quarta-feira, 31 de maio de 2017

Behaviorismo

O americano John B. Watson em 1923 publicou um artigo intitulado: Psicologia – como os behavioristas a veem. Pois, analisa o comportamento como objeto da Psicologia. O Behaviorismo foi modificando o seu sentido porque o comportamento não é uma ação isolada do sujeito. Mas, sim a ação reciproca do sujeito com o ambiente.
O Behaviorismo analisa a interações do individuo com o ambiente. As respostas dos indivíduos mediante as estimulações do ambiente. Chamava-se razão metodológica o comportamento estudado pelos analistas utilizando como modo de investigação um método experimental e analítico. A razão histórica é o comportamento generalizado feito por outros estudiosos. Porque investigam o comportamento de interação individuo e ambiente, a unidade básica de discrição e o ponto de partida. Estudam as ações do homem com o ambiente, por ser o produto e produtor dessas interações.
Através do comportamento reflexo as respostas são estimuladas pelo meio ambientes. O comportamento operante ajuda na aprendizagem dos comportamentos satisfazendo o aprendizado de uma ação e seu efeito. O reforço pode ser a resposta de uma futura ocorrência. Existe o reforço positivo incentivando a futura atividade e o reforço negativo atenuando novos projetos. A fuga é um estimulo oposto de uma ação. Com a extinção diminuirá a frequência de resposta até deixar de ser emitida. Chamamos de punição o ato aversivo ou remoção de algo positivo. A natureza e o ambiente influenciam o nosso controle.
Com a discriminação de estímulos uma boa resposta se mantem presente eliminando outra negativa. Isto nos ajuda na aprendizagem social, como cumprimentar e manter o dialogo com as outras pessoas, ser gentil, agradecer e elogiar os nossos semelhantes. Na vida cotidiana aprendemos a nos comportarmos em diferentes situações sociais, por causa de nossa capacidade de aprendizado em regras e normas sociais.
Os conhecimentos de Behaviorismo são utilizados na educação, como metodologia de ensino programado, o controle e organização nas situações de aprendizagem, além de elaborar uma tecnologia de ensino. Outras técnicas e conceitos do Behaviorismo são usados em clinicas psicológicas, treinamento de empresas e trabalho educativo de excepcionais.
Estudando a Analise Experimental do Comportamento pode auxiliar a descrever nossos comportamentos em diversas situações, ajudando-nos a modifica-los.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário