domingo, 1 de agosto de 2021

Países do Oriente Médio

Afeganistão é um país sem costa marítima. A nação possui uma localização privilegiada unindo o Oriente Médio, Ásia e o subcontinente indiano. Na antiguidade aconteceu neste território as notáveis batalhas de Alexandre, o Grande.

Armênia não possui acesso ao mar. A nação tem um patrimônio histórico e cultural. O país pertenceu a União Soviética, atualmente é democrático e multipartidário.

Azerbaijão é um país transcontinental localizado entre o Leste Europeu e o Sudeste Asiático. A nação possui um alto desenvolvimento econômico e humano, destacando-se o alfabetismo e baixo nível de desemprego.

Barein é um país insular, sua capital é a cidade Manama. Na antiguidade destacou-se a pesca de perolas na nação. A descoberta do petróleo ajudou no desenvolvimento do país.

Chipre é um país insular no mar Mediterrâneo. A nação foi invadida pelos impérios de Alexandre, o Grande, Egito ptolemaico e Império Romano. Chipre possui desenvolvimento econômico e humano, destaca-se o turismo.

Emirados Árabes Unidos sua capital é a cidade Abu Dhabi. Os sete emirados estão localizados no sudeste da península Arábica. A nação tem desenvolvimento humano e econômico, possui reserva de petróleo.

Geórgia sua capital é a cidade Tiblíssi.  O país localiza-se na Europa Oriental. A nação possui vários pontos de altitude denominados Grande Cáucaso. A população nunca foi dominada pelas etnias da Europa e Ásia.

Iêmen sua capital é a cidade Saná. No início do século XX o país dividiu-se em duas nações. Em 1990 uniram-se novamente e formaram uma república moderna.

Iraque sua capital é a cidade de Bagdá. O país fez parte dos impérios Acádio, Sumério, Assírio, Babilônico e Otomano. A nação tem a Cordilheira de Zagros e o deserto sírio.

Israel sua capital é a cidade de Jerusalém. No país localiza-se a península do Sinai, Faixa de Gaza e colinas do Golã. A nação é desenvolvida e possui uma das maiores expectativas de vida do mundo.

Jordânia sua capital é a cidade Amã. O país localiza-se no cruzamento da Ásia, África e Europa. Na nação destacam-se a economia, desenvolvimento humano e turismo.

Kuwait sua capital é a cidade de Kuwait. O país possui reservas de petróleo. A nação exporta derivados de petróleo, possui desenvolvimento humano e economia de alta renda.

Líbano sua capital é a cidade Beirute. O país é um lugar de antigas civilizações, por exemplo, assírios, persas, gregos e turcos otomanos. A nação possui história cultural com diversidades étnicas e religiosas.

Omã foi o poderoso império Sultanato de Omã. O país possui uma economia desenvolvida, destacam-se o turismo, comércio de peixes e produtos agrícolas.

Palestina sua capital é a cidade Jerusalém Oriental, o seu centro administrativo localiza-se na cidade de Ramallah. A nação ficou independente em 15 de novembro de 1988.

Catar localiza-se na Península do Catar. O país exporta petróleo e gás natural. Os cidadãos da nação não pagam impostos.

Síria sua capital é Damasco, uma das cidades mais antigas do mundo. No país a montanhas altas, planícies férteis e desertos. A nação possui diversos grupos étnicos e religiosos.

Bibliografia:

Afeganistão, Armênia, Azerbaijão, Barein, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Geórgia, Iêmen, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Catar, Síria – Wikipédia, a enciclopédia livre   

Nenhum comentário:

Postar um comentário