quarta-feira, 14 de junho de 2017

O Inconsciente

Através do inconsciente descobrimos sentidos típicos de interpretação psicanalítica. Os psicanalistas consideram ser um lugar hipotético de onde provêm as emoções. No inconsciente sintetizamos o que deciframos.
Muitas pessoas pensam que os sonhos preveem o futuro. Freud nas suas pesquisas os estudava como se dissessem algo e com bastante sentido, mas não o futuro. Decidiu interpreta-lo utilizando sua técnica interpretativa. Ele investigava varias partes de seu sonho ou do paciente. Pedia para o sonhador associar lembranças e ideias a cada um deles. Descobriu os sonhos dizerem partes dos acontecimentos do dia anterior.
Freud percebeu que alguns sonhos erem produzidos pela lógica das emoções. No processo de condensação com frequência uma figura, uma pessoa ou uma situação representa várias imagens fundidas, significando isso e aquilo ao mesmo tempo. Pois, explica a interpretação ser mais extensa que o sonho interpretado. O processo deslocamento da mais importância emocional ao sonho interpretado valorizando detalhes secundários por poderem ser o elo fundamental na interpretação.
Uma terceira maneira de interpretar sonhos é representa-lo por meio de símbolos. Na quarta interpretação o final do sonho não é um fato contado em palavras, restringe-se a uma cena visual.
Existem varias interpretações de um sonho, o intérprete explica o seu sentido de maneira razoável. O sonho é uma tentativa de realizar o nosso desejo. O inconsciente psicanalítico tenta explicar de outra forma nossos medos, ilusões e desejos. Este sistema lógico presente na mente das pessoas é decifrado pela interpretação.
 
Bibliografia:
Fábio Herrmann. O que é Psicanálise. São Paulo, Abril Cultural/Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Passos, 12) p. 33-66.

Nenhum comentário:

Postar um comentário