialista Soviética Cazaque. Após o colapso da União Soviética em 1991 Cazaquistão foi a última república soviética que declarou a sua independência.
Em 2019 a população elegeu democraticamente o seu presidente. Cazaquistão possui planícies, estepes, desfiladeiros de rochas, montanhas e desertos. Com a sua beleza natural e a coragem do seu povo demonstram os valores desta nação.

Bibliografia:
Cazaquistão – Wikipédia, a enciclopédia livre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário