quarta-feira, 21 de junho de 2017

O Significado de Pensamento e Palavra


O significado de uma palavra pode ser um fenômeno de fala ou pensamento. Cada palavra possui o seu significado senão é um som vazio. A palavra é um componente indispensável do fenômeno da fala. A Psicologia classifica o significado de cada palavra como generalização ou conceito. Sendo generalizações e conceitos se tornam atos de pensamento. O seu significado os transformam em um fenômeno de pensamento.
Quando o pensamento é demonstrado por meio da fala à importância das palavras é um fenômeno do pensamento. A fala é um fenômeno por unir o pensamento expressando-o. A união da palavra e do pensamento são representados pelo pensamento verbal ou fala significativa.
Existe evolução no significado das palavras. Precisamos compreender este fato para acompanharmos as mudanças das palavras. Antigamente nas escolas de Psicologia o elo entre a palavra e seu significado era estabelecido pelo som e sua repetição. A associação entre palavras e o significados enfraqueceu ou tornou-se mais forte, expandiu-se ou limitou-se, sofre alterações indefinidas e externas.
A semântica estuda o significado das palavras associando o som e seu conteúdo. Com o amplo significado das palavras houve mudanças nas conexões associadas entre palavras e objetos isolados. Uma palavra pode denotar um objeto, como pode associa-se a outro modificando o conteúdo.
Ocorre evolução histórica na linguagem, mudando a estrutura e o significado das palavras. O pensamento primitivo e verbal se evoluiu a novos conceitos. Houve alterações no conteúdo de uma palavra, incluindo o modo na qual a realidade é difundida e observada em uma palavra.
 
Bibliografia:
Hilton Japiassu. A psicologia dos psicólogos. 2. Ed. Rio de Janeiro, Imago, 1983. P. 24-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário