O desenvolvimento do ser humano é
estudado pela Psicologia em todos os aspectos: fisicomotor intelectual,
afetivo-emocional e social em todas as fases de sua vida. Os estudos e
pesquisas cientificas de Jean Piaget (1896-1980) psicólogo e biólogo suíço
contribuíram principalmente com a educação. Este cientista analisou a
compreensão e o comportamento do ser humano durante seu desenvolvimento físico
e intelectual. A evolução mental por ser continua vai se aperfeiçoando na
inteligência, vida afetiva e relações sociais.
A criança possui as características
de sua própria idade. Isto é fundamental ao estudo do desenvolvimento humano. Os
estudos e pesquisas de Piaget explicam as formas de perceber, compreender e se
comportar no mundo em cada faixa etária própria do ser humano.
Vários fatores influenciam no
desenvolvimento do individuo. Como a hereditariedade estabelecendo o seu
potencial nas condições do meio pode colaborar com a evolução da inteligência.
Crescimento orgânico é o aspecto físico do ser humano propondo novos domínios
de acordo com seu crescimento físico. Mutação neurofisiológica define um
determinado padrão no comportamento, a alfabetização de criança contribui nesta
etapa da vida. As influencias e estimulações ambientais do meio afetam o
comportamento do individuo. Aspecto físico-motor é o crescimento orgânico,
maturação neurofisiológica, exercícios do próprio corpo e a capacidade de
utilizar os objetos. Aspecto intelectual reflete e capacidade de pensamento,
raciocínio. Aspecto afetivo-emocional onde o individuo demonstra suas
experiências e sentimentos, exemplos: a sexualidade, medo, alegria, tristeza.
Aspecto social é o modo de como o individuo reage perante as situações
envolvendo outras pessoas.
A psicanalise analisa o
desenvolvimento do aspecto afetivo emocional ou sexualidade. Jean Piaget
estudou o desenvolvimento intelectual dividindo-os em período de acordo com o
crescimento do ser humano. Período Sensório-Motor (recém-nascido e lactente – 0
a 2 anos) a criança conquista com atos e movimentos o local que a cerca. Período
Pré-Operatório (1º infância – 2 a 7 anos) a linguagem influencia modificações
nos aspectos afetivos, intelectual e social da criança. A comunicação e
convivência entre indivíduos acontecem pela linguagem. Período das Operações
Concretas (7 a 11 ou 12 anos) o desenvolvimento mental é constituído pelo
início da construção lógica possibilitando a criança estabelecer relações com
postos de vistas diferentes. Período das Operações Formais (a adolescência – 11
ou 12 em diante) o adolescente começa a realizar seus ideais, como liberdade e
justiça. Progressivamente domina e generaliza, cria teorias sobre o mundo em
especial aos que gostaria de reformular por causa de sua reflexão espontânea.
Juventude - Projeto de Vida: o
individuo ira se adaptar a realidade, trabalhando ou com preparação
profissional. Havendo equilíbrio entre o real e os ideais. Na idade adulta o
individuo adquire graduação do desenvolvimento, compreendendo os problemas e
como defini-los. Também é influenciado pelos conteúdos afetivo-emocionais e sua
forma de vida. Aspecto instrumental é a natureza mediadora das funções
psicológicas apresentadas no ambiente, modificando o nosso comportamento. O
aspecto cultural envolve os meios sociais estruturados na sociedade, afetando o
comportamento dos cidadãos. Aspecto histórico são os instrumentos culturais que
o homem usa dominando seu ambiente e comportamento e são modificados na
historia social da civilização.
Piaget apresenta em sua teoria o
papel estruturante do sujeito. Envolvendo maturação, experiências físicas,
equilíbrio e transmissões culturais e sociais. Vigotski tenta explicar as
inovações e mudanças ocorridas pela troca entre pessoas de funções mentais
superiores. Estudando o desenvolvimento humano permite conhecer as
características e comportamentos de cada individuo nas suas faixas etárias.
Possibilitando a sua integração com o meio cultural e social.
Bibliografia:
BOCK,
Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias
Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e
ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário