domingo, 4 de junho de 2017

O Controle do Comportamento

O comportamento de uma pessoa é influenciado por suas condições genéticas e ambientais. Pode controlar outra quando se controla a si mesmo. Um ser humano modifica o de outro modificando sua convivência no mundo em que vive.
Com facilidade varias pessoas aprendem a controlar os outros. Como exemplo o bebê desenvolve alguns métodos de controlar os pais conforme se comportam em determinados tipos de ações. Na primeira educação é ensinado a modificar os próprios sentimentos ou desejos na força de vontade. Ensinam o autocontrole com provérbios, conceitos e experiências para mudar o ambiente.
O formato genético e ambiental consegue controlar o comportamento de uma pessoa mais do que o agente criador. Pois, o comportamento humano é uma forma de controle. O individuo deve atuar para dominar o mundo ao seu redor, assim obterá o essencial a sua sobrevivência.
A compreensão, explicação e previsão fazem parte do comportamento humano. Os estudos científicos e tecnológicos e suas invenções beneficiaram e explicam o controle da natureza. Mas, determinados avanços estão destruindo e poluindo o meio ambiente. Precisamos nos conscientizarmos e lutarmos pela vida de todos os seres vivos. Devemos mudar as condições controladoras beneficiando as futuras gerações.
Órgãos e instituições, como governos, sistemas econômicos, religiões e, em grau reduzido psicoterapeutas e educadores exercem um controle poderoso sobre a população. Muitas vezes a oprimem. Este controle pode beneficiar os cidadãos, infelizmente varias vezes reforçam o poder daqueles que o exercem. Desanimados determinados indivíduos se opõem ao controle e passam a agir. Desejando destrui-lo ou enfraquecer propõe uma revolução, reformas governamentais, greve ou protesto estudantil. As pessoas agem sobre o ambiente desejando obter o essencial para a sua sobrevivência e de sua espécie.
 
Bibliografia:
B.F. Skinner. Sobre o Behaviorismo. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo, Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo, 1982. P. 145-164.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto! Convida o leitor a refletir sobre os mais diversos tipos de comportamento. Parabéns!

    ResponderExcluir