É
utilizada no transporte e nas máquinas, pois no seu interior a movimento
rotativo. A roda diminui a força utilizada em seu eixo de rotação quando
repassa amplificação na sua borda. Varia a transmissão de força, velocidade e
distância de acordo com o tamanho da roda e do eixo. Esta invenção surgiu em
meados do quarto milênio a.C. na Mesopotâmia e Europa Central, tornou-se
impossível saber quem inventou a roda. No sudeste da Polônia encontraram uma
figura de um veiculo possuindo rodas em um pote de barro de 3500 a.C. No
terceiro milênio a.C. espalharam-se os veículos de rodas na Mesopotâmia, Europa
Central e Vale do Indo. Em 1200 a.C. os levaram a China e Escandinávia. Alguns pesquisadores afirmam que existiu
veículos chineses com rodas em 2000 a.C. Encontraram nos brinquedos dos olmecas
pedras trabalhadas parecidas com a roda datada de 1500 a.C. Nas Américas os
nativos não domesticaram animais de grande porte para puxarem veículos com
roda. Nubia na Idade Antiga usou a roda na cerâmica e roda de água. Inventaram
a roda no inicio da Idade de Bronze (3300-2200 a.C.), nesta época domesticaram
o cavalo e construíram os primeiros veículos com roda. A partir do século XX
com o aperfeiçoamento das ruas ampliou o numero de transporte com roda nos
países em desenvolvimento. Este meio de transporte para ser eficiente precisa
das estradas preparadas para a eficácia do deslocamento da roda. Nas maquinas
ocorre a junção de várias rodas onde transmitem velocidade e torque em
movimentos circulares. Diversos equipamentos utilizam rodas especificas, por
exemplo, engrenagem e polia.
Bibliografia:
Roda
– Wikipédia, a enciclopédia livre
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