A psicologia investiga o processo de
aprendizagem. Possui duas teorias de aprendizagem. A teoria do condicionamento
define a aprendizagem por suas condições comportamentais sendo incentivada
pelas condições ambientais. Aprendizagem é a ligação do estimulo com a
resposta. A aprendizagem, estimulo e resposta devem estar unidos para o aluno
obter sucesso na matéria estudada.
Na teoria cognitiva a aprendizagem é definida
pela relação do sujeito com o mundo externo. Incentivando o conhecimento do
aprendiz porque a comunicação com o mundo acumula conteúdos cognitivos. O
individuo adquire novos conhecimentos inserindo-se com o meio. Cognição é o
nome de processo do qual o mundo de significados tem origem. O individuo se
posiciona no mundo, estabelece relações de significação, demonstrando
significados da realidade onde se encontra. O cognitivismo define a compreensão,
transformação, armazenamento e aprendizagem das informações no plano da
cognição.
Os cognitivistas diferenciam a
aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa. Na aprendizagem mecânica o
aprendizado de novas informações sem associação com conceitos está na estrutura
cognitiva. Aprendizagem significativa são novas ideias e informações
relacionadas com conceitos importantes, claros e disponíveis na estrutura
cognitiva.
Pesquisadores desenvolveram teorias
sobre o ensino, discutindo o processo para a aprendizagem. Jerome Bruner
relatou o processo de aprendizagem distinguindo as relações entre os fatos,
adquirindo novas informações, transformando-as em novas situações. O ensino,
para Bruner, envolve a organização da matéria eficiente e significativa ao
aprendiz. O professor deve se preocupar com a estrutura e extensão da matéria.
A aprendizagem precisa dominar a estrutura da matéria estudada a partir dos
conceitos gerais e essenciais.
Bruner sugere o método de descoberta
no trabalho educacional. Onde o aprendiz tenha condições de percorrer a
descoberta cientifica, investigando, fazendo perguntas, experimentando e
descobrindo. O ensino voltado à compreensão relaciona os fatos e as ideias,
garantindo a transferência da matéria aprendida a novas situações. Até o erro
pode ser instrutivo. O professor reconstruindo com o aprendiz um calculo ou
formula para encontrarem o erro, e a partir usando o método correto conseguirão
corrigi-lo.
A criança adquire conhecimentos da
matéria quando o professor usa conhecimentos de sua linguagem possibilitando a
compreensão do novo conteúdo. Bruner e Paiget podem auxiliar o professor na
organização de seu ensino, mas o mestre deve conhecer a vida real do seu aluno,
sua classe social, família, suas experiências e dificuldades de vida. A
motivação facilita ou dificulta a aprendizagem. O ambiente, as forças internas
do individuou: necessidade, desejo, vontade e o objeto que atrai o individuo
satisfazendo se interesse. A motivação é a ação estabelecida entre o aluno com
o meio ambiente e a sua necessidade de aprender. O professor tem o desafio de
apresentar o trabalho educacional as necessidades do aluno introduzindo-o aos
conteúdos, descobertas, investigações numa linguagem acessível e compreensível.
Vigotski define a aprendizagem como
processo social ocorrendo interação entre os adultos e colegas. Neste processo
a escola é o lugar privilegiado desta estimulação. A educação é um processo
social de construção da humanidade. Piaget demonstra o homem construindo suas
ideias no modelo biológico buscando o equilíbrio de suas necessidades
biológicas fundamentais a sua sobrevivência e as agressões ou restrições do
meio para satisfazer essas necessidades. O individuo precisa adaptar-se e ter
condutas eficientes aos desafios da educação. Emília Ferreira demonstrou a
compreensão no processo de aprendizagem e sua interação com a linguagem
escrita. As aplicações do objeto de aprendizagem são as formas de compreender e
interpretar o mundo analisado.
Bibliografia:
BOCK,
Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias
Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e
ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário