quinta-feira, 29 de junho de 2017

A Psicologia na Aprendizagem


A psicologia investiga o processo de aprendizagem. Possui duas teorias de aprendizagem. A teoria do condicionamento define a aprendizagem por suas condições comportamentais sendo incentivada pelas condições ambientais. Aprendizagem é a ligação do estimulo com a resposta. A aprendizagem, estimulo e resposta devem estar unidos para o aluno obter sucesso na matéria estudada.
Na teoria cognitiva a aprendizagem é definida pela relação do sujeito com o mundo externo. Incentivando o conhecimento do aprendiz porque a comunicação com o mundo acumula conteúdos cognitivos. O individuo adquire novos conhecimentos inserindo-se com o meio. Cognição é o nome de processo do qual o mundo de significados tem origem. O individuo se posiciona no mundo, estabelece relações de significação, demonstrando significados da realidade onde se encontra. O cognitivismo define a compreensão, transformação, armazenamento e aprendizagem das informações no plano da cognição.
Os cognitivistas diferenciam a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa. Na aprendizagem mecânica o aprendizado de novas informações sem associação com conceitos está na estrutura cognitiva. Aprendizagem significativa são novas ideias e informações relacionadas com conceitos importantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva.
Pesquisadores desenvolveram teorias sobre o ensino, discutindo o processo para a aprendizagem. Jerome Bruner relatou o processo de aprendizagem distinguindo as relações entre os fatos, adquirindo novas informações, transformando-as em novas situações. O ensino, para Bruner, envolve a organização da matéria eficiente e significativa ao aprendiz. O professor deve se preocupar com a estrutura e extensão da matéria. A aprendizagem precisa dominar a estrutura da matéria estudada a partir dos conceitos gerais e essenciais.
Bruner sugere o método de descoberta no trabalho educacional. Onde o aprendiz tenha condições de percorrer a descoberta cientifica, investigando, fazendo perguntas, experimentando e descobrindo. O ensino voltado à compreensão relaciona os fatos e as ideias, garantindo a transferência da matéria aprendida a novas situações. Até o erro pode ser instrutivo. O professor reconstruindo com o aprendiz um calculo ou formula para encontrarem o erro, e a partir usando o método correto conseguirão corrigi-lo.
A criança adquire conhecimentos da matéria quando o professor usa conhecimentos de sua linguagem possibilitando a compreensão do novo conteúdo. Bruner e Paiget podem auxiliar o professor na organização de seu ensino, mas o mestre deve conhecer a vida real do seu aluno, sua classe social, família, suas experiências e dificuldades de vida. A motivação facilita ou dificulta a aprendizagem. O ambiente, as forças internas do individuou: necessidade, desejo, vontade e o objeto que atrai o individuo satisfazendo se interesse. A motivação é a ação estabelecida entre o aluno com o meio ambiente e a sua necessidade de aprender. O professor tem o desafio de apresentar o trabalho educacional as necessidades do aluno introduzindo-o aos conteúdos, descobertas, investigações numa linguagem acessível e compreensível.
Vigotski define a aprendizagem como processo social ocorrendo interação entre os adultos e colegas. Neste processo a escola é o lugar privilegiado desta estimulação. A educação é um processo social de construção da humanidade. Piaget demonstra o homem construindo suas ideias no modelo biológico buscando o equilíbrio de suas necessidades biológicas fundamentais a sua sobrevivência e as agressões ou restrições do meio para satisfazer essas necessidades. O individuo precisa adaptar-se e ter condutas eficientes aos desafios da educação. Emília Ferreira demonstrou a compreensão no processo de aprendizagem e sua interação com a linguagem escrita. As aplicações do objeto de aprendizagem são as formas de compreender e interpretar o mundo analisado.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

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