Como a escola é uma instituição social deve
ser estudada em conjuntura, pois é obrigação dos governos manterem a educação
publica e gratuita aos cidadãos. Incluindo alguns setores econômicos e
profissionais ligados ao ensino escolar (professores e alunos) e a sociedade em
geral (famílias, igrejas, grupos culturais, sindicatos...). A escola pode ser
contemplada como uma instituição politica porque alguns acontecimentos
interferem na sua função social ou os atores sociais se organizam impondo
alguma ordem para cumpri-la ou resistir a ela.
Os fundamentos políticos são indispensáveis
para a gestão do projeto politico pedagógico da escola. Garantindo a qualidade
dos estudos a avaliando para melhorar o aprendizado dos alunos. Os
conhecimentos científicos e culturais da humanidade são indispensáveis para os
cidadãos preparando-os para o trabalho. A elaboração do projeto politico
pedagógico é responsabilidade dos profissionais da educação garantindo as
normas e objetivos da escola definidos pela legislação educacional.
Destaca-se o Conselho Escolar atribuindo à
aprovação e caráter democrático da gestão escolar. Conteúdos filosóficos e
históricos definem as características de educação para a escola. Esta
instituição envolve atores, sociais, cenários, acontecimentos que exigem uma
postura politica sem assumir qualquer condição passiva defendida por seus
mantenedores.
O projeto politico pedagógico pode ser
voltado para a conservação ou transformação social de acordo com os fundamentos
filosóficos assumidos por seus membros. Abrangendo o caráter politico da educação
e escola. A sua identidade esta vinculada na educação e sociedade, nos
desdobramentos políticos, sociais e culturais. Além de definir o planejamento e
mediação de ações da escola.
Bibliografia:
SILVA,
Adnilson José da. Gestão do Projeto Pedagógico. Paraná: Unicentro.
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