domingo, 11 de junho de 2017

A Psicanalise

Sigmund Freud (1856-1939) em suas pesquisas estudou os processos enigmáticos do psíquico e suas regiões misteriosas por exemplos: sonhos, fantasias, esquecimento como problemas cientifico. Freud criou a psicanalise, se utilizada por métodos de investigação interpreta a busca do oculto obtido em manifestações por meio de palavras e ações. Ou produções imaginarias incluindo delírios, sonhos e ato falhos. O profissional utilizando como forma de tratamento a Análise investiga o autoconhecimento e busca cura-la. Atualmente a Psicanalise é fundamental para psicoterapias, orientação, aconselhamento, além de aplica-la no trabalho de grupos e investigações.
A Psicanalise tornou-se importante para ajudar na analise e compreensão de fenômenos sociais. Como novas formas de sofrimentos psíquicos, excesso de individualismo e violência.
Os estudos de Psicanalise de Freud foram baseados em experiências pessoais transcritos em suas obras: A Interpretação dos Sonhos e A Psicopatologia da Vida Cotidiana. O método catártico possibilitava o tratamento de afetos e emoções ocorridos em acontecimentos traumáticos que não podiam ser expressos. O esquecimento era algo penoso ao individuo. Esta força psíquica que se opunha em revelar um pensamento Freud chamou resistência. Repressão o processo psíquico que encobria da consciência ideias e momentos insuportáveis. Esses temas psíquicos estão no inconsciente.
Freud em 1900 publicou o livro A Interpretação dos Sonhos mostrando a estrutura e o funcionamento da personalidade. Esta teoria destaca a existência de três sistemas psíquicos: inconsciente, pré-consciente e consciente. O inconsciente reprime conteúdos pelas censuras internas. O pré-consciente são conteúdos acessíveis à consciência. O consciente recebe informações do mundo exterior e interior. Destaca-se a percepção do mundo exterior, o raciocínio e a atenção.
O funcionamento psíquico é denominado por três pontos de vista: o econômico liberta uma quantidade de energia aos processos psíquicos. O tópico é o numero de sistemas do aparelho psíquico onde são diferenciados a natureza e o modo de funcionamento. Na dinâmica as forças do interior do psiquismo entram em conflito e estão permanentemente ativas. Essas forças se originam na pulsão. Analisando os processos e fenômenos psíquicos são considerados os três pontos de vistas simultaneamente.
A pulsão é um estado de tensão em busca de um objeto, a supressão deste estado. Eros é a pulsão da vida, contendo as pulsões sexuais e de auto conservação. Tanatos é a pulsão da morte podendo ser autodestruída ou expressada como pulsão agressiva ou destrutiva.
Sintonia por ser uma teoria psicanalítica é uma produção. Reproduzida por um comportamento ou pensamento por ser resultado de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa. O sintoma encobre um conflito satisfazendo o desejo.
O ig possui reservas de energia psíquica, onde estão as pulsões de vida e de morte. O ig é conduzido pelo principio do prazer. O ego estabelece equilíbrio entre as exigências da realidade e as ordens do superego. As principais funções do ego são pensamento, percepção, memoria e sentimentos. O superego originado do complexo de Édipo diferencia as proibições, dos limites e de autoridade. A moral e ideais são atividades do superego garantindo exigências sociais e culturais. Recalque é o aspecto não percebido pelo individuo por fazer parte de um todo. Na formação reativa o ego afasta o desejo, pois, o individuo adota um comportamento oposto ao seu desejo. Regressão induz o ser humano a expressar modos mais primitivos. Projeção é a distorção do mundo externo e interno fazendo o individuo projetar ao mundo externo algo que considera indesejável. Racionalização é a argumentação intelectual aceitável e consciente do individuo justificando os erros da consciência.
O método psicanalítico interpretativo procura desvendar o real, compreendendo o sistema individual ou social e suas determinações. Cada ser humano constrói sua própria historia, porque as palavras e ações possuem um significado pessoal para cada individuo.


Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário