A Psicologia se desenvolveu
construindo suas abordagens mantendo o processo de construção. No início do
século 20 surgiu uma nova teria Psicologia Sócio-Histórica, chegou ao Brasil em
1980 através da Psicologia Social e Psicologia da Educação. Nasceu na ex-União
Soviética durante a revolução de 1917 e pela teoria marxista. No Ocidente a
partir de 1970 o processo Socio-Histórico tornou-se importante na Psicologia do
Desenvolvimento, Psicologia Social e para a Educação.
Na nova abordagem de Vigotski
deveria se construir uma Psicologia que subjugasse as tradições positivas
estudando o homem e seu mundo psíquico como construtor histórico e social da
humanidade. Vigotski afirmava que o desenvolvimento do mundo psíquico esta ligado
ao mundo material, às leis e costumes construídos pelos homens no decorrer da
historia da humanidade.
Vigotski defendia em seus principio
as funções superiores do homem não são alcançadas pela psicologia animal,
porque os animais não tem vida social e cultural. A linguagem e o pensamento
humano se originaram na sociedade. A cultura é uma das características do
desenvolvimento humano. A consciência e o pensamento são características do
individuo, não podem ser separados pela Psicologia.
A teoria marxista desenvolvida por
Vigotski indicava o estudo dos fenômenos como processos em permanente movimento
e transformação. O homem deve se transformar ao trabalhar na natureza com sua
atividade e seus instrumentos. O conhecimento precisa ser construído através da
evolução dos fenômenos. As condições sociais podem fazer mudanças individuais
nos seres humanos. Porque é a vida que determina a consciência do homem.
No Brasil as teorias de Vigotski são
estudadas e utilizadas na Psicologia Sócio-Histórica. Defendendo o homem como
construtor de seu próprio destino. As diferenças sociais entre o homem e a
sociedade. Os fenômenos psicológicos possuem características positivas podendo
libertar o homem do isolamento de seu próprio ego.
Na Psicologia Sócio-Histórica o ser humano
constrói a partir de sua intervenção com o meio e seu relacionamento com outros
homens. Somos únicos, mas precisamos conviver na sociedade, pois somos ativos,
sociais e históricos. Uma das características fundamentais dos ser humano são
suas ações e necessidades produzidas historicamente em sociedade.
A sobrevivência do homem não é
apenas biológica, quando surgiram ficaram socializadas. Os seus hábitos
alimentares e o comportamento sexual são formas sociais, não naturais apenas
satisfazendo necessidades biológicas. Através do trabalho o homem produz o
essencial a sua sobrevivência. A sociedade se organiza e estabelece o trabalho
no qual o individuo se relaciona com a natureza e com outros homens. No
processo histórico a ação do homem provoca transformações na natureza e no
mundo. As relações sociais modificam-se de acordo com as necessidades humanas e
o prazer em satisfazê-las.
O homem precisa se adaptar as novas
atividades e relações sociais. A linguagem é um instrumento fundamental neste
processo. Por desenvolver o pensamento e as ações humanas. A consciência revela
os fenômenos sociais e históricos da humanidade. A subjetividade individual
representa as relações sociais do sujeito no sistema individual. O individuo
define suas relações sociais, culturais, ideias e valores para ir se
construindo de acordo com suas experiências vividas.
A Psicologia Sócio-Histórica define
que os fenômenos vão se construindo de acordo como o homem atua no mundo e se
relaciona com os outros homens. Pois somos construtores do mundo social,
precisamos investigar os valores sociais, as formas de relação e sobrevivência
na sociedade. Sozinhos não conseguiremos fazer nada, mas se nos unirmos e
formos solidários construiremos um mundo mais justo e fraterno.
Bibliografia:
BOCK,
Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias
Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e
ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.
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