domingo, 25 de junho de 2017

A Psicologia no Desenvolvimento do Ser Humano

O desenvolvimento do ser humano é estudado pela Psicologia em todos os aspectos: fisicomotor intelectual, afetivo-emocional e social em todas as fases de sua vida. Os estudos e pesquisas cientificas de Jean Piaget (1896-1980) psicólogo e biólogo suíço contribuíram principalmente com a educação. Este cientista analisou a compreensão e o comportamento do ser humano durante seu desenvolvimento físico e intelectual. A evolução mental por ser continua vai se aperfeiçoando na inteligência, vida afetiva e relações sociais.
A criança possui as características de sua própria idade. Isto é fundamental ao estudo do desenvolvimento humano. Os estudos e pesquisas de Piaget explicam as formas de perceber, compreender e se comportar no mundo em cada faixa etária própria do ser humano.
Vários fatores influenciam no desenvolvimento do individuo. Como a hereditariedade estabelecendo o seu potencial nas condições do meio pode colaborar com a evolução da inteligência. Crescimento orgânico é o aspecto físico do ser humano propondo novos domínios de acordo com seu crescimento físico. Mutação neurofisiológica define um determinado padrão no comportamento, a alfabetização de criança contribui nesta etapa da vida. As influencias e estimulações ambientais do meio afetam o comportamento do individuo. Aspecto físico-motor é o crescimento orgânico, maturação neurofisiológica, exercícios do próprio corpo e a capacidade de utilizar os objetos. Aspecto intelectual reflete e capacidade de pensamento, raciocínio. Aspecto afetivo-emocional onde o individuo demonstra suas experiências e sentimentos, exemplos: a sexualidade, medo, alegria, tristeza. Aspecto social é o modo de como o individuo reage perante as situações envolvendo outras pessoas.
A psicanalise analisa o desenvolvimento do aspecto afetivo emocional ou sexualidade. Jean Piaget estudou o desenvolvimento intelectual dividindo-os em período de acordo com o crescimento do ser humano. Período Sensório-Motor (recém-nascido e lactente – 0 a 2 anos) a criança conquista com atos e movimentos o local que a cerca. Período Pré-Operatório (1º infância – 2 a 7 anos) a linguagem influencia modificações nos aspectos afetivos, intelectual e social da criança. A comunicação e convivência entre indivíduos acontecem pela linguagem. Período das Operações Concretas (7 a 11 ou 12 anos) o desenvolvimento mental é constituído pelo início da construção lógica possibilitando a criança estabelecer relações com postos de vistas diferentes. Período das Operações Formais (a adolescência – 11 ou 12 em diante) o adolescente começa a realizar seus ideais, como liberdade e justiça. Progressivamente domina e generaliza, cria teorias sobre o mundo em especial aos que gostaria de reformular por causa de sua reflexão espontânea.
Juventude - Projeto de Vida: o individuo ira se adaptar a realidade, trabalhando ou com preparação profissional. Havendo equilíbrio entre o real e os ideais. Na idade adulta o individuo adquire graduação do desenvolvimento, compreendendo os problemas e como defini-los. Também é influenciado pelos conteúdos afetivo-emocionais e sua forma de vida. Aspecto instrumental é a natureza mediadora das funções psicológicas apresentadas no ambiente, modificando o nosso comportamento. O aspecto cultural envolve os meios sociais estruturados na sociedade, afetando o comportamento dos cidadãos. Aspecto histórico são os instrumentos culturais que o homem usa dominando seu ambiente e comportamento e são modificados na historia social da civilização.
Piaget apresenta em sua teoria o papel estruturante do sujeito. Envolvendo maturação, experiências físicas, equilíbrio e transmissões culturais e sociais. Vigotski tenta explicar as inovações e mudanças ocorridas pela troca entre pessoas de funções mentais superiores. Estudando o desenvolvimento humano permite conhecer as características e comportamentos de cada individuo nas suas faixas etárias. Possibilitando a sua integração com o meio cultural e social.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

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