segunda-feira, 19 de junho de 2017

A Psicologia Sócio-Histórica

A Psicologia se desenvolveu construindo suas abordagens mantendo o processo de construção. No início do século 20 surgiu uma nova teria Psicologia Sócio-Histórica, chegou ao Brasil em 1980 através da Psicologia Social e Psicologia da Educação. Nasceu na ex-União Soviética durante a revolução de 1917 e pela teoria marxista. No Ocidente a partir de 1970 o processo Socio-Histórico tornou-se importante na Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social e para a Educação.
Na nova abordagem de Vigotski deveria se construir uma Psicologia que subjugasse as tradições positivas estudando o homem e seu mundo psíquico como construtor histórico e social da humanidade. Vigotski afirmava que o desenvolvimento do mundo psíquico esta ligado ao mundo material, às leis e costumes construídos pelos homens no decorrer da historia da humanidade.
Vigotski defendia em seus principio as funções superiores do homem não são alcançadas pela psicologia animal, porque os animais não tem vida social e cultural. A linguagem e o pensamento humano se originaram na sociedade. A cultura é uma das características do desenvolvimento humano. A consciência e o pensamento são características do individuo, não podem ser separados pela Psicologia.
A teoria marxista desenvolvida por Vigotski indicava o estudo dos fenômenos como processos em permanente movimento e transformação. O homem deve se transformar ao trabalhar na natureza com sua atividade e seus instrumentos. O conhecimento precisa ser construído através da evolução dos fenômenos. As condições sociais podem fazer mudanças individuais nos seres humanos. Porque é a vida que determina a consciência do homem.
No Brasil as teorias de Vigotski são estudadas e utilizadas na Psicologia Sócio-Histórica. Defendendo o homem como construtor de seu próprio destino. As diferenças sociais entre o homem e a sociedade. Os fenômenos psicológicos possuem características positivas podendo libertar o homem do isolamento de seu próprio ego.
Na Psicologia Sócio-Histórica o ser humano constrói a partir de sua intervenção com o meio e seu relacionamento com outros homens. Somos únicos, mas precisamos conviver na sociedade, pois somos ativos, sociais e históricos. Uma das características fundamentais dos ser humano são suas ações e necessidades produzidas historicamente em sociedade.
A sobrevivência do homem não é apenas biológica, quando surgiram ficaram socializadas. Os seus hábitos alimentares e o comportamento sexual são formas sociais, não naturais apenas satisfazendo necessidades biológicas. Através do trabalho o homem produz o essencial a sua sobrevivência. A sociedade se organiza e estabelece o trabalho no qual o individuo se relaciona com a natureza e com outros homens. No processo histórico a ação do homem provoca transformações na natureza e no mundo. As relações sociais modificam-se de acordo com as necessidades humanas e o prazer em satisfazê-las.
O homem precisa se adaptar as novas atividades e relações sociais. A linguagem é um instrumento fundamental neste processo. Por desenvolver o pensamento e as ações humanas. A consciência revela os fenômenos sociais e históricos da humanidade. A subjetividade individual representa as relações sociais do sujeito no sistema individual. O individuo define suas relações sociais, culturais, ideias e valores para ir se construindo de acordo com suas experiências vividas.
A Psicologia Sócio-Histórica define que os fenômenos vão se construindo de acordo como o homem atua no mundo e se relaciona com os outros homens. Pois somos construtores do mundo social, precisamos investigar os valores sociais, as formas de relação e sobrevivência na sociedade. Sozinhos não conseguiremos fazer nada, mas se nos unirmos e formos solidários construiremos um mundo mais justo e fraterno.

Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário